Comunicação canina: Saiba como seu cão se comunica

Você sabe como é a comunicação canina? Os cães usam uma comunicação muito própria deles. Mas eles também entendem de certa forma os humanos e nós também podemos entendê-los de uma forma que facilite nossa comunicação com os peludos.

Nesse artigo você aprende sobre como é a comunicação canina e como você pode entender seu cão. E também se comunicar com ele. De uma forma que consiga melhorar sua convivência com ele. Afinal ele vai estar entendendo o que você quer passar, pois vai estar usando a linguagem dele.

Comunicação canina

Conteúdo

Cães e Humanos

Os cães são ótimos leitores dos humanos. Eles aprenderam com o passar do tempo a compreender muito de nossas expressões. Sabem quando estamos com raiva, alegres ou incomodados.

E muitas vezes os cães usaram essa capacidade de conseguir ler os humanos para se dar bem. Eles perceberam que fazer carinha fofa nos faz ficar felizes com eles. Dar um carinho e até mesmo uma comidinha. Por isso que se você dá uma bronca com voz fofa no cão ele não leva a sério.

A entonação da voz humana também é algo que os cães entendem. Eles aprenderam que voz mais aguda, fina e palavras doces significam que o humano está feliz. Enquanto voz firme e um “não” logo eles aprendem que o humano não gostou do que ele fez.

Inscreva-se no Canal Bigodes e Focinhos

Alegria

A felicidade é um dos sentimentos que mais enxergamos nos nossos cães. Muito natural que os cães demonstrem alegria balançando a cauda, colocando as orelhas para trás e até pulando. Quando feliz o cão costuma olhar para a pessoa, alguns cães até parecem sorrir.

Estudos indicam que os cães aprenderam que os humanos sorriem quando estão felizes. Assim eles incluíram essa expressão e também sorriem para demonstrar alegria e se comunicarem com os humanos.

Medo

Os cães também aprenderam a expressão de medo, no geral eles encolhem o corpo, colocam a cauda entre as pernas e tentam fugir. Tremer e aceleração da frequência cardíaca também são indicativos de medo.

Os cães podem ter medo de diversas coisas, desde pessoas, outros animais e cães e também de sons e objetos. Os cães podem partir para mordidas se estiverem com medo. Inclusive esse é um dos maiores motivos para as mordidas.

Confira também nosso artigo cobre otite canina

Tristeza

Comunicação canina

Os cães também sentem tristeza, eles podem inclusive entrar em processo de depressão. Cães vivenciam luto e podem ter problemas psicológicos desencadeados pelo tédio. A tristeza dos cães geralmente é reconhecida pela apatia e por se afastar de atividades que gostavam antes como brincadeiras.

Esses sinais também podem indicar uma doença, assim como falta de apetite pode ser sinal de depressão, mas também de outras doenças. Por isso fique atento ao seu cão. Pode não ser simplesmente tristeza, vale a pena procurar ajuda do veterinário nesses casos.

Pedindo atenção

Os cães também pedem atenção. Atenção inclusive é um dos recursos mais importantes. Ganhando atenção ganham carinho e também comida. Para pedir atenção ou outras coisas os cães costumam fixar o olhar na pessoa ou no que querem.

Eles também podem chamar sua atenção com a pata e alguns vocalizam latindo. Se o cão se acostumar desde cedo a pedir latindo incessantemente ele vai manter esse comportamento enquanto não for ensinado o contrário.

É importante lembrar que o próprio tutor incentiva esse comportamento no cão. Quando o cão late a primeira vez e ganha algo ele aprende que é só latir para ganhar. Por isso a culpa não é do cão e sim do humano.

 

Aviso antes de ataque

OS cães não são agressivos por natureza, para chegar a uma mordida, qualquer cão, não importa raça ou tamanho, precisou passar por um longo processo de estresse. Geralmente eles foram agredidos e atacam por medo.

Mas também pode acontecer de não terem tido nenhum convívio com outras pessoas ou cães. O que pode torna-los mais territorialistas. Ou até mesmo atacar por medo do desconhecido. Antes disso esses cães dão sinais.

Os principais sinais são pelos eriçados, corpo rígido, dentes a mostra. Esses cães também podem rosnar e latir, muito provavelmente eles estão dando um aviso de que não querem a aproximação do outro.

Querendo brincar

Os cães também dão sinais quando querem brincar ou estão contentes com a brincadeira. Deitar as patas dianteiras no chão e manter o bumbum alto enquanto pula é um claro sinal de que o cão está chamando para brincar.

Eles dão esses sinais tanto para humanos, quanto para outros animais. Colocar as orelhas para trás enquanto balança a calda também são sinais de que o cãozinho está feliz com a brincadeira e quer continuar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre divórcio e saiba quem fica com o cão

Evitando conflitos

Comunicação canina

Como falamos a comunicação canina é muito baseada em linguagem gestual. Para evitar conflitos os cães tendem a desviar o olhar, inclinar-se para um dos lados e até levantar a patinha. Tudo isso indica que ele não quer briga. É como se ele dissesse que não tem condições de brigar e por isso não vai incomodar o outro.

Esse comportamento é melhor observado em cães juntos quando um se demonstra incomodado com o outro. E o cão que não quer brigar age assim. Mas também pode acontecer do cão dar esses sinais a humanos. Quando leva uma bronca muito longa, vê o humano irritado e não entende aquilo.

O cão que quer evitar conflitos também pode deitar de barriga para cima. Por muito tempo acreditou-se que isso era sinal de submissão. Hoje com a teoria da dominação considerada mito, acredita-se que o cão está dando um sinal que não vai entrar em conflito.

Cada cão é um cão

É lógico que foram feitos estudos para entender a comunicação canina e a linguagem que eles usam. Porém cada cão é um cão e eles podem sim ter características únicas. E ter um jeitinho todo especial de te dizer algo.

Por isso conheça seu cão, saiba como ele é, como ele reage as coisas e o que deixa ele alegre, com medo ou como ele age em várias ocasiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *