Todo mundo sabe que existem cães de trabalho e alguns são mais conhecidos. Mas existem cães que fazem serviços que talvez você nem imagine. Desde o início da relação dos cães com os humanos, quando eles ainda eram lobos, que os cães desempenham atividades para nos auxiliar e melhorar nossas vidas.
Então vamos falar nesse artigo sobre cães de trabalho, raças e funções que esses cães desempenham.
Conteúdo
Cães policiais
Os cães policiais são de fato os mais conhecidos cães de trabalho. A raça mais conhecida até nos filmes é o Pastor Alemão. Mas os serviços e raças dos cães policiais variam mais do que você imagina.
- Apoio ao policial
Aquele cão que acompanha os policiais e fazem buscas de drogas no Brasil geralmente são das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois. Mas os Labradores também estão muito presentes na busca por drogas.
No exterior outras raças também são usadas. Como o Rottweiler, Dobermann, Bullmastiff , Dogo Argentino e Pitbull. Todos cães de porte grande e bem fortes. Muito vistos no Brasil como cães perigosos, mas que na realidade muitos passam por traumas e maus tratos e por isso desenvolvem agressividade. Quando criados da forma correta são cães excelentes e carinhosos.
- Farejadores de bombas
No Brasil não se vê muito, o mais comum são mais os cães que farejam drogas. Porém no exterior os cães farejadores de bombas são muito usados. O Pastor Alemão continua sendo o mais conhecido. Porém o Pastor Holandês e o Belga Malinois também são raças usadas nessa função.
- Resgate
Outra função dos cães de trabalho que ajudam a polícia é trabalhar no resgate de pessoas e cadáveres. Os pastores também são muito usados assim como o labrador, mas outras raças de caça também são usadas, como os Bloodhound.
Cães de Pastoreio
Muita gente conhece os Border Collie, atualmente aparecem muito em propagandas e competições de comandos e agility. Pois são animais extremamente inteligentes e aprendem tudo muito rápido. Mas eles também são cães de pastoreio.
Entre os cães de trabalho essa é uma função das mais antigas. Já que quando o homem vivia em função dos seus rebanhos, ter um cão que ajudasse no pastoreio era muito importante. Outras raças como o Ovelheiro-Gaúcho, Kelpie Australiano e Boiadeiro Australiano também desempenham essa função.
Cães de terapia
Muita gente associa os cães de terapia a Labradores e Golden, mas na verdade a maioria dos cães de terapia são voluntários. Ou seja, os tutores querem ajudar pessoas com deficiências, crianças com dificuldade de socialização ou aprendizado, idosos, pessoas em depressão ou em tratamentos sofridos de doenças graves. E usam seus cães para ajudar.
O cão pode ser de qualquer raça ou sem raça definida também, tamanho e idade. Só é importante que seja saudável, esteja com as vacinas e remédios em dia e que seja um animal sociável e tranquilo. Muitos lugares fazem treinamentos com os cães para fazer o peludo conseguir ficar calmo em situações de agitação como perto de muitas crianças.
Cães guia
Entre os cães de trabalho, o cão guia também é famoso. Essa é uma função que os cães desempenham bem, mas precisam ser treinados desde novinhos para isso. E ajudam muitas pessoas a ter mais qualidade de vida. Além de ser uma companhia maravilhosa.
Os Pastor Alemão, Golden e Labrador são de fato as raças mais usadas nesse trabalho. Eles são treinados desde muito pequenos e aprendem sobre como socializar, guiar e cuidar do tutor. Esses cães não ficam a vida toda com o mesmo tutor, pois quando idosos não conseguem mais desempenhar o mesmo papel e são colocados para adoção.
Aproveite para ler nosso artigo sobre como fazer o cão parar de morder
Cães de Guarda
Os cães de guarda geram uma discussão a parte. Embora existam adestradores capacitados para treinar corretamente cães para esse serviço, muita gente cria um cão dizendo que é para guarda e comete inúmeros erros na criação. Podendo deixar o animal estressado, depressivo e até agressivo. Mas tudo isso é culpa do tutor e jamais do cão.
As raças mais usadas nesse tipo de trabalho são o pitbull, dobermann, rotwieler, pastor alemão, dogo argentino e fila brasileiro. Todos esses cães são extremamente fortes e cheios de energia, precisam de atividade e adestramento correto. E são ótimos cães de companhia.
Vale lembrar que um dos mitos mais errados sobre cães de guarda é que se eles brincarem não protegem o lugar direito. Errado! Os melhores cães de guarda brincam muito, podem conviver com crianças e são extremamente obedientes a todos da família. Se você realmente sente a necessidade de ter um cão de guarda, pondere se você consegue proporcionar tudo que ele precisa e contrate um adestrador que use reforço positivo.
Cães de Caça
Já não são mais tão usados, hoje eles são mais usados como farejadores. Mas na antiguidade, quando a amizade cão e humano estava no início. Eles ajudavam muito na caça e foram muito importantes na própria sobrevivência do ser humano.
Cães de serviço
Além dos cães de trabalho com funções conhecidas, ainda existem outros com funções inovadoras. Alguns são adestrados para acalmar crises de pânico dos tutores. Outros evitam que o tutor epiléptico bata a cabeça no chão durante um episódio convulsivo.
Nos Estados Unidos, uma cadela vira-lata aprendeu a prever crises da menina de 7 anos da família, que sofre de uma doença rara que causa ataques alérgicos que podem mata-la em poucos minutos. A cachorrinha aprendeu a buscar o remédio da menina e avisar o adulto mais próximo pouco antes da crise acontecer.
Outra história é de uma cadela da raça rottwailer, que aprendeu a ligar para a emergência quando sua tutora tivesse uma crise convulsiva. Ela foi ensinada a clicar na tecla rápida e esperar o socorro na porta. Tudo isso só prova que cães podem fazer coisas extraordinárias.
Aproveite para ler nosso artigo sobre 7 motivos para passear com o cachorro todo dia
Cães babá
Antes da má fama injusta dos pitbull, essa raça era usada como cães babás. Há 150 anos eram cães bem criados com as famílias e cuidavam de crianças. Tendo exatamente o trabalho de babás. Ou seja, prezavam pela segurança das crianças da família.
Até hoje por serem cães muito dóceis e tolerantes com os puxões das crianças, são ótimos para essa função. Basta que sejam criados de forma responsável, com carinho, atividade física e boa socialização, como qualquer cão deve ser criado.