Como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo

Essa é a dúvida que muita gente ainda tem, como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo. Algumas pessoas tem mais dificuldade do que outras. E acham que depende do cachorro.

Mas não é bem assim. Seu cão tem capacidade de aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo. Isso por que depende de você e de como você vai ajuda-lo a entender onde deve fazer as necessidades. Aprenda como ensinar seu peludo a se aliviar no lugar correto.

xixi e cocô no lugar

Conteúdo

O local das necessidades

Em primeiro lugar, nunca tente ensinar seu cão a fazer as necessidades apenas na rua. Você não ia gostar de poder fazer suas necessidades apenas uma vez ao dia. Além de ser desconfortável é extremamente ruim para a saúde deles. Podendo desencadear problemas renais.

Também é importante fornecer um local adequado para os cães fazerem xixi e cocô no lugar certo. Não adianta brigar com ele por fazer no pé de sofá se ele não tem o lugar certo para fazer.

Existem os locais certos para as necessidades. Desde os tapetinhos até sanitários próprios para cães. Fica a seu critério escolher o que achar melhor e que couber melhor no seu bolso. Algumas pessoas usam jornais e tudo bem. Desde que esse local seja higienizado frequentemente e os tapetes ou jornais trocados. Não tem problema.

A área das necessidades

Depois que o cachorro cresce ele passa a querer fazer suas necessidades o mais distante possível do local onde ele come e dorme. Dá para entender, quem vai querer dormir ou comer sentindo aquele cheirinho desagradável?

Por isso coloque a caminha e potes de alimentação e água bem longe do banheirinho. Escolha um local ventilado e que fique longe, mas que o cão tenha acesso fácil todos os dias. Assim ele pode se deslocar até lá e fazer as necessidades dele todos os dias na hora que desejar.

Cães e gatos gostam de fazer as necessidades em locais limpos. Então eles podem segurar ou fazer em outro local se o banheirinho estiver muito sujo. Por isso troque tudo e deixe limpo pelo menos uma vez ao dia.

Vale lembrar que cães maiores fazem um volume maior, então esteja preparado para isso. Outra boa dica é que o que você dá para o cão comer influência no volume e cheiro do xixi e cocô. Quanto maior a qualidade da comida, menos fedor e volume vai ter de fezes.

Filhote

xixi e cocô no lugar

Os filhotes não tem controle como os cães mais velhos. Então pode acreditar que eles vão fazer necessidades onde der. Por isso o ideal pode ser mantê-los em uma área mais restrita. Assim eles tem acesso mais rápido ao banheiro e acertam mais o lugar certo.

Com isso você consegue ensinar melhor o seu filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo. Essa área restrita pode ser a lavanderia, a cozinha, um espaço menor mas arejado e seguro. Tome cuidado com produtos de limpeza e objetos perigosos, deixando bem longe do acesso do bichinho.

Broncas

Muitos tutores querem recorrer as broncas para resolver o problema. Você não vai conseguir ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo esfregando o focinho dele no lugar certo. Isso é até agressivo e não vai ajudar em nada.

Muitas vezes o melhor é não fazer nada quando o cachorro erra. Se ele estiver se preparando para fazer no lugar errado e você puder coloca-lo no lugar certo na hora. Aí então você poderá elogiá-lo.

Se ele errar é melhor não fazer nada. Respire fundo e segure a raiva, não vai ajudar gritar, xingar ou se irritar. Muitas vezes isso só vai afastar seu peludo que pode ficar com medo da sua atitude e se afastar de você. Afinal ele não entende o motivo de você estar com tanta raiva.

Como agir

O melhor é sempre tentar mostrar ao cão onde é o local certo. Recompensá-lo quando ele acertar é a melhor atitude. Isso por que o cachorro começa a entender que é só fazer as necessidades naquele local que ele ganha algo.

Nem precisa ser petisco. Muitas vezes um carinho e fazer uma festa já são suficientes para deixar o cãozinho feliz. Outra coisa que pode ajudar são os produtos educadores. Se você quiser pode recorrer a eles, são produtos que você espirra onde não quer que o cão se alivie. Também existem os que você usa onde quer que ele faça as necessidades.

Você pode usar esses produtos no início para ele se guiar pelo cheiro. Mas vale lembrar que não dá para fazer apenas isso. Vai ser necessário que voc.ê use o reforço positivo para que seu cão realmente aprenda como fazer xixi e cocô no lugar certo

Tapetes

Os tapetes chamam atenção dos cães e muitos tutores se irritam por que o cão faz as necessidades nos tapetes da casa. Acontece que os cães não gostam daquela poça de xixi ou do xixi respingando neles.

Então eles buscam locais que possam absorver as necessidades deles. Na natureza seria a grama, plantas e a terra. O que se parece com grama e terra e absorve líquidos? Sim, o seu tapete. Então ele só está seguindo os instintos dele.

Vale tentar ensinar o cão a fazer no local certo. Mas pode ser que você precise se livrar dos tapetes da casa. Pois alguns cães mesmo com adestramento continuam associando os tapetes da casa ao melhor lugar para fazer suas necessidades.

Aproveite para ler também sobre cães que latem muito e como lidar com eles

Castração

Nem todo cachorro simplesmente não aprendeu onde fica o lugar certo. Muitos cães, principalmente machos, mas isso também acontece com fêmeas, marcam território. É culpa dos hormônios e eles não tem como evitar.

Então fazem xixi pela casa marcando seu território. E como isso incomoda bastante o jeito de lidar é unido castração a adestramento. O ideal é castrar o cão lá pelos 8 meses de vida, antes dele desenvolver esses comportamentos por conta dos hormônios. Pois ele pode acabar mantendo o comportamento quando mais velho mesmo castrado por conta do costume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *