7 Coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro

Antes de adotar um cachorro as pessoas realmente precisam saber de certas coisas. Mas infelizmente muita gente age com impulsividade e não pensam direito, apenas adotam ou compram (argh…) um peludinho achando que vai ser algo muito fácil e que não dá trabalho.

A verdade é que ter um cão é uma responsabilidade enorme. Então separamos aqui 7 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro. Assim você poderá refletir se realmente pode oferecer uma vida tranquila e adequada para o peludinho.

Conteúdo

Responsabilidade por anos

A primeira coisa a se pensar é que um cão vive em média 11 a 15 anos. Portanto dependendo da idade que o peludo tem quando você o pegou, essa é uma responsabilidade de pelo menos uma década.

adquirir um cachorro

Uma vida que será sua responsabilidade em diversas fases, e por muitos anos. E antes de adotar um cachorro é preciso avaliar se você está disposto a adaptar sua realidade para cuidar dele.

Muita gente se desfaz do cachorro ao precisar se mudar, por exemplo. Você vai ter a maturidade de adaptar a sua vida para manter o cão com você cuidando dele com todo o carinho em qualquer momento? Seja por ter um filho, por mudar de cidade ou qualquer outro motivo?

É importante saber que os cães criam um laço afetivo muito forte. E se desfazer de um cão, mesmo tendo passado apenas alguns meses com ele, pode fazer o cão desenvolver uma depressão. Chegando até mesmo a deixar de comer e vir a falecer.

Precisa ter disposição

Cães precisam de passeios, atividades físicas, brincadeiras e diversão. Varia de acordo com a raça e tamanho, mas no geral eles são bem ativos e animados. Então é bom saber que você vai precisar ter disposição para dar tudo o que o seu cãozinho precisa.

Antes de adquirir um cachorro esteja ciente que ele vai precisar de passeios diários. Brincadeiras divertidas todos os dias. Brincadeiras novas, e sua atenção para se desenvolver e ter uma vida saudável e feliz.

Exercite sua paciência

Ter um cão requer paciência. E isso não é novidade. Pode perguntar a qualquer um que tenha cachorro. Por mais que sejam animais adoráveis, por serem ativos e curiosos, eles podem fazer coisas que tirem os tutores um pouquinho do sério.

Podem ser aqueles puxões no passeio, destruir alguma coisa da casa. Pular muito em você e até mesmo agarrar a perna da visita ou latir toda vez que um carro passar na rua. Então é preciso ter paciência para respeitar a natureza dos cães e também para conseguir educa-lo bem e da melhor forma possível.

Não é presente

Cachorro não é presente e é preciso saber disso antes de pensar em adquirir um para deixar alguém feliz. Acontece que a pessoa pode não dar conta da responsabilidade ou pode amar cães, mas não querer um em casa.

Então se você está pensando em dar um cãozinho a alguém, não faça surpresa. Converse com a pessoa antes, mostre os prós e contras, fale sobre as responsabilidades de um tutor de cão e então, se a pessoa estiver mesmo disposta a fazer tudo o que ela vai precisar fazer, então você pode considerar de fato adquirir o peludo.

Aproveite para ler nosso artigo sobre cuidados com cães e gatos no verão

Não é responsabilidade para crianças

Cães não são uma responsabilidade para as crianças da casa. O cachorro não é do seu filho, ele não é um brinquedo e você não deve confiar à criança o dever de cuidar do cachorro. Esse trabalho é exclusivamente do adulto.

Os adultos são inteiramente responsáveis pela saúde, cuidados e bem-estar do cãozinho da casa. O máximo que você pode fazer é dar uma tarefa supervisionada para o seu filho.

Caso queira ensiná-lo alguma lição como que é preciso ajudar a cuidar da casa ou sobre respeito e empatia. Os cães são ótimos para ajudar a ensinar lições às crianças. E criança e cachorro combinam muito. Mas os pequenos jamais podem ser responsabilizados pelo cãozinho.

Quanto você pretende gastar?

É bom estar atento antes de adquirir um cão sobre o seu orçamento. Quanto você pode ou deseja disponibilizar para os cuidados com o peludo? Não é só a ração, também é preciso gastar com brinquedos e utensílios como coleira e guia.

Outros gastos são produtos específicos para cães para cuidados com higiene. Medicamentos anti-parasitas, visitas regulares ao veterinário. Tapetinho higiênico para quem mora em apartamento, vacinas.

Também é preciso saber se você vai adotar o cachorro já castrado ou você vai se responsabilizar pela castração. Temos um artigo explicando os motivos para castrar o cão ou gato

Sendo que gastos imprevistos podem aparecer como no caso de uma doença inesperada.

E quanto maior o peludo, maiores os gastos. Se você não tem condições financeiras de manter um cãozinho então talvez o melhor seja não ter um. Existem outras formas de ter contato e ajudar cães. Como sendo voluntário em ONGS e até doando pequenas quantias (o que for possível para você), para ONGS e protetores de cães. Seja sensato.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre comunicação canina e saiba como os cães se comunicam

É preciso estudar

adquirir um cachorro

Muita gente acha que ter cachorro é só levar ele pra casa. Dar banho, comida, água e passear quando der. E que se o cachorro não aprender a não destruir a casa é por que ele é burro ou mal. E ainda tem aqueles que acham que alimentar cachorro significa dar as sobras do almoço da família.

Atualmente já se sabe que o tutor de um cão tem mais que o dever de manter o cão vivo. Eles tem o dever de proporcionar bem-estar e conforto ao peludo. E dar as sobras do almoço na realidade pode ser considerado maus tratos. Afinal o tempero e alguns alimentos humanos são como veneno para os cães.

Então antes de adquirir um cachorro é preciso refletir sobre a sua disposição para estudar sobre cães. Você vai ter dedicação para aprender sobre qual a melhor forma de cuidar do seu cachorro?

É bom lembrar que uma coisa simples como fazer um passeio intenso e alegre logo após ou antes da refeição do cachorro pode fazer ele ter uma torção gástrica e leva-lo a óbito. As pessoas não fariam isso de propósito, mas só a falta de conhecimento pode leva-las a ter uma atitude errada que faça mal ao cão. Por isso é preciso estudar sobre cuidados e educação canina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *