Agressividade felina: Causas e soluções

Muita gente acha que agressividade felina é algo muito normal. Muitas pessoas até enxergam os gatos no geral como animais agressivos. Mas não é exatamente assim. Esse não é o comportamento mais aceitável e tem como lidar.

Mas é preciso antes entender as causas e entender o seu gatinho. Assim você consegue lidar da forma certa com a agressividade felina e resolver esse problema.

Lembrando que os gatos não são por natureza animais agressivos. Mas algumas situações podem torna-los mais agressivos. E em alguns casos o gatinho está apenas sendo mal interpretado pelos humanos.

Agressividade felina

Conteúdo

Brincadeira X Agressividade

Como comentamos, nem todo episódio de mordidas ou unhadas significa agressividade felina. Os gatos possuem algumas formas mais peculiares de brincar. E é normal para alguns gatos dar “botes” nos seus humanos.

Se você tem um gatinho é bom começar a aceitar que às vezes eles fazem essas coisas mesmo.  Se o seu gatinho se escondeu em um cantinho e esperou você passar para pular em você. Provavelmente isso é uma brincadeira.

Por isso é importante aprender a conhecer o seu gatinho. Os movimentos e sons que eles emitem falam muito. A comunicação deles é bastante corporal. Então pode começar a observar melhor o seu bichano.

Excesso de energia

Sim! O gatinho pode não estar se exercitando o suficiente e estar com excesso de energia. Eles são animais que precisam gastar a energia com atividades que podem relembrar seus instintos de caça.

Os gatos são caçadores por natureza e brincadeiras que incentivam esses instintos são ótimas. Também é legal pensar em objetos para arranhar. Pois os gatos também se exercitam arranhando. Tenha escaladores, arranhadores e deixe tudo o mais divertido possível.

Traumas

Os gatos são animais muito desconfiados e podem ficar traumatizados quando não tratados direito. Pode acontecer – e não é raro- do gato sofrer algum maltrato quando filhote. E isso pode se refletir por toda a sua vida adulta como agressividade felina.

Esse tipo de maltrato pode ser abandono, ser machucado, privado de suas necessidades básicas. Ou até mesmo não ser manuseado da forma correta, podendo machucar o gatinho.

Por isso é de extrema importância que ao adotar um gatinho você esteja ciente da história dele. Assim vai saber o que pode esperar. E vai saber também qual a causa da agressividade nesse caso e como lidar.

Agressão redirecionada

Essa causa da agressividade felina tem duas vertentes, a frustação e o territorialismo. Sim, gatos são animais muito territorialistas e podem ficar irritados ao ver outro gato perto da casa deles.

Então pode ser uma ocasião em que viu um gatinho pela janela e inconscientemente ele te arranha e te morde redirecionando a agressão dele. Que na verdade seria para o gatinho da rua.

Também pode acontecer do gatinho conviver com outros gatos na sua casa. Então você dá uma bronca nele por algum motivo e ele saiu batendo nos colegas. Isso é agressão redirecionada, por causa da frustração de ter levado uma bronca. Ou algo parecido.

Leia nosso artigo sobre dicas de como adaptar a casa para gatos

Carinho errado

pet-sitter

Outro motivo comum para a agressividade em gatos é o dono estar fazendo carinho errado. E dá para fazer carinho errado? Dá sim. A maioria dos gatos não gosta de carinho em excesso.

Então aprenda a entender o seu gatinho e os sinais que ele dá. Se ele te chuta ou tenta fugir quando você faz carinho, então ele não está gostando. Se ele fecha os olhos, ronrona e fica quietinho e tranquilo. Então pode continuar como está.

Consulte o veterinário

A agressividade felina pode estar ligada a problemas de saúde. Então antes de tudo vale a pena levar o seu gatinho ao veterinário. Explique como e quando ele fica agressivo e como se ouve alguma mudança comportamental.

Um veterinário de confiança vai avaliar a situação. Provavelmente fazer algum exame e então dizer qual a possível causa dessa agressividade.

Atividades

Uma boa forma de lidar ou evitar a agressividade é proporcionando atividades para o gatiho. Se ele tem o que fazer, coisas para escalar, lugares para arranhar, brinquedos para passar o tempo. Então será muito mais provável que ele se torne menos agressivo.

Pois você vai estar gastando a energia dele. E isso vai fazer ele não direcionar energia em excesso para agressividade.

Castração

Agressividade felina

Como muito da agressividade está ligada a territorialismo e a outras coisas que tem a ver com os hormônios. Uma coisa boa é castrar o seu gatinho. Assim além de proporcionar uma vida mais saudável e mais longevidade. Ainda evita agressividade e comportamentos desencadeados pelos hormônios.

Leia também nosso artigo sobre 7 coisas para não fazer com o gato

Respeite o gato

E provavelmente a melhor das dicas é respeitar o seu gatinho. Sim, os gatos geralmente não são muito chegados a carinho em excesso e a outras coisas. Então é sempre bom observar e conhecer seu gato.

E principalmente respeitar o bichano. Aprenda a respeitar os limites dele, o jeitinho dele e não tentar forçar seu gato a ser de outro jeito. Se ele é agressivo por trauma, então mais do que nunca você deve se esforçar para ganhar a confiança dele.

Pode ser difícil. Mas se você se dedicar, respeitar o gatinho e mostrar a ele que não há nada a temer. Então é bem provável que com o tempo ele comece a se aproximar e ficar mais calmo na sua presença. Diminuindo a agressividade gradativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *