Toxoplasmose – O Gato é Inocente

Não tem erro, é sempre a mesma história! “Não posso adotar gato porque quero engravidar” ou “preciso doar meu gato porque engravidei”. Bobagem! Quando se trata de toxoplasmose, o gato é inocente.

Neste artigo explicamos o que é a toxoplasmose, formas de contato,  e como se proteger e evitar a contaminação por essa doença sem precisar se afastar do seu gatinho.

Conteúdo

O que é Toxoplasmose

O protozoário, o Toxoplasma gondii.causa a infecção parasitária conhecida como toxoplasmose.

Em geral a pessoa ou animal infectado não manifesta doença, o sistema imune combate a infecção e cria defesas contra o toxoplasma.

Porém, quando a imunidade da pessoa ou animal está enfraquecido, casos de pessoas HIV positivos, e grávidas que não tenham tido contato com o toxoplasma antes da gravidez, aí pode se desenvolver a doença.

Apesar do parasita ser encontrado em muitas espécies de animais, os nossos queridos gatinhos são o que se chama “hospedeiro definitivo” do toxoplasma gondi.

Como acontece a contaminação

Os “ovos” do toxoplasma, chamados de ocitos, são liberados nas fezes do animal doente.

Depois de liberados nas fezes do animal doente esses ocitos demoram 24 horas para se tornarem infecciosos

Gatos são a única espécie que elimina os “ovos” dos parasitas nas suas fezes depois de infectados.

Assista em video e se inscreve no canal!

O gato é inocente

Mas, para começo de conversa é bom deixar claro que a contaminação por gatos é raríssima!

Menos 1% dos gatos transmite toxoplasmose, porque para isso o gato precisa estar doente.

Ou seja, 99% dos gatos não transmite toxoplasmose.

O que não contamina

Não se contraí toxoplasmose por mordidas, arranhões ou lambidas de um gato. E também é impossível pegar toxoplasmose beijando ou acariciando um gato. Já falei, o gato não tem culpa!

Como os gatos são obcecados por limpeza, enterram os dejetos e cuidam da higiene corporal várias vezes ao dia, a pessoa tem que ser muito descuidada para ser contaminada por toxoplasma através de um felino.

Temos um artigo que explica melhor o banho dos gatos

Para um gato doente contaminar uma pessoa, essa pessoa precisa ter contato direto com as fezes do gato, e ingerir os “ovos” do parasita, chamados de ocitos. Por exemplo, limpar a caixa de areia com as mãos e logo após se alimentar sem lavar as mãos.

Se você usa a pazinha para limpar a caixa de areia e lava as mãos com sabão depois, e segue o conselho da sua mãe e lava as mãos antes de comer, você está mais seguro.

Você tem mais possibilidade de se contaminar com toxoplasma trabalhando no jardim, ou principalmente, comendo carne mal cozida. Lembre-se é necessário ingerir os ocitos do parasita para contrair toxoplasmose!

Ou seja, no que diz respeito a toxoplasmose, o problema é de higiene! O gato é inocente!!

Como se proteger da toxoplasmose

Se você está grávida, ou está com a imunidade baixa, não precisa ter medo de se contaminar. É só tomar alguns cuidados:

  • Peça a outra pessoa limpar a caixa de areia ou use luvas de borracha e lave muito bem as mãos depois.
  • Limpe as caixas de areia do gatinho todos os dias, de preferência duas vezes ao dia. Assim você diminui a possibilidade de contágio, porque demora aproximadamente 24 horas para os ocitos se tornarem infecciosos.
  • Sempre lave bem as mãos com água e sabão depois de trabalhar no jardim, ou limpar a caixa de areia, ou lidar com carne crua.
  • Carne, principalmente a de porco, deve ser bem cozida.
  • Só coma vegetais crus se forem muito bem higienizados, vale lavar com escovinha, água e sabão. Se você não confia muito na limpeza do restaurante, é melhor evitar.
  • Gato deve ficar dentro de casa sempre!! Na rua o gato pode pegar várias doenças, sofrer acidentes, ser vítima de maus tratos…Enfim, gato só sai de casa para ir ao veterinário!

Nesse nosso artigo você aprende como adaptar sua casa para manter seu gato sempre dentro de casa. 

Enfim, tendo todos os cuidados de higiene e mantendo seu gato seguro dentro de casa você vai evitar a toxoplasmose e outras doenças também.

Seja muito feliz com seu peludo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *