Quem é muito apegado ao seu cão costuma ter essa dúvida se dormir com o cachorro faz mal. Afinal é muito legal passar a noite ali perto do seu amigo. Além de que sabemos que é algo que eles adoram.
Por isso nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas e esclarecer sobre esse assunto. Dormir com o cachorro é possível sim, mas é preciso avaliar a situação e alguns pontos. Nesse artigo vamos falar sobre esse assunto e o que você deve fazer e como agir a respeito.
Conteúdo
Laço afetivo
Já comentamos que os cães são animais muito sociáveis. Em matilha, na natureza, eles viveriam sempre em famílias e esses grupos teriam relações bem próximas. Dormir todos juntos seria uma das atividades naturais que aumentaria os laços afetivos deles.
Isso ficou no instinto dos cães. E por isso os nossos peludos gostam tanto de dormir com a gente. Se você quer dormir com o cachorro, isso pode ajudar vocês a melhorarem a sua relação. No sentido de que os laços afetivos de vocês vão se estreitar. É algo muito positivo para os cães.
Espaço
Um ponto importante é que se você escolheu dormir com o cachorro na cama precisa se preocupar é com o espaço. Se o cachorro é de porte pequeno tudo bem, pode ser mais fácil. Mas se o peludo é maior ele vai precisar de mais espaço.
Você deve optar por uma cama que comporte bem você e seu peludo. Quanto mais cães, mais espaço será necessário. Eles se mexem, alguns roncam e se esticam. Só opte por dormir com o cachorro na sua cama se ela tiver um bom espaço para proporcionar conforto a todos.
Mudança de comportamento
Um ponto negativo é que mudanças de comportamento podem aparecer sim em cães que ganham espaço na cama. Acontece que não é totalmente por dormir na cama. Mas muitas vezes por pequenas atitudes que o tutor nem percebe.
O cachorro tem uma atitude possessiva com a cama, e você sem perceber sai e o deixa com a cama toda. Pode acontecer do cachorro já não ser muito obediente. E de repente você o leva para a cama depois dele fazer algo que você não gostou. É preciso ficar muito atento ao peludo e ao seu comportamento no geral.
Cuidados com o cão
Tudo bem em dormir com o cachorro na cama. Mas é preciso alguns cuidados. O seu peludo deve ter as patas, rabo e até barriga sempre limpos depois dos passeios. Assim podem passear pela casa e subir na cama sem levar sujeira da rua. Você pode fazer essa limpeza com lenços umedecidos e depois passando uma toalha limpa para secar direitinho.
Também é importante que o cãozinho esteja bem limpo. Se ele dorme na cama um banho semanal pode ser uma boa opção. Também é indicado que você sempre verifique se há algum carrapato ou outro parasita nele. Para não levar nenhum desses bichinhos inconvenientes para a cama.
Aproveite para ler sobre como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo
Cuidados com a cama
E agora os cuidados com a cama. Tanto para cuidar do seu bem-estar quanto para cuidar do seu peludo. Saiba quais cuidados você deve tomar:
- Limpeza
A cama deve sempre ser bem limpa. Algumas pessoas não trocam os lençóis com muita frequência. Com o cãozinho dormindo na cama é bom trocar os lençóis semanalmente. Outro ponto importante é tirar o colchão e coloca-lo no sol.
Essa atitude vai te ajudar a deixar a cama mais limpa, com um bom cheiro e matar qualquer micro-organismo que possa fazer mal a sua saúde e do seu peludo. Colocar o colchão no sol a cada 15 dias já deve ser suficiente.
- Altura
É bom estar atento à altura da cama. Não importa o porte do cão, subir e descer de grandes alturas não é o ideal. O impacto dessa atividade nos ossos pode trazer sérios problemas como displasia coxofemoral.
O indicado é optar por uma escadinha para o cão. Que o ajude a descer e subir por ela sem o impacto da descida pulando. Ensine o peludo a usar essa escada, ou você pode ensiná-lo que só pode subir quando você o colocar lá.
Cama é recompensa
Uma coisa boa é que a cama pode ser a recompensa para o seu peludo. Então se ele não gosta de escovar os dentes, por exemplo, você pode fazer isso no pé da cama. Quando os dentes forem escovados você pode coloca-lo na cama para recompensar a boa atitude.
Vale testar essa atividade com outras coisas também. Mas tente não fazer a atividade que ele não gosta já em cima da cama, assim ele pode resistir, afinal já tem o que quer. Tente mostrar que depois daquela atividade ele ganha a recompensa de ir pra cama.
Saúde do tutor
Também é muito importante estar atento a sua saúde. Dormir com o cachorro pode ser legal sim. Mas vale avaliar se está sendo realmente bom para você. Reações alérgicas, não conseguir dormir bem por ele estar se mexendo muito.
Se você não está bem não vale a pena. E pode ficar tranquilo, pois o cãozinho não vai ter ressentimentos por isso.
Aproveite para ler sobre cachorro em apartamento e saiba se dá certo
Pode ou não dormir com o cachorro?
Como tomar a decisão então? Bom, o cachorro é seu, a cama é sua, e isso vai depender do seu estilo de vida. Se você não consegue manter a cama e o cão bem limpos talvez não valha a pena.
Mas a verdade é que não faz mal dormir com o cachorro. Desde que todos os cuidados sejam tomados. Por isso a decisão deve ser sua. Se você optar por não dormir com ele, garanta que ele terá um lugar confortável e adequado para dormir.
Algumas pessoas optam por não transformar isso em rotina. Mas eventualmente dormir com o cachorro na cama pode acontecer. Essa é uma boa ideia para quem quer essa experiência, mas não tem tanto tempo para manter todos os cuidados com alta frequência.
Link permanente
Estou amando ler os artigos, tenho 4 cachorros lindos 1 é porte grande.
Dormem todos na cama rs .
Amo muito tudo isso.
Adorei o a cama é minha e o cão é meu .rsrs estou aprendendo muito
Link permanente
Que bom! Obrigada pelo carinho! Seja muito feliz com sua família peluda!
Link permanente
Adorei o artigo. Sempre tive cachorros, mas só agora, depois que arrumei um labrador e tendo mais tempo com ela é que percebi como são afetuosas. Deixei ela no quintal, mas em dezembro choveu muito em Minas e fiquei com dó e coloquei para dentro de casa. Resumo da ópera, parou de chover e toda vez que caia um chuvisco ela pedia para entrar. Acabei deixando ela dentro de casa, pois notei que ela não faz bagunça. Porém, recentemente descobriu minha cama e quando cisma, quer dormir comigo. Mas ela é grande, a cama é pequena e ela mexe muito. Então, fico tranquila em saber que ela não irá ficar ressentida se eu não permitir. Fora os gatos na cama também 😁. Um grande abraço
Link permanente
Obrigada!