Cuidados no verão para cães e gatos

É importante que sejam tomados cuidados no verão com cães e gatos. Esses bichinhos, assim como nós, notam a diferença da estação. E é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que cães e gatos sejam tratados no verão da forma correta.

É por isso que nesse artigo vamos falar sobre quais os cuidados. E o que você pode fazer para evitar que o bichinho tenha algum problema decorrente do aumento de temperatura. Proporcionando ao peludo um verão feliz e saudável.

 

Hidratação

Os animais também precisam se hidratar melhor nessa época. É por isso que cães e gatos precisam de cuidados no verão. E o mais importante é a hidratação. Se o peludo costuma não se dar bem com água e tende a beber pouca água no verão. Tem algumas coisas que você pode fazer.

Uma delas é espalhar potes de água pela casa. Muitas vezes é preguiça, e o peludinho sente sede, mas não vai. Outra coisa que você pode fazer é levar o animal até o potinho de água várias vezes ao dia, e sempre fazer um carinho e elogiar quando ele beber água.

Gatos precisam ser sempre mais estimulados a beber mais água devido a predisposição em doenças renais.

Durante a evolução os gatos aprenderam que água parada é morte, portanto adoram água corrente. Invista em fontes de água. Se você achar que fica caro pode pesquisar na internet tutoriais que ensinam a fazer fontes para gatos, fica bem barato e não é difícil.

Aqui em casa além da fonte, espalho pela casa potes de plástico transparente (de sorvete rsrsrs) cheios de água fresca, eles adoram os potes transparentes, não imagino o porquê.

Increva-se no nosso Canal YouTube/bigodesefocinhos 

Passeio

Para os cães o passeio é muito importante. Porém no verão, com as temperaturas ainda mais quentes, é importante ter cuidado. O chão pode queimar de verdade as patinhas do cão. Além de que alguns peludos podem vir a passar mal por conta do calor.

Está entre os cuidados no verão não passear quando estiver muito quente. Os melhores horários são de manhã antes das 9h e no entardecer depois das 16h. Assim você evita que o sol muito quente prejudique o cãozinho.

Banhos

Cuidados no verão

Os gatos não precisam de banhos recorrentes. Sendo que os cães é que tomam mais banhos. Porém a pele dos cães é muito mais sensível que a nossa. Os cãezinhos que tomam banho a cada 15 dias podem começar a tomar um banho por semana no verão. Vai ajudar a refrescar e deixar o peludo limpinho.

Lembrando que cães não são pessoas e não devem tomar muitos banhos. Se você é daqueles que dá 2 banhos ou mais por semana. Ou dá banho quando está para receber visitas mesmo que o último banho tenha sido recente, pode parar.

Cães naturalmente tem um odor mais forte, e se você quer um cão em casa precisa aceitar isso. O que você pode fazer é limpar a casa com mais frequência e usar desinfetantes que eliminam o odor dos peludos.

Tosa é necessário?

Nem todo cãozinho precisa de tosa no verão. Muita gente acha que só pelo fato do cão ser peludo é preciso tosar para evitar o calor. Acontece que algumas raças possuem pelagem dupla. Esses cães tem duas camadas de pelos. Elas são responsáveis por evitar que o cão passe frio e também calor. Ou seja, o cãozinho pode sim ser bem peludinho e não estar com calor no verão.

Dependendo do cão, exagerar na tosa pode causar dermatites e até mesmo fazer o pelo parar de crescer em algumas regiões. Ou começar a crescer de outras cores. Raças como Bernese Montanhês, Spitz Alemão e São Bernardo são raças com pelagem dupla. Se você tosar cães como esses pode fazer mal a eles.

Se você não sabe se seu cão tem esse tipo de pelagem, procure o seu veterinário de confiança e converse a respeito. Ele pode analisar a situação e te indicar o melhor a fazer no seu caso em específico.

Parasitas

Cuidados no verão

No verão as altas temperaturas ajudam os parasitas a se proliferar mais rapidamente. O que pode resultar em uma infestação de carrapatos ou pulgas. Essa é uma situação terrível que você com certeza quer evitar.

Então o melhor a fazer é manter em dia o medicamento contra os parasitas do seu bichinho. Tanto os parasitas externos como os internos, as vermes. Também é bom manter o ambiente bem limpinho. Limpando pelo menos duas vezes na semana. Pois 95% dos carrapatos se alojam no ambiente e não no animal.

Protetor solar

O sol faz bem até determinado momento. Os cães são os que passeiam, por isso devem usar o protetor solar ao sair de dia. Os gatos, no entanto, ficam em casa. Porém tanto gatos quanto cães amam tomar banho de sol.

Eles se deitam na primeira fresta de sol que encontrarem e tiram um belo cochilo. O motivo disso é a vitamina D. Porém animais de pelos brancos, ou os albinos ou semi albinos, precisam de maiores cuidados.

Se o seu animalzinho se encaixa nos animais que precisam de maiores cuidados, é bom ter protetor solar em casa. Eles são específicos para cães e gatos, nada de usar o seu. Também vale tentar evitar a entrada de raios de sol na casa nos horários da tarde. Com uma persiana, por exemplo.

Refrescando o bichinho

Vale investir em sorvetes especiais para animais. Ou até preparar o seu em casa. Usando iogurte natural e frutas como banana e morango. Bata tudo e depois é só colocar em copinho na geladeira.

Depois de congelado retire e dê para o seu pet. Ele vai amar e além de se refrescar é ótimo para enriquecimento ambiental. Gelo por si só também ajuda a refrescar o peludo.

Com gatos você pode tentar sorvetinho de sachê. É só acrescentar um pouco de água ao sachê e colocar em forminhas ou copinhos de café e colocar para congelar. Alguns gostam outros ficam sentados esperando derreter, sabe como são os gatos!

E diminua a ração seca e aumente a ração úmida, pode tirar suas dúvidas com seu veterinário de confiança.

Quem tem animais com problemas de respiração ou cães braquicefálicos. Aqueles com o focinho achatado. Por isso você deve fazer o possível para ter um ar condicionado em casa no verão. Por não conseguirem fazer a troca de calor, ficar em um lugar muito quente pode levar esses bichinhos a óbito.

Existem uns tapetes refrescantes nos petshops. Mas se você é mão de vaca como eu, um piso para banheiro atoalhado molhado em um cantinho fresco da casa vai fazer sucesso.

Alimentação

Cuidados no verão

A alimentação dos peludos não pode ser a mesma nessa época. Porém deve-se ficar atentoo a quantidade. Se o bichinho estiver mais preguiçoso e começar a dormir mais e se exercitar menos, então a alimentação também deve reduzir.

Essa é regra básica. Então para cuidados no verão ou não, sempre que o bichinho não se exercitar deve comer menos. Afinal ele não precisa de tanta energia como quando está ativo. E comida sem exercício é transformada em gordura. Você não quer seu pet obeso e mais predisposto a doenças.

No mais, é beber muita água, e pegar sol só  nos horários mais frescos, e isso serve para você também! Aproveite o verão com seu peludo! Lembre de se inscrever no nosso canal YouTube/bigodesefocinhos

E curtir nossa página no Facebook.com/bigodesefocinhosblog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *