10 motivos para castrar seu cão ou gato

Castrar o cão ou gato é uma recomendação veterinária. Para o bem estar do animal, sua saúde e para aumentar a tranquilidade do tutor em diversos aspectos. Mas algumas pessoas ainda se demonstram um pouco desconfortáveis com a ideia da castração.

Muitas vezes é por conta do machismo, já que os homens costumam enxergar sua masculinidade no bichinho. E muitas vezes o tutor tem mesmo medo do processo ou de alguns mitos sobre castração. Vamos te dar então 10 motivos para castrar seu cão ou gato.

castrar

Conteúdo

Nada de ninhadas indesejadas

Mesmo que você mantenha seu cão ou gato dentro de casa para evitar ninhadas, quando uma fêmea está no cio não tem contenção que segure esses bichinhos. Tanto os machos ficam enlouquecidos, quanto as fêmeas tem o instinto de procurar um macho adequado para procriar.

Então eles fazem de tudo para que isso aconteça. E aí com uma ninhada indesejada o que você vai fazer? Abandono de animais é crime! Então a solução é encontrar pessoas responsáveis para criar os filhotes ou cria-los em casa. Além de ser um gasto enorme é melhor evitar correr esse risco.

Reduz fugas

Quando uma fêmea está no cio ela faz de tudo para achar um macho adequado para procriar. Isso é a natureza. E os machos fazem de tudo para encontrar a fêmea no cio. Eles não pensam a respeito, são animais e apenas seguem a natureza deles.

Os cães e gatos então fazem de tudo para fugir e encontrar o seu par. Seja o macho ou a fêmea. E nessa fuga eles podem se machucar feio. Pulando muros, escalando, passando por brechas minúsculas. É bem melhor evitar esse transtorno e castrar seu peludo. Tudo isso além da choradeira dos machos quando sentem o cheiro de uma fêmea no cio ou da fêmea quando querem encontrar um macho.

castrar

Reduz agressividade

Os gatos principalmente são conhecidos por brigar entre si. Mesmo que de brincadeira, muitas vezes as brigas são sérias e eles saem bem machucados. É importante fazer o possível para evitar essas situações. Castração retira os hormônios que causam esses problemas e deixa o gato mais calmo.

Os cães são conhecidos por serem mais sociáveis, mas até mesmo aquele cachorro que não se dá muito bem com outros animais pode ficar mais tranquilo. A explicação é a mesma, os hormônios não estão mais lá bagunçando tudo.

Diminui risco de câncer

Esse é provavelmente o motivo mais importante para você decidir de vez castrar seu cão ou gato. Em cadelas a castração quando feita cedo reduz a quase zero as chances de câncer de mama, além de acabar com as chances de câncer nos órgãos reprodutivos. Nas gastas as chances de câncer de mama reduzem até 60%.

O câncer de próstata e de testículo nos machos também reduz significativamente. Vale lembrar que esses tipos de câncer são a maior causa de mortalidade em cães. Então é muito importante castrar o quanto antes seu peludo.

Diminui risco de virosos em felinos

castrar

Gatas castradas não tem mais a chance de desenvolver a piometra, infeção uterina grave, assim como outros tipos de infecções graves que atingem o aparelho reprodutor. Se você tem gata, é importantíssimo castrar a sua pet.

Reduz comportamentos territorialistas

Nos machos e até nas fêmeas de cães e gatos é possível perceber comportamentos territorialistas. O cão que agarra as pernas das pessoas, e te faz passar a maior vergonha. Ou que faz xixi pela casa toda demarcando território.

Todos os comportamentos territorialistas, até mesmo de agressividade com outros animais e pessoas tem como base os hormônios. Após a castração esses comportamentos podem ser extinguidos facilmente.

Se o peludo for novo e ainda não tiver desenvolvido esses comportamentos melhor ainda. Se ele já estiver mais velho pode continuar pela força do hábito. Mas aí vai depender de você fazer um adestramento com reforço positivo para acabar com esse tipo de comportamento.

Aproveite para ler sobre 7 coisas para não fazer com o seu gato

Procedimento simples

Muita gente morre de medo de castrar seu peludo. É compreensível, afinal é de fato uma cirurgia, um procedimento com corte e sedativo. Mas mesmo assim é um procedimento simples, rápido e de rápida recuperação.

Escolha um veterinário de confiança, de preferência que já tenha feito a castração do pet de algum amigo ou conhecido seu. Não será preciso internação, você leva o animal para a clínica ou hospital. A castração é feita e você leva o pet para casa no mesmo dia.

Basta seguir as recomendações do veterinário e levar o seu peludo de volta na data marcada. Não precisa se preocupar. No mesmo dia o seu cãozinho já deve estar brincando normalmente.

Não engorda

castrar

Muita gente acredita que os cães e gatos castrados engordam por conta da castração. Acontece que não é uma regra os animais engordarem quando castrados. O que acontece é que geralmente quando castrados eles passam a ficar mais tranquilos e até sedentários.

E o tutor não modifica a alimentação para essa nova fase de menos energia. Pelo contrário, os tutores costumam se sentir mal por conta da castração e passam a dar até mais comida ao animal. O que gera essa onda de animais castrados obesos. Então siga as orientações veterinários e não fique com pena, você fez um bem ao animal e ele não está chateado com você.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 motivos para passear com o cachorro todos os dias

Nada de Cio

O cio incomoda muito quem tem fêmea, seja gata ou cachorra. Elas menstruam e sujam a casa, ficam incomodadas e demonstram alterações comportamentais. E até mesmo o problema com as fugas e machos na porta de casa. Após a castração nada disso vai acontecer.

Reduz odores na casa

adaptar a casa

Os odores do xixi de machos e do período do cio das fêmeas reduzem. Afinal são os hormônios que criam esses odores fortes na tentativa de atrair outros animais para a fase de reprodução, seja dos cães ou fêmeas.

Prolonga a vida do pet

Esse é o motivo mais importante para castrar o seu cão ou gato, seja macho ou fêmea. Por reduzir as chances de problemas de saúde, agressividade e fugas, a castração prolonga a vida do seu pet. Evitando doenças horríveis, além de evitar situações como o cão fugir durante um passeio ao ver uma fêmea no cio, e até mesmo ser atropelado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *