Cachorro em apartamento dá certo?

A resposta bem simples seria: Sim, cachorro em apartamento dá certo. Mas é claro que vamos trazer muito mais do que uma resposta simples. Muitos tutores acham que não dá para criar cães em apartamentos. Mas a verdade é que com boas dicas e organização é muito possível e pode ser ótimo.

Nesse artigo você aprende sobre como lidar com os cães em apartamento. Saiba como adaptar a residência para conviver com o peludo. E confira dicas simples e incríveis de como manter o seu cãozinho feliz e saudável vivendo em apartamento com você.

Cachorro em apartamento

Conteúdo

Cães podem viver em apartamento

Claro que se for possível dispor de mais espaço o cãozinho vai gostar. E isso se aplica a nós também. Geralmente as pessoas gostam de morar em lugares espaçosos. Mas não é regra que cachorro precisa de casa ou de muito espaço.

Muitos cães vivem em apartamentos, até mesmo cães grandes e não precisa ser um ap gigantesco. O mais importante na verdade é o quanto esse cão vai passear e se divertir. E principalmente como será a rotina dele dentro e fora do lar. Quanto melhor sua relação com o cão menos você precisa se importar com o tamanho do lugar onde vivem.

Limpeza

A limpeza para muita gente é um fator problema. Acontece que fica aquele cheiro que incomoda os vizinhos. Você não precisa passar por isso. Use tapetes higiênicos ou sanitários para cães.

Independente do que você escolher, será preciso limpar todos os dias. Dependendo do tamanho e peso do peludo, pode ser necessário limpar mais de uma vez. Esteja disposto a isso. Pois o cãozinho também vai preferir fazer as necessidades em um espaço limpo.

Outra forma de manter o apartamento limpo sem aquele cheirinho característico é passando um pano com um desinfetante, que pode ser próprio para cães, dia sim, dia não. Isso vai ajudar a reduzir tanto o cheiro quanto os pelos pela casa.

Rede de Proteção

cães que latem

Quem tem varandas, janelas que o cão pode ter acesso. Nesses casos é sempre bom ter uma rede de proteção no apartamento. Não são apenas os gatos que podem se machucar. Os cãezinhos podem se interessar por algo acontecendo na rua e acabar caindo.

Por isso é extremamente importante ter rede de proteção em todos os pontos. Principalmente nos pontos eu mais representarem risco aos peludos. Cães em apartamento precisam de todos os cuidados com segurança que forem necessários.

Adestramento

O cachorro em apartamento deve de preferência receber adestramento. Isso é importante para todos os cães, mas é bom que o cachorro que vive nesse espaço aprenda a viver nele. Com o adestramento o cãozinho vai aprender onde fazer as necessidades. O que ele pode ou não roer.

Dentre outras coisas, como gastar a energia mental dele e também obedecer a comandos do tutor. Facilitando várias tarefas, como a saída para o passeio, banho e outros momentos. Vale lembrar que você não precisa adestrar com um profissional. Dá para adestrar o cachorro em apartamento, você mesmo.

Socialização

Outro fator importante para a saúde e boa criação do cachorro em apartamento é a socialização. Os cães são animais extremamente sociáveis. Seus ancestrais acostumados a viver em matilha na natureza passaram isso para os cães domésticos.

Então esse peludinho que vive com você, independentemente do tamanho e raça, precisa socializar. E por socialização entenda tanto humanos quanto outros animais. Eles precisam brincar e aprender a conviver com outros seres. Mesmo que dentro do lar seja só você e ele.

Cachorro em apartamento

Passeios Diários

Essa é uma das principais dicas. Os cães precisam passear diariamente. Tanto para socializar, quanto para gastar energia, ver o mundo e se exercitar. Pois os cães precisam dessa atividade até mesmo se viverem em espaços grandes.

Pois os passeios são necessários para que o cachorro possa gastar a energia dele. Faça o possível para sair todos os dias com o seu peludo. Seguindo um passeio de acordo com o nível de energia do seu cão e as necessidades dele.

Se você não conseguir leva-lo para passear, existem pessoas que prestam o serviço de dog walker. Essas pessoas podem ser contratadas para cuidar e passear com seu cãozinho nos dias em que você não puder fazer isso.

Diversão

Cachorro em apartamento

Faça brincadeiras em casa. Tire o tempo que você tiver para brincar com seu cãozinho. Afaste os móveis e jogue bolinhas ou brinquedos. Também vale brincar com cordas de cabo de guerra. Outro tipo de brincadeira que pode ajudar quem tem cachorro em apartamento é esconder coisas.

Você pode esconder petiscos ou brinquedos pela casa. Faça uma espécie de caça ao tesouro. Isso vai ser extremamente divertido para o peludo. Então ele vai gastar energia e se divertir bastante. Também vale a pena investir em brinquedos inteligentes.

Esconder petiscos dentro de uma garrafa pet com um buraquinho pode ser um forma simples de entreter o seu melhor amigo. Com um custo baixíssimo e algo que com certeza a maioria das pessoas tem em casa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães que latem muito e como lidar com eles

Rotina

Para os cães a rotina é muito importante, eles adoram saber a hora que comem que dormem. É ótimo quando eles possuem uma rotina regrada, onde o tutor o leva para passear sempre no mesmo horário.

Tudo isso ajuda a tornar o cãozinho mais tranquilo, mais equilibrado. Faz o peludo se sentir mais a vontade, pois sabe que terá comida e passeio todos os dias naqueles horários. Ele também vai saber que em determinado horário vocês vão brincar.

Assim o peludo se torna um cão mais calmo, até mais fácil de lidar com diversas situações em casa. Proporcionar uma rotina saudável com tudo o que o seu peludo precisa é a melhor coisa que você pode fazer por ele.

Manter o cãozinho em apartamento não vai interferir na saúde e felicidade dele. Contanto que você possa proporcionar a ele uma alimentação saudável, passeios diários, um ambiente limpo e diversão, então ele estará bem e muito feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *