Todo mundo sabe que é importante que o cachorro tome banho regularmente. Mas, com certeza você vai gostar de umas dicas para fazer o banho do cachorro mais fácil, rápido e simples.
Nesse artigo reunimos umas dicas para você poder dar banho no seu cachorro em casa sem se atrapalhar.
Veterinários indicam que pode se dar banho no cão de quinze em quinze dias, mas pode ser uma vez por semana se estiver fazendo muito calor. Isso pode reduzir alergias, do cão e do tutor, e protege contra infecções de pele.
Porém, banhos diários não são indicados e podem fazer mal ao cãozinho. Siga sempre a orientação do veterinário.
E ninguém quer o seu amiguinho andando pela casa fedido e sujo.
Conteúdo
Prepare o banho do cachorro
Deixe tudo pronto com antecedência. É horrível perceber que está faltando alguma coisa depois que você já molhou o cachorro.
- Coloque um piso antiderrapante no fundo da banheira para evitar que o cachorro escorregue. Uma toalha quebra o galho com sucesso.
Isso é muito importante porque os cães se estressam muito se não conseguirem ficar em pé sobre as quatro patas sem escorregar.
- Tenha uma toalha seca para evitar que o cachorro se sacuda entre as lavagens e dê um banho em você.
- Você precisa de uma outra toalha seca para o final do banho.
Assim, você vai precisar de três toalhas, uma para o fundo da banheira, uma para a secagem entre as aplicações do shampoo e enxague final, e uma para a secagem do cão depois do banho.
- Deixe o shampoo perto da banheira. O ideal é usar um shampoo específico para cães, os produtos para humanos, mesmo shampoo para bebês, não tem o PH adequado para a pele dos cachorros.
- Coloque um pedaço de esponja de aço no ralo, ela vai agarrar os pelos e evitar entupimentos futuramente.
- Proteja as orelhas do cachorro com um pedaço de algodão para evitar que entre água no ouvido do cão. Lembre-se de tirar o algodão depois do banho. Peça ao veterinário para mostrar a você como fazer corretamente.
- Aqueça a água e encha a banheira antes de colocar o cachorro dentro dela. Se o cachorro não for um amante dos banhos o barulho da água corrente pode aumentar o seu estresse.
Fique calmo!!
Se você gritar, ou o cachorro perceber nervosismo em você, ele vai ficar tenso e tentar fugir do banho.
Por isso é importante preparar tudo com antecedência!
Se necessário coloque a guia e vá fazendo carinho no cachorro e oferecendo alguns petiscos. Ele vai associar o banho a um momento agradável.
E mesmo se o cão resistir e não quiser entrar no banho, não perca a calma! Fique firme e tranquilo, assim aos poucos você vai acalmando o cachorro.
Você também vai gostar de conhecer 7 Dicas de higiene canina simples
Escove o pelo
É bom escovar o cachorro antes do banho, principalmente os que tem pelo longo. Isso vai facilitar a penetração do shampoo.
Hora do banho
Coloque o cachorro na banheira, use uma canequinha ou o chuveirinho para molhar o pelo até a pele.
Vá espalhando o shampoo e esfregando começando pelo pescoço e descendo pelo corpo, lavando o rabo e as patas.
Com essa barreira de espuma na base da cabeça se impede que pulgas e carrapatos subam e cheguem até as orelhas.
Continue conversando calmamente com o cachorro e permaneça com uma atitude alegre e tranquila.
Enxague
Quando o cachorro estiver todo ensaboado destampe o ralo. A palha de aço que você colocou no ralo vai impedir que o pelo cause entupimento no ralo.
Com o chuveirinho vá enxaguando o pelo. Enxague várias vezes até tirar todo shampoo do pelo e da pele com água limpa.
Secar
Cães adoram o seu cheiro natural. Se você vacilar na secagem o cachorro vai correr para se sacudir e se esfregar na terra do jardim.
Quando pelo e a pele do cão estiverem sem nenhum shampoo comece a esfregar o cachorro com a toalha seca.
Cubra o cão com a toalha seca. Vá secando a cabeça, as orelhas e as patas. Esfregue a toalha para tirar todo excesso de água.
Também é bom você ler nosso artigo sobre porque escovar os dentes do cachorro
Secador ou não?
Se o seu cachorro não tem medo do barulho do secador, você pode usar sim. Mas ele fica assustado com o barrulho, é melhor não insistir e usar uma toalha a mais. Em cidades mais quentes, no calor do verão, talvez nem seja necessário.
Lembre-se sempre de usar o secador na temperatura mais fria e a uma distância que o calor não chegue até a pele do cão. Quem faz escova no cabelo sabe como é horrível quando o calor do secador atinge o couro cabeludo! Isso dói!
Existem secadores especiais para cães, eles apenas sopram a água para fora do pelo. Se o seu cachorro tem o pelo cumprido, talvez isso seja um bom investimento.
Viu como não é difícil? É só planejar e organizar direitinho!
E seja feliz com seu peludo!!