Você sabe quais os alimentos que gatos não podem comer? Alguns já é de se imaginar, tendo em vista que também são proibidos para os cães. Mas outros podem ser uma surpresa. É preciso muito cuidado com esses animais, pois embora não pareça para algumas pessoas, eles são animais frágeis.
Aprenda nesse artigo sobre como cuidar de gatos e quais os alimentos que você não pode oferecer a eles. Cuidando assim de uma forma melhor do seu melhor amigo.
Conteúdo
Atum
Difícil imaginar que atum pode fazer mal a gatos, já que é um alimento que muita gente associa a eles. Mas o atum está entre os alimentos que os gatos não podem comer. Eles não podem comer o atum feito para humanos, pois não tem os nutrientes que os gatos precisam então a longo prazo pode fazer mal além de poder causar envenenamento por mercúrio.
Leite
Outro alimento que tem a cara de gatos, mas está entre os que eles não podem ingerir. O leite que tomamos é muito forte pra eles e a maioria dos gatos tem intolerância ao leite. Então faça o possível para que o seu gatinho não tome leite.
Por mais que ele peça e que você ache fofo, fique esperto e faça o melhor para o seu amiguinho. Então evite oferecer leite ao seu bichinho ou deixar que ele tenha acesso.
Cafeína
Assim como nos cães, a cafeína faz mal aos gatos por afetar seu sistema nervoso. Péssima ideia dar café ou qualquer alimento com cafeína para gatinhos. Por isso se você tem esse costume, saia que com o tempo ou se você der um pouco mais sem perceber isso pode atacar o sistema nervoso do seu gatinho.
Causando tremores musculares, convulsões, palpitações e outros problemas. Você com certeza não quer ver seu gatinho sofrendo.
Chocolate
Chocolate é um veneno para gatos, eles não devem comer chocolate de nenhuma forma. Os gatos não processam bem a teobromina, assim como os cães. Ou seja, é tóxico para eles. A quantidade que faz mal pode variar, mas o ideal é não dar nem um pouquinho. Principalmente para gatos que são animais menores, por isso é um dos alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum.
Alho, cebola e temperos
Esses temperos fazem muito mal ao intestino dos gatinhos e não devem ser ofertados a eles de forma alguma. Sejam crus ou cozidos na comida, não devem ser ofertados aos gatos. Por isso nada de dividir a sua comida com o gatinho, deixe sua comida bem longe do seu amiguinho.
Plantas
As plantas são muito perigosas para os gatos, eles costumam ser muito atraídos pelas plantas e comem grama quando precisam de vermifungação. Mas algumas plantas são tóxicas para os gatinhos e podem mata-los. Por isso tome muito cuidado e converse com seu veterinário de confiança sobre as plantas que você tem e quais o seu gato não pode ter acesso de jeito nenhum.
Abacate
Assim como aos cães, a substância chamada persin que existe em abacates e suas folhas, casca e semente. Também é tóxica para os gatos. Por isso deixe esse alimento bem longe do seu gatinho para evitar que ele coma e tenha um problema sério.
Pão
Gatos não precisam dos carboidratos do pão, o que é energia para nós, para eles pode ser só gordura. Já que eles não tiram energia desse tipo de alimento. Então os gatos podem se tornar obesos se comerem pão com frequência.
Por isso se você quer seu gatinho feliz e saudável não vale a pena dar pão para ele. Principalmente se tratando de gatinhos castrados, que tem ainda mais chances de engordar, já que o metabolismo diminui com a castração.
Uvas
Assim como nos casos dos cães, não se sabe como, mas uvas causam insuficiência renal em gatos. Então alguns donos de gatos costumam dar uvas para eles como petiscos e agradinhos. Isso não é legal, afinal as uvas fazem mal aos gatos, por isso esse é um dos alimentos que gatos não podem consumir.
Ossos
Ossos de galinha e até espinhas de peixe podem fazer mal aos gatos. Os gatos não sabem que não podem comer as partes finas e podem se machucar furando algum órgão, assim como a gordura desses alimentos também podem provocar problemas intestinais. Por isso o mais recomendado é não oferecer esses alimentos.
Se você quer oferecer alimentos naturais ao seu gatinho procure a orientação de um veterinário responsável. E prepare os alimentos sem ossos e gorduras, de forma que sejam para o consumo próprio de gatos.
Doces
Nada de guloseimas para gatos, doces e outras comidinhas humanas além de engordar o bichano e leva-lo a uma provável obesidade, não são saudáveis. Não são bons nem para humanos, então nada de dar essas coisinhas para seu gatinho.
Fígado
Fígado em grandes quantidades não é bom então não ofereça aos gatos. Afeta os ossos, causa osteoporose e não deve ser ofertado aos felinos. Por isso se você tem um gatinho e costuma dar fígado, mesmo que pouco, é melhor parar logo.
Comida de cachorro
Às vezes a pessoa tem cachorro e gato e prefere comprar alimento para apenas um e dividir para os dois. Se você faz isso é bom parar logo. Comida de cachorro é para cachorro, ofereça ao gato alimento próprio para gatos.
Eles são animais que precisam de muita proteína, mais do que os cães. Então quando você alimenta um gato com ração de cachorro não está dando a ele todas as proteínas e nutrientes que ele realmente precisa.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre os alimentos proibidos para cachorros
Veterinário
A nossa dica é procurar um veterinário e fazer uma alimentação equilibrada e saudável para o seu gato. Caso você tenha interesse em alimentá-lo de forma natural, abrindo mão de rações. Nesse caso ele precisa ainda mais do acompanhamento de um veterinário em relação a alimentação.