Por que gatos arranham móveis e como lidar com isso

Quem tem gato sabe que não tem móvel que se salve. Gatos arranham móveis e quando ele insiste no seu amado sofá, tem muita gente que fica desesperada. E não sabe o que fazer para resolver o problema e evitar que o bichinho deixe tudo destruído.

Mas acontece que tem uma explicação razoável para esse hábito. Os gatos arranham por motivos importantes para eles. E também tem solução. Quanto mais novinho o gato, mais fácil de resolver, mas mesmo com os mais adultos ainda é possível. Aprenda sobre esse hábito dos gatinhos e como lidar com isso.

gatos arranham

Conteúdo

Arranhar é normal

Os gatinhos tem esse hábito na natureza e é um comportamento extremamente natural para eles. Que tem muitas funções importantes. Assim é ótimo que os gatos tenham algo para arranhar na frequência que eles desejarem.

Se você não suporta a ideia de alguns arranhões nos seus móveis é preciso repensar suas prioridades. Quem escolhe ter gato precisa aceitar que gatos arranham e isso é parte do comportamento natural deles, é normal e não pode nem deve ser mudado.

Afiar as unhas

A primeira e mais comum função e motivos dos gatos arranharem móveis é para afiar as unhas. Isso é algo que eles precisam fazer, mas limpar as unhas e deixa-las lixadas e no tamanho correto, também faz parte do processo.

Então cuidar das unhas é o principal motivo. O que faz todo o sentido. Afinal os gatos são animais que adoram limpeza. Eles gostam muito de se cuidar, quem nunca viu um gatinho tomando um longo banho? Sim, eles realmente ficam limpos se lambendo.

Demarcar seu espaço

Os cães fazem xixi para demarcar território, disso todo mundo sabe. Mas os gatos também são animais extremamente territorialistas. Eles adoram marcar seu espaço, e para isso eles arranham.

Acontece que o ato de arranhar deixa o cheiro e também marca visualmente seu espaço. Gatos de rua também fazem isso, é um hábito e é natural. Quem não observa muito ou não tem muito contato com os gatos pode só não ter notado, mas é comum.

Exercícios

O último e não menos importante dos motivos é o fato do gatinho se exercitar ao arranhar. Eles se alongam quando estão arranhando, se você já viu a situação com certeza percebeu como eles se esticam. E isso é extremamente saudável para o corpo deles.

Os gatos também estão se exercitando enquanto arranham. E consequentemente é um ato prazeroso. Afinal eles estão se exercitando e fazendo algo que gostam. Por isso tem uma sensação de bem-estar. Então jamais cogite impedir seu gatinho de arranhar.

Os gatos arranham pelos motivos que explicamos. E como dissemos, não se deve impedir. Pois é natural e saudável. Porém existem formas de evitar que o bichano destrua seus móveis. Então aprenda como lidar com essa situação e salvar seus móveis enquanto ajuda seu gatinho a ficar feliz e saudável.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre alimentos que os gatos não podem comer

Arranhadores e brinquedos

Muitas vezes o gatinho nem é fã de arranhar o seu sofá. Mas ele só tem aquilo para arranhar, então ele faz. Por isso comece investindo em arranhadores legais. Brinquedos arranhadores onde eles podem se divertir enquanto arranham. Subindo, descendo e brincando com pingentes que se movimentem.

Tudo isso é muito interessante para os gatos. Quanto mais cedo você o acostumar a brincar e arranhar as coisas certas mais cedo ele vai se voltar para os arranhadores e brinquedos. Faça o possível para tornar essas coisas muito mais interessantes e divertidas.

Ensinar onde arranhar

adestrar gatos

Também é legal ensinar o gatinho o que ele pode e o que ele não pode arranhar. Os gatos arranham o que dá vontade, principalmente se não forem ensinados da forma correta. Sempre que seu gato tentar arranhar um móvel retire-o de lá.

Quando o gatinho for até o arranhador e arranhar o lugar certo, brincando e se exercitando. Então você deve recompensá-lo. Os gatos aprendem rápido, mas sempre é necessário paciência. Usar petiscos e recompensar o gatinho com um bom carinho é ótimo.

Você conhece o seu bichinho, sabe do que ele gosta, como ele gosta. Use isso ao seu favor. E faça o que ele mais gosta para deixa-lo feliz e aprender onde ele realmente pode arranhar.

Cuide das unhas do gato

Como falamos, o principal motivo para os gatos arranharem as coisas é para afiar as unhas. Não só afiar, mas limpar e cuidar. Então se você cuidar bem das unhas dos seus gatinhos vai diminuir essa necessidade deles de arranhar demais.

Mantê-las limpas, bem cuidadas, lixadas e cortadas no tamanho certo. Tudo isso vai ajudar a diminuir a vontade do gatinho de ficar arranhando coisas. Vale lembrar que é preciso muito cuidado ao tentar cortar as unhas dos gatinhos e você deve consultar o seu veterinário de confiança para aprender como fazer isso corretamente.

Outra dica é acostumar o gatinho antes de resolver tratar tudo na unha dele. O gato não vai gostar de você tentar cortar as unhas dele. Por isso é muito importante acostumá-lo ao manuseio. Dê um petisquinho ao pegar ele no colo, enquanto mexe nas patinhas e nas unhas. Isso vai fazê-lo ficar mais calmo durante o processo.

Evite o local

A solução mais rápida pode ser evitar o local que ele está arranhando e você não está gostando. Se for um móvel em um quarto, por exemplo, você pode restringir o acesso dele. Mantendo a porta fechada e não permitindo que ele entre. Assim o gatinho com certeza não vai conseguir arranhar os móveis que você quer salvar. Mas mesmo sendo a solução mais rápida, pode ser melhor ainda tentar as outras ideias. Assim você assegura que o gatinho está saudável, mantendo seus hábitos e comportamento natural.

Evitar que ele tenha acesso a um espaço pode solucionar na hora. Mas ele certamente vai transferir o hábito para outro móvel. Por isso é ideal que você tente ensiná-lo e tenha arranhadores e brinquedos em casa.

1 comentário


  1. Adorei as dicas, apesar que muitas vezes eu não tenho coragem de chamar atenção. Eu amo demais o meu siamês Théo, a mestiça Sofy, e a mais danada que é a Nina. Coloco papelão e amarro umas bolinhas com barbante, eles arranham brincam até cansar.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *