Conheça a melhor forma de adestrar gatos

É possível adestrar gatos, muita gente não sabe disso. Mas dá adestrar gatos e não é tão complicado quanto se imagina. Mas para isso é preciso muita paciência e dedicação. Os gatos são animais mais independentes do que os cães.

Nesse artigo você aprende mais sobre como adestrar gatos e como lidar com o seu bichano. De uma forma que você possa dar uma vida saudável e feliz a ele. Mas ao mesmo tempo ter um pouco de controle, evitando situações desagradáveis e até melhorando o seu laço com o bichinho.

adestrar gatos

Conteúdo

Crie um vínculo

Esse é o passo mais importante. O gato não vai obedecer ou se seguir alguém com quem ele não tem um vínculo. Você precisa se conectar com seu bichinho e criar um elo com ele. Uma relação de respeito, amor, carinho e confiança.

Os gatinhos são sim mais independentes que os cães. Mas eles se apegam sim as pessoas. Muita gente imagina que eles não se importam com os donos, o que não é exatamente verdade. Eles podem parecer mais distantes, mas quando criam um vínculo com alguém eles são muito dedicados.

Cuide do espaço

É importante que o gatinho esteja seguro e tenha como se divertir. Eles gostam de pular, brincar e escalar, tudo isso deve ser incentivado. De forma segura, lógico. Você não deve deixar seu gatinho sair, é muito perigoso.

Coloque telas protetoras em janelas, mantenha portas fechadas e deixe sempre o ambiente muito limpo. Os gatos gostam de bastante limpeza e ambiente tranquilo. Então deixe a caixa de areia sempre limpinha ou eles vão fazer as necessidades em outros lugares.

Também tenha escaladores e brinquedos para o seu gatinho se divertir. Caminha confortável e uma boa alimentação que deve ser acompanhada por um veterinário. Tudo isso vai ajudar você a melhorar seu vínculo com o gatinho.

Ele vai se sentir mais tranquilo e confortável em casa e na sua presença. Isso aumenta as chances de adestrar gatos de dar certo. Afinal eles vão ter confiança na pessoa que cuida deles.

Reforço positivo

alimentos que gatos não

Assim como o adestramento dos cães, os gatos também devem ser adestrados com reforço positivo. Você sabe o que isso significa? Significa dar uma recompensa por uma atitude do gatinho.

Muita gente adestra o gato dando um petisquinho depois que ele toca uma campainha. Mas você pode fazer outro tipo de adestramento, visando algo mais útil no dia a dia. Como dar um petisco toda vez que ele passa por objetos sem derrubá-los.

Como esse é um hábito que os gatos tem, você pode usar o reforço positivo para tirar esse hábito. Não dar o petisco quando ele derrubar algo também ajuda o gato a entender o que você quer.

Você também pode ensiná-lo a pegar um objeto, a sentar, a vir até você. Tudo isso pode ser divertido pros gatos também. Então vai depender do que você deseja e como o gatinho se sente em relação a você.

Aproveite para ler também sobre os alimentos que os gatos não podem comer

Respeite o espaço dele

Como falamos gatos são animais mais independentes. Então também não adianta querer pegar o gato quando ele está tranquilo fazendo algo e força-lo a vir fazer algo que você quer. Nem adianta ficar chamando o bichano, na maioria das vezes eles nem se importam.

Não saia arrancando brinquedos dele. Nem pegando eles a força. Até mesmo ficar abraçando o gato que não goste desse tipo de contato. É preciso respeitar o jeito de cada gato. O que você pode fazer é chamar o gatinho e entregar um petisco quando ele vier. Assim ele aprende que é bom quando você o chama.

Paciência

adestrar gatos

É preciso muita paciência para adestrar gatos. Na verdade para adestrar qualquer animal é preciso dedicação e paciência. Os gatos especialmente tem uma energia diferente dos cães. E não se importam naturalmente em agradar o tutor, ao contrário dos cães.

Então vai ser preciso se esforçar bastante e ter bastante paciência. Não vai adiantar repetir algumas vezes e esperar que ele aprenda e execute sempre que você pedir. Ele pode até aprender, mas não querer fazer.

Então tenha paciência com o bichinho e se esforce para aumentar o vínculo de vocês e deixa-lo feliz com o adestramento.

Aproveite para ler também sobre como cuidar de gatos recém-nascidos abandonados

Nada de broncas

Dar broncas nos gatinhos ou punições nos gatinhos não vai ajudar em nada. Você precisa motivá-lo. Fazer o gatinho se sentir feliz e confortável no ambiente, com você, e fazendo as coisas que você pede.

Broncas ou punições fazem eles se afastarem. Vale lembrar que violência contra animais é crime. Maltratar o gatinho não só é ineficaz como muito cruel e uma atitude criminosa.

  • Medo

Assim como todos os seres vivos, os gatos tem o instinto de se defender. Então sempre que  um gatinho for maltratado, levar uma bronca ou uma punição. Ele vai ficar com medo.

  • Fuga

O medo por sua vez vai fazer o gato se afastar. Portanto o gatinho pode começar a fugir de você. Não só evitando você pela casa e não respondendo quando você chama para brincar ou adestrar. Ele pode também tentar fugir de casa.

Além de o adestramento ter dado errado, isso ainda é muito perigoso. O gatinho pode se ferir na rua, ser atropelado, atacado ou pegar doenças.

  • Fim do vínculo

Por fim, a ideia de adestrar gatos dando broncas e punições vai dar tão errado que o vínculo do gatinho com o tutor provavelmente vai acabar. Isso por que o bichano não vai querer ficar perto de alguém que dá broncas nele. Pois ele fica com medo e não entende o que você quer dizer ao brigar com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *