Cachorro que não quer comer: Causas e como lidar

Geralmente os cães amam comer, mas cachorro que não quer comer também é algo comum. Falta de apetite pode ser um sinal de diversas doenças, mas também pode ser charme do cãozinho.

Nesse artigo você aprende sobre as causas e como agir em relação ao cachorro que não quer comer. Como podem ser várias causas diferentes é importante conhecer bem seu cão e observar todos os sinais que venham junto com a falta de apetite. Assim você pode cuidar dele melhor.

Conteúdo

Cão enjoado da ração

Pode acontecer do cachorro enjoar da ração e querer algo mais gostoso. Quem não vai enjoar de comer todo o dia a mesma coisa? Ainda assim uma ração de qualidade e na porção correta para o peso e porte do seu cão é a comida ideal.

Se o cãozinho recebeu recentemente uns petiscos ou se você deu uma comidinha humana para ele. Pode acontecer do cachorro estar fazendo charme para receber um agrado. Ainda mais por que os tutores costumam ficar desesperados e oferecer um sachê, carne ou outra comida mais saborosa.

Mudança da comida

Alimentos que os cães podem

Mudar repentinamente o alimento do seu cão pode incomoda-los. Assim o cachorro que não quer comer pode estar estranhando a nova alimentação. Quando, por exemplo, o saco de ração que o seu cão come acabou e você vai comprar mais e compra uma marca de ração diferente.

O cachorro pode se recusar a comer essa nova ração. Cães tem um estômago muito mais sensível que o nosso e adoram rotina. Então sim, eles gostam de comer coisas saborosas, mas não se dão bem com mudanças radicais e bruscas, principalmente se a novidade for outra ração e não um pedaço de carne.

O ideal é que mudanças de ração sejam feitas gradativamente. Ou seja, misture as rações começando com pouca ração nova e aumentando essa ração nova e diminuindo a antiga aos poucos. Dentro de uma semana você já consegue inserir a nova ração sem causar problemas intestinais.

Tristeza

Cães tristes ou em depressão podem se recusar a comer. Inclusive essa é uma causa bem comum. O cachorro pode estar triste pela perda de alguém a quem era próximo, seja humano ou outro animal.

Fazer poucos exercícios, sair pouco, não ver outras pessoas ou animais também pode fazer o cão ficar triste, entrar em depressão e consequentemente se recusar a comer. Então fique bem atento ao seu cão e conheça a personalidade e hábitos dele.

Se o cãozinho der outros sinais como não querer brincar. Chorar, passar muito tempo se escondendo. Demonstrar outras mudanças de comportamento como irritabilidade, tudo isso podem ser sintomas de algum problema de origem psicológica.

Velhice

Cachorro que não quer comer

Quando os cães envelhecem o trato intestinal deles também vai ficando cada vez mais sensível. Com a velhice a necessidade energética também diminui. Afinal o cãozinho não faz mais tantas atividades e não fica mais pulando e querendo brincar tanto quanto antes.

Se seu cão está mais velhinho e começou a se recusar a comer, caso você ainda o alimente da mesma forma que alimentava antes. O ideal é procurar um veterinário responsável. Ele vai te orientar sobre como mudar a alimentação do seu peludo.

Existem rações especiais para os cães idosos. As necessidades nutricionais mudam com a idade. Por isso é muito importante adequar a alimentação dele a idade. Isso vai evitar problemas intestinais e também a obesidade no seu melhor amigo.

Gastrite

Quem tem gastrite sabe como essa doença é horrível. Causa incômodo, dores e vômitos. Os cães também podem ter gastrite. O cachorro que não quer comer pode estar com gastrite. Então é muito importante estar de olho no seu peludo. Conheça bem o seu cão, assim você pode reconhecer qualquer sintoma.

A gastrite nos cães é assim como nos humanos, uma inflamação na mucosa que reveste o estômago. Os cachorros no geral já tem um aparelho digestivo mais sensível, imagina com inflamação. Se você desconfia que o peludo esteja com gastrite é muito importante observar todos os sinais e levar o cãozinho o mais rápido possível até o veterinário.

Outras doenças

O cachorro que não quer comer também pode estar com outros problemas de saúde. Como cinomose ou uma virose. Não dá para saber sem observar o caso específico de cada peludo. Mas falta de apetite é um dentre vários outros sintomas.

Então observe se a barriga está inchada, se ele apresenta dor quando você toca na região. Febre, choro, o fato do cão se enrolar protegendo a região abdominal –principalmente se ele não tem esse costume – tudo isso são sinais que podem indicar uma doença.

Como lidar com cão enjoado

Cachorro que não quer comer

Se você averiguou todas as possíveis causas e agora tem certeza que seu cachorro está enjoado da comida. E provavelmente está jogando um charme não comendo para ganhar algo mais saboroso. Vai ser preciso muita força de vontade para superar isso.

O primeiro passo é ter horários para as refeições. Coloque a alimentação dele de manhã e de noite sempre nos mesmos horários. Se ele não comer dentro de meia hora retire e espere o próximo horário.

O cãozinho vai ficar com fome após duas refeições perdidas e vai voltar a comer. Então você deve manter esses horários e esperar mais ou menos duas semanas antes de voltar a dar petiscos ou incrementar a ração.

Vale tentar variar a ração dele de vez em quando colocando, por exemplo, vagem cozida ou até um ovo misturado a refeição. Afinal é mesmo chato comer sempre a mesma coisa todos os dias.

Você também pode gostar de ler Alimentos Que Os Cães Podem Comer

Procurando o veterinário

Se o seu cãozinho parece bem e você acha que ele está fazendo charme, mas o cachorro já não come há três refeições. Leve-o ao veterinário. Ele pode estar com algum problema que você não está enxergando. Por isso é muito importante conhecer muito bem seu cão, a personalidade dele e todos os hábitos e jeitinho do seu peludo.

Caso o cachorro que não quer comer dê outro sinal, como ficar recluso, triste, ter alguma dor, febre, vômito. Leve o peludo ao veterinário com urgência, não espere. Ele com certeza está doente e precisa de cuidados de um médico veterinário. Saiba informar todos os sintomas e mudanças que apareceram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *