O medo de muita gente que tem um peludo é o de trazer um novo cão e eles não se darem bem. Às vezes você se muda para um lugar mais espaçoso. Às vezes o trabalho exige muito do seu tempo e você não quer que seu peludo fique o dia todo sozinho. Mas aí vem a dúvida, como fazer para eles se darem bem?
Não importa o motivo de querer ter um novo cão em casa. Se você já tem um cão e quer outro, é importante estar atento a alguns pontos. Nesse artigo você aprende como inserir um novo cão na dinâmica da casa.
Conteúdo
O novo cão
Se você não escolheu o novo morador, o ideal é procurar o peludo de um perfil que se adeque bem ao cão que você já tem. Assim você consegue evitar que saiam desentendimentos. E aumenta as chances dessa nova dinâmica familiar funcionar bem.
- Raça
As raças tem níveis de energia variados. E se você pegar um hiperativo Border Collie e juntar com um buldogue inglês que por mais que sejam fortes são muito mais tranquilos e até preguiçosos. Fica difícil esperar que dê tudo certo.
Então o ideal é que você opte por uma raça que tenha um nível de energia mais parecido com o cão que você já tem. Quem quer pegar um SRD vai ter que confiar mais na sorte se ele ainda for filhote. Mas isso ainda pode dar certo, nesse caso o ideal pode ser fazer um encontro antes e ver se eles se dão bem, já escolhendo um novo cãozinho adulto que tenha uma energia parecida com a do peludo que você já tem.
- Idade
Já falamos um pouco da idade acima. Se você vai optar por um cãozinho de raça, ou seja, já pode prever o nível de energia dele, então pode ser melhor escolher um filhote. Isso por que cães costumam se dar muito bem com filhotes.
Isso pode sim facilitar a situação. Além de que o novo cão já aprende sobre como funciona tudo na casa. E como vai estar em fase de aprendizado, vai tender a seguir os comportamentos do cão que já vive na casa. Ou seja, se você tem um peludo educado e adestrado. Vai ser ainda mais fácil educar o novo cão.
- Sexo
Indica-se que se você tem um macho opte por uma fêmea. Principalmente se foram adultos. Isso porque cães machos podem ser territorialistas, mas costumam ser mais tranquilos em relação a fêmeas.
Castração
A castração é o melhor caminho para ter um novo cão em casa de forma mais tranquila. Isso por que os cães agem muito seguindo os hormônios. Pode ser a agitação excessiva que provoque uma briga, coisas com causas hormonais.
Castrando os dois, ou mais cães o quanto antes, você evita esses comportamentos. Por isso recomenda-se que se castre os dois cães. Não importa qual o sexo ou raça. Além de trazer inúmeros benefícios inclusive para a saúde do pet, também reduz ou evita problemas comportamentais como agressividade.
Confira também nosso artigo sobre cuidados no verão com cães e gatos
A apresentação
O dia dos cães se conhecerem é muito importante. Essa história de que a primeira impressão é a que fica conta muito para os pets. Isso por que eles acabam sentindo se querem ou não se aproximar baseados no quanto se sentiram confortáveis com o outro pet.
Então se for possível tente fazer a apresentação em um terreno mais neutro. Se os dois forem adultos essa é a melhor forma. Pode ser num parque, um local tranquilo.
Deixe eles se cheirarem e já vá oferecendo petiscos para os dois apenas por estarem juntos e principalmente, faça isso antes de um se demonstrar incomodado com o outro. Sempre tratando os dois com muito carinho.
Se o novo cão for um filhote, pode leva-lo para casa e apresenta-lo ao seu peludo lá mesmo. Fique com ele no braço e se você já ensinou comandos básicos ao seu cão, peça que ele sente. Use uma voz calma e faça carinho nos dois enquanto os apresenta.
Cada um com seu espaço
Os cães vão precisar cada um do seu cantinho, tanto o peludo antigo quanto o novo. Então tenha uma caminha para cada, cada um com seu potinho de comida e água. Comida pode dar problema então se for necessário separe-os na hora das refeições.
Muitas vezes nem surge uma briga, mas um pode comer mais rápido para roubar parte da refeição do outro. Mesmo que o outro não ligue, não é legal. Cada um deve comer a quantidade cetra para as suas necessidades.
Aproveite para ler também nosso artigo sobre comunicação canina e saiba como os cães se comunicam
Rotina
O que muitos tutores chamam de ciúme é reconhecido pelos estudiosos do comportamento canino como defesa de recurso. Ou seja, o cão antigo pode dar aqueles sinais de ciúmes se você não souber equilibrar bem a atenção entre os dois.
Isso por que cães enxergam seus tutores como algo muito importante. Nós damos a comida, o conforto, o carinho, levamos para passear e cuidamos quando eles se machucam ou adoecem. Então somos um recurso importante. E isso pode gerar desentendimentos entre os peludos.
Por isso tenha uma rotina para os dois cães. De preferência tente fazer tudo junto com os dois. Passeios, brincadeiras. Faça o possível para dar a mesma atenção e cuidados sempre igual para os dois.
Recompense a boa convivência
E a última dica para fazer o novo cão e o antigo se darem bem é recompensar a boa convivência. Ou seja, dê petisco aos dois quando eles estiverem juntos e tranquilos, sem se estranhar.
Pode ser também em outras ocasiões, como quando eles são carinhosos um com o outro. Ou quando eles estão brincando juntos. O petisco pode ser a melhor opção nos primeiros dias. Mas depois que esse comportamento da boa convivência estiver se repetindo mais, pode começar a recompensar com brinquedos e carinho.