5 Dicas para melhorar o passeio dos cães

Você sabe o que fazer para melhorar o passeio com seu cão? Muita gente chega a deixar de passear por não conseguir controlar o cão. Às vezes por que o cãozinho tem muito mais energia que a pessoa. E às vezes a pessoa até passeia e se esforça. Mas continua não conseguindo dar ao peludo tudo o que ele precisa.

Nesse artigo você confere 5 dicas simples para melhorar o passeio do seu peludo. São dicas fáceis de aplicar no seu cotidiano. Com o intuito de deixar o passeio mais divertido tanto para o cão quanto para você. Além de proporcionar ao cãozinho tudo o que ele precisa em sua atividade.

Conteúdo

Mochilas para cães

Acontece de um tutor não muito ativo ter um cãozinho bastante agitado. Às vezes a pessoa não tem tanto tempo assim. Se você está passando por isso não fique triste. Existe solução.

Uma boa ideia para resolver esse problema é optar por mochilas para cães. Essas mochilas são indicadas para cães de energia alta. O primeiro passo é escolher uma mochila adequada para o tamanho do seu cão.

Depois de escolhida a mochila, você deve ajudar o peludo a se adaptar ao uso dela. Pode ser colocando nele e ficando em casa mesmo por uns 20 minutinhos por dia. Depois você começa a usar na hora do passeio.

O que vai dentro da mochila? Você pode colocar garrafinhas de água, para você e o peludo se hidratarem durante o passeio. Mas nada de exagerar e colocar muito peso. Também equilibre os dois lados.

Essa mochila traz um novo desafio para cão. Otimiza o tempo de passeio pois ele vai estar fazendo mais esforço. É ótimo para as raças mais agitadas e mais fortes que costumam precisar de mais atividade.

O Roteiro

Se ligue no roteiro! Não é legal para os cães passar pelos mesmos lugares todos os dias. Isso deixa o passeio mais chato e o cão fica entediado. Então é legal variar os lugares a cada dia.

Tente explorar ruas novas, depois de um tempo você pode voltar e repetir lugares já conhecidos. Mas tente variar as ruas pelas quais vocês passam no passeio. Assim o cão vê coisas diferentes e sente cheiros novos. O que deixa eles mais felizes.

Não tenha medo de caminhar. Os cães amam esse momento e precisam dele para estar calmos e equilibrados. Então tente passar o tempo que o seu cão precisa caminhando e explorando a vizinhança.

Técnica da árvore

melhorar o passeio

Cães que puxam são muito comuns. Isso por que eles adoram esse momento e querem passear e explorar tudo. Mas obviamente isso torna a situação desconfortável. Então é importante que você tenha paciência para resolver essa situação.

A técnica da árvore é uma boa ideia para você lidar com cães que puxam no passeio. A ideia é parar e ficar imóvel como uma árvore sempre que o cão puxar. Não ande enquanto ele estiver puxando. Quando o cão parar, olhar para você ou folgar a guia, então você volta a andar.

Isso requer paciência sim e vai levar um tempo. Mas é uma das melhores formas de educar o cão nesse quesito. Pois ele não será reforçado por puxar e sim vai começar a perceber que só anda quando não puxa.

É sempre bom começar essa técnica desde filhotes. Mas muita gente passa a se importar com o problema só quando o cão já está grande. Se o seu cão é muito grande e forte, comece fazendo essa técnica em casa ou no quintal.

Depois passe a fazer na rua. Concentre-se em manter suas pernas firmes e abertas, isso te dará mais equilíbrio. Se você realmente não conseguir, não tenha vergonha de pedir ajuda a um amigo.

Leia também nosso artigo sobre o que faz o dog walker e saiba tudo sobre essa profissão 

Necessidade de cada cão

Para melhorar o passeio do cão é bom identificar qual a real necessidade do seu peludo. Muitos cães gostam de passeios longos, enquanto outros preferem tiros rápidos de corrida por terem picos de energia.

Como também existem os cães que não aguentam passeios longos ou calor. Não apenas idosos, mas os cães braquicefálicos mesmo jovens. O famoso buldogue francês, por exemplo, tem bastante energia, mas só deve passear por pouco tempo e nos horários mais frescos.

Se o tutor deixar eles vão correr e brincar até passar mal, podendo vir a óbito.

Então para esse cão é preciso fazer dois passeios curtos um de noite e um de manhã. Visando horários mais frescos e distraindo o peludo e ocupando sua mente dentro de casa.

Mas vai ter cachorro que vai precisar de uma hora por dia caminhando. Por isso é extremamente importante que você conheça as necessidades do seu cão. Se você tiver dúvidas de como proporcionar o passeio adequado, não tenha medo de perguntar ao veterinário.

Curtindo o passeio

É bom colocar todas as dicas dadas em prática. Mas essa vai não apenas melhorar o passeio para cão como melhorar sua relação com ele. Levar o cão para passear e ficar puxando ele, ou mexendo no celular não são coisas legais.

Você está passeando com seu cão, então aproveite esse momento. Na atualidade as pessoas já passam tanto tempo ocupadas. Tente manter sua cabeça naquela atividade.

Para melhorar o passeio curta o momento. Converse com seu cão, brinque com ele. Deixe o peludo parar para cheirar e fazer as necessidades –sempre leve a sacolinha para recolher-. E não deixe de aproveitar esse tempo com seu cão.

Além de deixar a atividade mais divertida, isso também vai estreitar sua ligação com o peludo. Melhorando no adestramento e na convivência no dia a dia. Além de deixar tanto cão quanto humano muito mais felizes.

Aproveite para ler também sobre 7 coisas que você precisa saber antes de adquirir um cão

Dica Bônus

Invista em bons equipamentos para  melhorar o passeio. Além de você precisar estar confortável para também aproveitar o passeio.  É bom ter esse cuidado também com o cão.

melhorar o passeio

Indicamos que opte por uma guia longa para poder deixa-lo se distanciar mais ou não. E também procure investir em um peitoral do tipo easy walk.

Coleiras de pescoço e enforcadores são altamente desaconselhados pelos especialistas. Isso por que além de ser muito desconfortável para o cão, também pode causar problemas de saúde.

Quem ama cuida, tem paciência e persiste para proporcionar o melhor para seu cão. Por isso não busque métodos mais rápidos ou simples para você podendo prejudicar o peludo. Cuide com carinho e eduque seu cão sem punições físicas ou psicológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *