Antes de adotar um gato você precisa se preparar e aprender como cuidar do seu novo amigo. Adotando um gato você vai conhecer amor incondicional e é bom estar preparado, existem coisas que você precisa saber antes de adotar uma gato para retribuir esse amor.
É por isso que vamos falar nesse artigo sobre 8 coisas que você precisa saber antes de adotar um gato. Então confira esse artigo com muita atenção e antes de tomar a sua decisão de adotar um gato leve em consideração tudo o que for mais importante para proporcionar uma vida saudável, feliz e tranquila ao gatinho.
Conteúdo
Segurança em Primeiro Lugar
Gatos devem ser mantidos dentro de casa sempre!! As “saidinhas” servem para o gato contrair doenças, ser agredido por humanos não tão humanos, se acidentar… enfim o gato na rua fica exposto a inúmeras situações muito ruins.
Telas nas janelas sempre! Todo gateiro consciente sabe disso. Lembrando também que grade não é tela. O espaço vazado tem que ter no máximo 5 centímetros, porque gatos conseguem passar por espaços pequenos.
Se você não está com condições de mandar fazer uma tela no serralheiro, existem várias opções no mercado. Já vi gente que usa tela de aramado, dessas que camelô usa para expor óculos. Aqui em casa em algumas janelas coloquei tela mosquiteira, já vem pronta e é só prender com fita velcro, funciona muito bem.
Já vi gente que coloca tubo de PVC ou tiras de garrafa pet no muro para impedir que o gato escale. Quem quer dá um jeito e garante a segurança do gato.
A casa precisa ser adaptada
Os gatos são animais ativos, eles fazem exercícios e precisam morar num lugar adaptado. A casa precisa ter arranhadores para que possam trabalhar as garras e também se esticar. Exercitando e alongando o corpo.
A boa notícia é que a casa não precisa ser grande! Como adoram escalar, se você usar as paredes da casa com prateleiras, o espaço se multiplica! O gato vai ficar feliz mesmo se a sua casa ou apartamento for pequeno. Caixas de papelão empilhadas também fazem sucesso!
O importante é ter um arranhador com uma boa altura, um metro mais ou menos, e que esteja bem firme. Você encontra vários modelos no mercado, mas um arranhador é, basicamente, um cano de PVC com corda de sisal colada e preso a uma placa de madeira para dar firmeza.
Na internet você encontra várias ideias, tem arranhador feito com tiras de papelão, com sisal…Aqui em casa eu colei um capacho de fibra de coco em uma parede e eles gostam mais do que do arranhador do petshop.
Também é preciso que tenham água fresca sempre a disposição. Isso é muito importante! Gatos preferem água corrente, mas se você não puder comprar ou fazer uma fonte tenha vasilhas com água limpa e fresca em vários lugares.
Uma cama que seja quente e aconchegante. Uma caixa com um cobertor ou camisa velha, já quebra um galhão! Principalmente se estiverem com o seu cheiro!
Caminhas suspensas são uma boa opção. Tem gateiro que amarra fronha nos pés de uma cadeira, e os gatos amam!
É sempre bom lembrar que gatos são animais mais friorentos, e dependendo do tipo de pelagem é bom mantê-los aquecidos.
Confira também nosso artigo sobre histórias de gatos que salvam vidas
Gatos não são tão independentes assim
Gatos são independentes, porém são animais carinhosos e muito apegados aos tutores. Não podem passar muito tempo sozinhos, pois podem ficar estressados, agitados e até depressivos.
Desde que tenham água, comida e caixa de areia limpa, gatos podem passar até três dias sozinhos, mas irão sentir saudades!
Leia também nosso artigo sobre gatolescência, você sabe o que é e como lidar?
Crianças
Crianças pequenas e às vezes até as maiores, podem machucar os gatos sem querer. Além de que podem estressar o gatinho gritando e puxando-o. É preciso ensiná-las sobre como brincar com o gato. Que se pegar nele de certas formas ou puxar vai doer.
Também é preciso manter um espaço tranquilo para o gatinho longe das crianças da casa. E ensiná-las sobre respeito e empatia usando o peludo pode ser uma boa ideia. Ensine as crianças que se o gatinho não quiser brincar elas precisam respeitar.
Outros Pets
Gatos são animais muito territorialistas, se você tem outros pets na casa é importante saber antes de adotar um gato que você vai ter que dedicar tempo na adaptação deles.
Talvez seja necessário manter os animais em ambientes separados de modo que eles sintam o cheiro um do outro, e se acostumem.
A comida deles deve ser colocada próxima para que eles associem a presença do outro a uma coisa boa (comida). Mas eles não podem se tocar, cada um deve estar em um ambiente, separados por uma porta ou grade.
Vale a pena castrar o gato. Além de evitar uma série de problemas de saúde e prolongar a vida do bichano, você ainda o ajuda a ficar mais tranquilo.
Paciência
Para educar um gatinho é necessário muita paciência e dedicação. Ser paciente com seu felino e ajuda-lo a se desenvolver positivamente é como uma prova de amor.
E os gatinhos precisam sim de muito amor e carinho. Respeite a personalidade do seu gato e eduque positivamente.
É preciso respeitar o espaço do seu bichano e conhecer o jeitinho dele. Amando ele sem tentar forçar contatos que o deixem desconfortável.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 dicas para fazer seu gato te amar
Seja simples
Ter condições financeiras de manter o pet é algo a se pensar bem antes de adotar um gato. Seja simples! Você obrigatoriamente vai ter que gastar com vacinas, vermífugo, anti-pulgas, castração e ração, mas não é nada “do outro mundo”, com um pouco de planejamento dá tudo certo.
O gasto maior seria a castração, mas existem serviços gratuitos. Fique antenado e procure informações sobre isso na sua cidade.
Você vai precisar de brinquedos para manter o gato feliz. Mas uma bolinha, que pode até ser de papel, uma caixa de papelão, uma fita amarrada no ventilador… tudo isso deixa o gato muito feliz!
Aceite a mudança de rotina
Ter um animalzinho de estimação significa que a sua rotina vai mudar. Você vai precisar adequar a sua vida a atenção e cuidados que o seu gatinho vai precisar. Principalmente se o gatinho for filhote, pois são muito frágeis e precisam de muitos cuidados.
Gatos gostam de limpeza, não usam banheiro sujo, portanto você vai ter que limpar a caixa de areia duas vezes ao dia, de manhã e a noite.
É preciso se atentar ao fato de que o peludo precisa de comida na hora e quantidade certa, além de que você deve estar atento para sinais de dores, incômodos e qualquer pequeno sinal de uma doença. Pois gatos fazem o possível para não dar nenhum sinal de dores.
Tomando esses cuidados você e seu gatinho serão muito felizes juntos, e você vai conhecer o que é amor incondicional de verdade.