Obesidade em gatos: Perigos, causas e como lidar

A obesidade em gatos é um dos maiores problemas desses bichinhos. Infelizmente é fácil ver gatinhos obesos, e alguns tutores acham bonitinhos e não se importam. Mas esse é um problema grave que é associado a diversos outros problemas de saúde.

Os gatinhos precisam estar com um peso equilibrado, se alimentando corretamente e levando uma vida saudável. Assim eles possuem mais chances de viveram por mais tempo. E o mais importante, uma vida mais saudável e tranquila.

Conteúdo

Idade

Os gatos mais velhos são mais propensos a obesidade. Principalmente se foram castrados. Gatos com idade entre 5 e 11 anos são os mais afetados. Por isso é importante tomar medidas preventivas antes do gato envelhecer. Quanto mais tempo levando uma vida saudável desde novo, menores as chances do gato desenvolver obesidade na velhice.

 

Raça e Sexo

Por alguma razão desconhecida os gatos sem raça definida tem mais chances de desenvolver obesidade. Isso comparado aos gatinhos de raça pura, o que não torna nenhum melhor ou pior. Os gatinhos machos também apresentam mais propensão a obesidade do que as fêmeas. Principalmente quando castrados.

Os gatinhos com esse perfil devem receber mais atenção. Ser mais bem cuidados e o tutor deve ter muita atenção para evitar que o gatinho desenvolva obesidade. Já prevenindo desde cedo o problema.

Alimentação

A alimentação errada do gatinho associada ao comportamento do tutor são um dos fatores mais problemáticos. Os tutores de gatos costumam dar muitos petisquinhos, comidinhas diferentes e até dar um pouquinho da sua refeição para os gatos. Tudo isso ajuda a piorar o estado do bichinho, aumentando o risco de obesidade em gatos.

Outro costume comum que também deixa os gatos mal acostumados é deixar ração sempre a disposição no potinho. Sim, gatos comem aos pouquinhos e precisam comer mais várias vezes ao dia. Mas deixar sempre bastante ração a disposição aumenta as chances do bichano comer mais do que necessita e acumular muita gordura.

Falta de atividade

E poucos exercícios geralmente aparece associada a alimentação inadequada. São aqueles gatos que passam muito tempo deitados, no colo, ou brincando deitados. É preciso estimular os gatos a escalar, pular, subir e descer de lugares.

Por isso é muito importante ter brinquedos divertidos que façam o gato se divertir e se exercitar. Também é necessário que o tutor tenha disposição para exercitar o felino. Por mais que gatos sejam mais tranquilos e os tutores tenham um perfil geralmente menos ativo, é preciso ajuda-los a se manter saudáveis.

Problemas hormonais

Hipotireoidismo e uso de anticoncepcionais podem causar obesidade em gatos. Por isso é muito importante que o uso de qualquer medicamento em gatos seja acompanhado e receitado por um veterinário. Inclusive não é recomendado o uso de qualquer medicamento para evitar o cio das fêmeas, é importante castrá-las.

Se você está fazendo tudo certo, alimentando seu gatinho corretamente e estimulando ele a se exercitar, mas ele está acima do peso. Então ele pode estar com algum problema hormonal. É necessário buscar a ajuda de um profissional responsável.

O médico veterinário vai pedir alguns exames e chegar o motivo do gatinho estar engordando, ele também vai prescrever o tratamento. Por isso é importante seguir as recomendações do veterinário.

Doenças associadas à obesidade em gatos

Vamos citar aqui algumas das doenças que são associadas à obesidade em gatos. Assim como nos humanos, o alto índice de gordura corporal pode provocar doenças graves. Todas as doenças relacionadas à obesidade foram estudadas comprovando essa relação.

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Fígado gordo
  • Doenças infecciosas
  • Patologias articulares e ósseas
  • Insuficiência respiratória
  • Problemas renais
  • Cansaço
  • Colesterol alto

Infelizmente esses problemas de saúde podem sim matar o gato. Inclusive provavelmente vão encurtar a vida do bichinho, que levará uma vida menos tranquila.

Como identificar a obesidade

Os gatos são animais onde é fácil identificar o sobrepeso e a obesidade. Mesmo nos gatinhos mais peludos. O primeiro indicativo é o aumento da barriga, logo eles perdem a curvinha da cintura, mas é importante identificar logo no início.

Se seu gato tiver pelo curto é fácil notar isso apenas olhando. Quem tem gatos mais peludos deve apalpar a região da cintura e costelas, se ele estiver no sobrepeso você terá mais dificuldade de encontrar a cintura. Se você estiver nervoso e achar que não está conseguindo identificar direito, vale a ida ao veterinário para ver como está o peso do seu gatinho.

Como evitar

É possível evitar a obesidade, para isso é preciso dedicação e cuidado. Antes de tudo resista a carinha fofa de pidão do seu gatinho. É para o bem dele, então faça o possível para não dar comidinhas contra indicadas.

Faça o seu peludo se exercitar, mesmo ele já estando no peso ideal. Lembrando que gatos muito magros não estão bem e precisam engordar de forma saudável. De preferência mantenha as idas regulares ao veterinário para checar se está tudo bem.

A alimentação também é importante. Por isso ofereça um alimentação balanceada, em três porções por dia para gatos adultos. Importante não dar medicamentos sem a prescrição do veterinário.

Como lidar

Obesidade em gatos

O primeiro passo é ir ao médico veterinário e consultar o seu gatinho. Faça check ups anuais e veja quanto de peso ele precisa perder. Existem alimentações especiais para gatos obesos, elas precisam ser indicadas pelo profissional veterinário, que vai indicar como deve ser ofertada para o seu gatinho.

Outro passo é estimular o gatinho a se exercitar. Por isso faça ele se interessar nas suas brincadeiras e se divertir enquanto se exercita. Além de ótimo para a saúde do gatinho isso ainda vai aumentar o vínculo entre você e seu felino.

Aproveite para ler também sobre os alimentos que os gatos não podem comer

Acompanhamento veterinário

É sempre bom lembrar que em caso de obesidade em gatos ou não, o mais importante é ter o acompanhamento de um veterinário. Porém se o gatinho já estiver obeso ou tiver alguma patologia é mais importante ainda.

Caso o gatinho seja saudável, ativo e esteja no peso ideal, ainda é importante fazer check ups anuais. Isso vai assegurar que ele continue saudável e muito feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *