Pelagem dos cães: Tipos e cuidados

A pelagem dos cães varia um pouco e muitos fatores podem influenciar nos cuidados. Por isso é muito importante conhecer bem a pelagem dos cães e saber quais os cuidados são importantes de se ter com elas.

Saiba nesse artigo quais são os tipos de pelagem dos cães. Quais os cuidados que você precisa ter e como evitar problemas. Entendendo mais sobre elas você vai conseguir cuidar melhor do seu melhor amigo.

Pelagem dos cães

Conteúdo

Pelo curto

O pelo curto é considerado o de mais fácil manutenção. Uma infinidade de raças possuem essa pelagem como os pit bulls, rottweileres, dálmatas, Dachhunds e a maioria dos SRD. Não precisa de tosas, não precisa de cuidados excessivos e um banho por semana ou a cada 15 dias já é suficiente.

Escovar uma vez por semana o pelo pode ajudar a reduzir o excesso de pelo pela casa. Pois pode acontecer sim de um cão com pelagem curta que caia muito pelo. Dependendo de fatores como nutrição e raça.

Então se você tem um peludinho com pelos curtos pode ficar mais tranquilo. E não precisa de nenhuma tosa, não importa o que as pessoas digam. Muitas vezes a pessoa da pet shop só quer empurrar um produto e recomenda a tosa higiênica para todos os cães. Mas cães de pelagem curta não precisam.

Pelo longo

Pelagem dos cães

Os cães de pelo longo dão um pouquinho mais de trabalho. A pelagem dos cães com fios longos precisa de alguns cuidados a mais e um pouco mais de disposição. Você vai gastar sim um pouco mais de produtos no banho e também vai ser mais difícil desembaraçar.

Para secar esse tipo de pelagem é sempre preciso o uso de secador. Então acostume seu peludo a essa situação. Também será necessário escovar os pelos todos os dias ou dia sim dia não. Isso para retirar os pelos mortos e evitar o embaraço da pelagem. Esses cuidados são essenciais.

 

É preciso estar atento para evitar dermatites por conta de nós e pelos molhados. Por isso secar e escovar os pelos é extremamente necessário. O Lhasa Apso e o Maltês são raças com pelo longo.

No verão, com calor excessivo, pode ser necessário sim a tosa. No resto do ano uma tosa higiênica para evitar alergias e infecções na região intima já é suficiente. Muitas vezes apenas dar uma aparada mesmo no verão pode resolver o problema. Mas é preciso estar atento a recomendação veterinária do seu cão em especial.

Confira também o nosso artigo sobre cuidados no verão para cães e gatos

Pelagem dupla

Pelagem dos cães

A pelagem dos cães não se resume a curta ou longa, existem cães com pelagem dupla. E muita gente se confunde com a pelagem longa. Porém esses cães tem uma pelagem menor por baixo e outra mais cumprida por cima. Esse tipo de pelagem serve como um isolante térmico que protege o cão do frio e do calor.

É por isso que esses cães não devem ser tosados. A pelagem deles já faz o trabalho de proteger o cão e eles podem ter problemas dermatológicos caso tosados. São cães com essa pelagem os Samoieda, São Bernardo, Bernese Montanhês e Husky Siberiano, dentre outros.

Uma boa dica para diferenciar a pelagem dupla da longa é que os cães de pelagem dupla são mais felpudos. A pelagem deles é mais cheia por ser duas, enquanto a pelagem longa não tem tanto volume. Mas vale a pena consultar o veterinário.

Os cuidados são a de escovação diária, não tosar e dar banhos com produtos adequados uma vez na semana. A secagem deve ser bem feita com secador. Evite nós, por isso cuide direitinho diariamente.

Alimentação

A alimentação e nutrição do cão vai influenciar muito no brilho e até no volume de queda do pelo do seu cão.  É por isso que você deve ter cuidado com a alimentação oferecida. Opte por rações mais nutritivas que você tiver condições de oferecer.

A alimentação natural também é uma boa opção desde que seja acompanhada de um veterinário. Ele vai indicar qual o melhor volume de comida e quais os alimentos a oferecer no caso específico do seu cão.

Pelos brancos

Pelagem dos cães

Os pelos brancos precisam de um cuidado a mais. Isso por que cães com essa coloração podem apresentar problemas dermatológicos mais facilmente. A pelagem dos cães brancos os torna mais sensíveis, pois eles tem menos melanina.

Então se você tem um cãozinho dessa cor, o ideal é evitar o sol, opte por passeios nos horários mais frescos. E também use protetor solar no caso de passeios em horários com sol um pouco mais forte. Vale a pena proteger a cabeça com um bonézinho para cães.

E para cuidar ainda melhor da pelagem dos cães brancos a melhor dica é usar shampoos voltados para eles. São mais azulados e combatem o amarelado natural que vai aparecendo com o decorrer do tempo.

Mesmo assim é difícil manter o branco, então você pode investir em um banho na pet shop eventualmente. Só para recuperar a cor.

Aproveite para ler nosso artigo sobre comunicação canina e como se comunicar com seu cão

Pelos pretos

Nem todo mundo sabe, mas a pelagem dos cães pretos também precisa de cuidados especiais. Esses cães podem ter mudanças na coloração quando muito expostos ao sol. Sim, os pelos podem ficar avermelhados.

Esses cães também podem ficar com a pele mais ressecada no verão. Por isso vale uma consulta no médico para saber como cuidar direitinho do seu peludo. Mas evitar o sol forte e usar hidratantes específicos para cães já pode resolver o problema.

Para resolver o problema da coloração avermelhada é bom usar shampoo específico para pelagem escura. Para muitos cães, inclusive os de pelagem preta, a tosa frequente pode fazer os pelos mudarem de cor. Por isso se você optar por tosar tenha cuidado e estude o caso do seu peludo antes.

Dica

Além de ficar atento a cor da pelagem dos cães e ao tipo de pelos. É bom que se mantenha todos os cuidados com escovação e banhos na frequência adequada para o seu cão. Também é bom evitar o sol em horários muito quentes para qualquer tipo de cão.

E fique sempre de olho, evite parasitas com o uso de remédios antiparasitas. Além de ficar atento a possíveis problemas de pele. Como falamos, cães de pelos brancos tem a pele mais sensível.

Mas algumas raças também apresentam predisposição como o pit bull a problemas dermatológicos. Então mantenha os cuidados não apenas com a beleza, mas também com a saúde da pele e pelagem do seu melhor amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *