7 Coisas Que Cães Gostam Absurdamente

Você sabe quais coisas que os cães gostam? A gente sabe de algumas só por conhecer nosso cão. Mas muitas vezes deixamos alguma coisa passar batido. E aí temos algumas atitudes que os cães não gostam.

Por isso nesse artigo vamos falar sobre algumas coisas que os cães gostam. Pelo menos a maioria deles é louco por essas coisas, e por isso você vai ter como proporcionar uma vida muito mais feliz para o seu melhor amigo.

 

Conteúdo

Ambientes tranquilos

Mesmo os agitados são bem chegados em ambientes calmos. A agitação de carros e pessoas ou barulhos altos assusta muito os cães. Vale relembrar que a audição deles é mil vezes mais potente que a nossa e por isso qualquer som é aumentado.

É por isso que entre as coisas que os cães gostam está ambientes calmos. Por isso tente colocar a caminha do seu peludo e o local onde ele come no lugar mais calmo possível. Longe de barulhos e agitação como crianças. Assim o cãozinho pode aproveitar com tranquilidade os momentos de relaxamento dele.

Conforto

Os cães assim como nós e qualquer outro ser vivo, vão gostar de se sentir confortável. Além do conforto físico de uma caminha fofa ou um bom aconchego na cama ou sofá com o tutor. Eles também associam conforto à segurança.

Ou seja, quanto mais o cão se sente seguro no lugar mais ele fica confortável. A posição de dormir do cão indica muito sobre esse assunto. Quando o cão dorme relaxadão de barriga para cima, por exemplo, ele está se sentindo seguro na casa e por isso ele fica confortável.

Mas nem todo cãozinho se acostuma a cama. Embora eles amem conforto, ainda são cães. E podem muito bem preferir dormir no chão do que na caminha. Nesse caso você pode experimentar outras caminhas, levando ele a pet shop mesmo e vendo se ele prefere alguma. Ou pode aceitar que ele prefere o chão e tentar colocar pelo menos um tapete para evitar o contato direto.

Poder ser cachorro

Novo cão

Pode parecer meio ridículo falar isso, mas cães amam poder ser cães. Isso por que os peludos adoram fazer coisa de cachorro, como se espojar na terra durante o passeio. Ou latir pra um carro ou um pombo. E correr quando dá vontade.

Cães amam poder ser cachorro e quando você o impede de fazer essas coisas você o priva de viver a natureza dele. É bom sim educar o cachorro, mas leve ele para parques, deixe ele se sujar de vez em quando, deixe ele brincar com outros cães e correr atrás de um pombo ou latir um pouco.

A não ser que seja realmente necessário, não exagere em roupinhas e não leve o cão sempre em bolsas ou carrinhos. Deixe ele caminhar. Não exagere em enfeites e abra mão de perfumes, são desnecessários e podem fazer mal. Aceite que seu cão é um cão e não um brinquedinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 11 alimentos proibidos para os cães

Novidades

Cães ficam entediados com facilidade e isso pode gerar uma série de problemas. Esses problemas podem ser sérios como o cão desenvolver uma depressão, agressividade ou dermatite por lambedura. Além dos problemas mais comuns como comportamentos indesejados, como latidos excessivos e destruição.

É por isso que os cães amam brincadeiras novas. Novidades dentro da rotina deles são sempre bem-vindas. Então vale a pena inventar uma brincadeira nova ou trazer um brinquedo diferente. Levar ele por outro caminho ainda não explorado no passeio.

Então faça o possível para trazer uma novidade. Muitas vezes um kong sendo oferecido apenas uma ou duas vezes por semana, sempre com um recheio diferente, pode ser a solução para deixar seu cão bem menos entediado e muito mais feliz.

Boa comida

Quem não gosta de se alimentar bem? Os cães não são exceção, eles adoram boa comida. Se você oferece ração ao seu peludo, tudo bem, mas busque por rações de qualidade, com boa palatabilidade e digestibilidade.

Ou seja, que tenham um bom sabor e também que sejam bem digeridas pelo cão. Assim além de gostoso, ele não sente desconforto com a digestão. Isso vai ajudar ainda na saúde do cão e a reduzir o volume de fezes. Pois o organismo dele vai conseguir absorver mais nutrientes.

Para petiscos você pode usar aqueles do mercado e pet shop sim. Mas também é legal investir em uns petiscos naturais. Não precisa ser todo dia, você pode oferecer um pedaço de mamão, banana ou cenoura. Mas é bom se informar sobre o que os cães podem ou não comer.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre 31 alimentos que cães podem comer

Passeio

Podem existir exceções sim de cães que não gostem de passear, mas essa situação certamente está ligada a um trauma. A verdade é que os cães precisam passear. Claramente alguns mais e outros menos, mas todos eles precisam sair diariamente.

Passear está entre as coisas que os cães gostam por que é uma atividade que os liga a seus antepassados. Seus ancestrais, os lobos, caminhavam por longas distancias todos os dias. O que significa que eles se sentem bem caminhando.

Além de andar eles também ficam mais felizes ao ver pessoas, outros animais, coisas novas e sentir cheiros. Colhendo muitas informações sobre outros cães e pessoas que já passaram por ali. Então passeio, mesmo que por 15 minutinhos para os que não conseguem caminhar tanto, é muito importante.

Atenção

Os cães amam passeio, não é a toa que é considerado pelos adestradores como um dos recursos mais valiosos. O adestramento positivo, por exemplo, consiste em não dar atenção ao cão quando ele faz algo errado e dar atenção quando ele acerta. Levando o cão a repetir comportamentos que o fazem ganhar atenção e outras recompensas.

Então se você é o tutor do cão, ele vai ficar extremamente feliz em ganhar sua atenção. Tente dar atenção nos momentos certos, para não estragar a educação do cãozinho. Mas não deixe de encher ele de atenção e carinho no cotidiano.

Não receber atenção nunca, como por exemplo, o tutor passar o dia todo fora e depois não brincar com o cão quando chegar, pode deixar o bichinho até deprimido.

1 comentário


  1. Gostaria de dicas como encinar o meu cachorrinho. A fazer xixi no lugar certo. Ele é um filhote de labrador. Peguei ele hoje .Obrigado

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *