Parasitas: Como se livrar de pulgas e carrapatos

Quem tem gato ou cachorro tem também como maior medo os parasitas. Uma infestação de pulgas ou carrapatos é um pesadelo para qualquer tutor. E não tem jeito, volta e meia aparece um bichinho desagradável desses.

Nesse artigo você aprende sobre esses parasitas. Entenda também sobre como evitar esse problema e como lidar com os parasitas. Para cuidar ainda melhor do seu cão ou gato e evitar que ele tenha problemas de saúde provenientes de pulgas e carrapatos.

Parasitas

Conteúdo

Parasitas

As pulgas e carrapatos são animais que precisam estar em um animalzinho para sobreviver. Eles se alimentam do sangue do cão ou gato e também procriam deixando seus ovos e larvas na pele do bichinho.

Esses parasitas também podem sobreviver por um tempo no ambiente. Portanto não é só limpar o seu peludo. Muitas vezes o maior problema está no ambiente. Já que 95% dos parasitas que se alimentam dos animais domésticos ficam pelo ambiente.

Vale lembrar que no verão com as altas temperaturas o problema aumenta. Pois esses parasitas se proliferam mais em temperaturas mais quentes. Por isso fique ainda mais atento nessa época do ano.

Perigo para os pets

Parasitas

Os carrapatos podem passar doenças que podem matar os animais. As pulgas podem causar anemia nos cães ou gatos. Outro problema é que saliva desses parasitas causa feridas e irritação na pele dos animais.

Se você ver apenas um parasita no seu melhor amigo, isso já é um problema. Além de se multiplicarem rapidamente, eles causam muito incomodo e sofrimento aos pets. Então fique sempre atento e faça revistas no seu cão ou gato.

Limpando o ambiente

O ambiente geralmente é o local mais preocupante. Os parasitas se multiplicam e caem pela casa. Ficando presos em plantas, nas paredes, objetos do cão e podendo até chegar a sua cama. Essa é uma característica especialmente dos carrapatos.

Por isso é muito importante manter sempre tudo muito limpo. O seu cachorro deve tomar banho na frequência certa. Mas o mais preocupante é manter objetos, caminha e brinquedos sempre limpos.

Se puder varrer o ambiente a cada dois dias é bom. Além de tirar os pelos que caem na casa, você ainda verifica se tem algum parasita pela casa. Pelo menos uma vez na semana é bom passar um pano na casa.

O uso de desinfetantes é recomendável desde que você tome cuidado para o seu cão ou gato não se intoxicar com nenhum produto. A conhecida barrage é um produto de baixo custo que pode ser borrifado na casa diluído em casa.

Mas é muito importante evitar o contato do cão ou gato com o ambiente por algumas horas. Pois o cheiro muito forte e até mesmo se o bichinho lamber o produto, pode fazer mal ao seu pet.

Aproveite para ler também sobre obesidade em gatos, perigos, causa e como lidar

Lidando com infestações

Se você não conseguiu proteger o seu melhor amigo e aconteceu uma infestação, então é preciso medidas drásticas. Para começar o ideal é levar o bichinho ao veterinário para ele limpar o animal.

Quem não tem condições de fazer isso deve começar dando um remédio ao pet. Um antiparasitário para matar os parasitas que já picaram o cão ou gato. Algumas marcas para cães como nexgard e frontline são conhecidas para cães. É preciso dar o remédio para o peso certo do seu cão.

Para os gatos o frontilne também é conhecido, mas existem outras marcas como Program. Se preferir consulte o veterinário para escolher o que achar melhor para seu pet. Depois de dar o remédio será necessário retirar os parasitas.

É preciso muito cuidado nesse momento. Pois se puxado sem cuidado parte do parasita pode ficar no animal e criar uma infecção. Por isso assegure que retirou todos por completo. Depois dê um banho no seu pet com produtos próprios para o animal e limpe o ambiente.

Evitando parasitas

A melhor forma de evitar os parasitas é mantendo sempre o ambiente muito limpo. E obviamente protegendo seu cão ou gato com o antiparasitário. Esses remédios geralmente devem ser dados a cada 30 dias. Mas existem marcas com um tempo de intervalo maior.

O importante é averiguar que está dando o remédio corretamente para o perfil do seu pet. Esses medicamentos são venenos para parasitas, e esse veneno vai circular no sangue do seu pet.

Em quantidades maiores do que o indicado, principalmente em pets de porte pequeno, pode matar o animal. Afinal é um veneno. Por isso assegure-se de que está dando o remédio da forma correta.

Aproveite para ler sobre vacinação e como proteger seu amigo

Passeios

Parasitas

Cães que devem passear diariamente, e gatos com acesso a rua, podem trazer parasitas dos passeios. Às vezes até mesmo o tutor pode trazer carrapatos presos ao tênis ou as roupas. Por isso é muito importante que ao voltar dos passeios você verifique se o cão tem algum parasita nele.

Se você deixar uma janela maior entre um medicamento e outro e tiver um parasita em casa, ele pode se multiplicar rapidamente. Então ao retornar dos passeios olhe o pelo e patas do seu cão. Também verifique suas roupas.

Onde encontrar parasitas

Quando ainda não aconteceu uma infestação, mas há parasitas. Você pode não encontra-los por não saber onde procurar. Os locais que esses bichinhos desagradáveis mais gostam de se alojar nos animais são no dorso, orelhas e patas.

Acostume seu cão ou gato desde novinho a permitir que você verifique esses locais. Veja as patinhas, olhando embaixo de unhas e entre os dedos. Mantenha as orelhas limpas para sempre verificar se há algum parasita e escove o pelo do seu pet para retirar os pelos mortos e averiguar se há algum parasita preso a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *