Cães e gatos ajudam no tratamento de distúrbios de saúde mental como depressão e ansiedade. Sim, a relação com esses animais é tão boa para os humanos que eles podem nos ajudar a lidar com problemas como esses.
Cada vez mais vem se falando sobre esses problemas que são bem reais. Seja setembro amarelo ou não, é importante falar sobre saúde mental. E nesse artigo você confere algumas das razões pelas quais cães e gatos ajudam no tratamento de problemas desse tipo em nós humanos.
Conteúdo
Saúde mental
O estresse é chamado de mal do século, e já é um dos maiores motivos de afastamento no trabalho. Não é a toa que muitas empresas se empenham em proporcionar uma rotina menos estressante para os seus funcionários. Criando meios para que os funcionários sejam produtivos sem ficar tão estressados.
Seguindo essa linha algumas empresas estão se adaptando e tem a sua estrutura organizada para que os funcionários possam levar seus pets para o trabalho, criando um ambiente mais humanizado gerando menos estresse e ansiedade, e aumentando a satisfação dos funcionários em relação à empresa.
Os cães e gatos ajudam a combater não apenas problemas como o estresse no local de trabalho. Mas também a depressão, ansiedade e até ajudam muitas pessoas a lidar com a ideia do suicídio. Confira ao longo deste artigo como esses animais domésticos tão maravilhosos conseguem ajudar seus humanos.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube/bigodesefocinhos
Estudos relacionados
Um estudo realizado na Associação Americana de Saúde do Coração descobriu que cães, por exemplo, são ótimos para a saúde mental e também do coração. O estudo descobriu que donos de cães estão menos propensos a ter depressão do que pessoas sem um bichinho em casa.
O estudo da Associação ainda descobriu que pessoas com mais de 65 anos que possuem cães, fazem 30% menos visitas ao médico do que os que não tem animais de estimação.
Para os tutores de gatos a notícia é que estudos realizados na Universidade de Nova York descobriram que cuidar de gatinhos ajuda as pessoas a reduzir a pressão arterial. Os cães também conseguem esse feito. Mas o estudo focou nos gatos, descobrindo que crianças hipertensas tinham a pressão arterial reduzida quando conviviam com gatos.
Pode parecer controverso esses dados quando se fala de saúde mental. Porém depressão, ansiedade e estresse mexem muito com o coração e consequentemente a pressão. O que significa que os animais conseguem manter as pessoas mais saudáveis.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 9 coisas que os cães não gostam ou não entendem
Ligação afetiva
O principal motivo pelo qual cães e gatos ajudam a combater problemas como depressão é que os tutores criam uma ligação afetiva com seus bichinhos. A ligação de amor e cuidado criada entre tutor e animal é muito mais simples do que com outras pessoas, como familiares e amigos.
Muitas vezes as pessoas tentam ajudar quem sofre com algum problema de saúde mental e acabam deixando a pessoa ainda mais ansiosa, por exemplo. Mesmo que sem querer. Pois é uma relação que envolve palavras e conversas que podem vir a ferir a pessoa que está com o problema.
Os animais, no entanto, possuem uma forma muito mais simples e genuína de demonstrar amor. Eles não fazem a pessoa explicar o que está sentindo, nem fazem pressão sem querer nela. O cão vai pular, lamber e abanar o rabo para seu tutor. O gato vai brincar e se aninhar no colo do seu humano.
Esse tipo de relação, para quem tem algum problema como depressão, acaba se tornando muito mais simples. Assim a pessoa consegue até mesmo se abrir e conversar sabendo que mesmo que o bichinho não entenda as palavras, ela não está sozinha. Além do que a relação com animais libera o chamado hormônio da felicidade nos humanos.
Atividades físicas
O tutor com gatos não vai ter atividades físicas externas, mas vai conseguir brincar e correr com o peludo dentro de casa e se divertir muito, vai ter que se baixar e levantar várias vezes. Gatos precisam de no mínimo 30 minutos de exercícios, e eles cobram isso! rsrsrsrs
E o som do ronronar de um gato é um excelente calmante natural!
O tutor de um cão, no entanto, vai precisar sair de casa para passear.
Dependendo da energia do cãozinho, pode ser necessário uma hora de passeio. Ou até mesmo dois longos passeios no mesmo dia. Isso fará a pessoa precisar sair e andar, essa pequena atividade pode liberar serotonina e fazer a pessoa se sentir mais feliz.
Saindo todos os dias com o cão para passeios diários, inclusive tomando um pouco de sol. A pessoa com certeza se sentirá muito melhor do que se ela jamais saísse de casa e se escondesse por conta da depressão.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 motivos para passear todos os dias com seu cachorro
Interação com outras pessoas
Ao precisar sair para passear ou até mesmo por conta de uma ida ao veterinário ou pet shop com o gatinho. O tutor com algum problema como depressão ou ansiedade vai precisar interagir com outras pessoas.
As interações sociais são essenciais para os seres humanos, assim como é para os animais. Essa mudança, ou seja, falar com outras pessoas, e sobre algo que se gosta tanto, que é seu bichinho, poderá trazer grande melhora na situação da pessoa que convive com essa condição.
Responsabilidade
A responsabilidade de ter um animalzinho de estimação pode ajudar muito quem sofre com problemas de saúde mental. Cães e gatos ajudam a combater esse problema simplesmente sendo uma preocupação.
Preocupado com o bichinho, sendo responsável em cuidar dele em todos os aspectos. A pessoa pode começar a se sentir muito necessária e reduzir pensamentos negativos que tenha sobre si mesma.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre gatos que salvam vidas
Rotina
Cães e gatos ajudam a combater depressão e outros problemas por precisarem de rotina. Eles são animais que precisam de cuidados específicos todos os dias. Então a rotina ajuda a combater esses problemas.
Pois tira o foco da pessoa do problema que está enfrentando e passa a colocar o foco dela em seguir a rotina que ela precisa seguir para deixar seu peludo feliz e saudável. Essa rotina vai se entrelaçar com a da pessoa. E por isso ela também deve colocar na rotina os seus horários de alimentação, trabalho e diversão.
Busque ajuda
Cães e gatos ajudam no tratamento da depressão e outros transtornos de saúde mental. São ótimos companheiros e podem sim ajudar muito, tanto pessoas saudáveis quanto as que sofrem com algum problema.
Porém esses animais não resolvem o problema. Se você tem algum problema de saúde mental, ou se sente desconfortável, triste ou vem se isolando mais das pessoas. Lembre-se que buscar ajuda de um profissional é o melhor a fazer.
Busque um psicólogo ou médico, conte sobre o que sente, abra a mente para entender o que estiver acontecendo com você. E se for necessário usar medicação, use sem preconceito ou vergonha.
E sim, você vai encontrar muito apoio no seu bichinho de estimação. Mas não é a solução. O ideal é buscar ajuda especializada. Acredite você pode sair dessa!