Saiba porque gatos comem grama

Gateiro de primeira viagem pode estranhar ao ver seu gatinho comendo grama, afinal gatos são estritamente carnívoros. Então, por que gatos comem grama?

Sim, gatos são carnívoros e precisam de uma ração diferenciada rica em proteínas.

O organismo dos gatos não produz as enzimas necessárias para digerir vegetais. Você não precisa preparar uma salada para seu gatinho rsrsrs.

Preocupe-se em oferecer uma ração de qualidade para o seu gato, ela vai dar a ele os nutrientes que precisa para se manter saudável.

Porém são vários os motivos que fazem os gatos precisarem comer grama de vez em quando.

Conteúdo

Necessidades digestivas

O motivo mais conhecido para os gatos comerem grama, são as bolas de pelo e outras coisas que não são digeridas e podem obstruir o trato intestinal.

As fibras da grama são como “vassourinhas” “varrendo” o sistema digestivo do gatinho.

O bichinho procura instintivamente comer fibras para aliviar o seu incômodo, assim como nós tomamos um antiácido para dificuldades digestivas.

Antes da domesticação, e ainda hoje com os grandes felinos selvagens, os gatos matavam suas presas para comer, e acabavam ingerindo muita coisa que não seria digerida, como pelos e penas. Eles aprenderam que precisavam de um modo para colocar para fora esse material não digerido.

O seu gatinho domesticado, que só sai de casa para ir ao veterinário, e só come ração, também conservou esse instinto. Por isso, assim como seus primos selvagens, ele procura comer grama.

Isso também faz com que os gatos tentem comer papel higiênico! O instinto faz o gatinho buscar fibras de qualquer maneira.

Mas se o gato tiver acesso a graminha, mesmo que seja em vasinhos, ele não vai ter interesse em atacar seu banheiro.

Ácido fólico

Alguns pesquisadores acreditam que a grama fornece também ácido fólico para os gatos.

Gatos precisam de ácido fólico para a digestão e para o crescimento das células.

Os filhotes recebem a dose de ácido fólico necessária para sua saúde através do leite materno. Na falta desse nutriente o gato pode desenvolver anemia.

Por isso alguns pesquisadores acreditam que os gatos procuram comer grama porque ela contem ácido fólico. Mas isso ainda não tem comprovação científica.

Gato caramelo comendo grama fresca

Ansiedade

Da mesma forma que nós caímos na tentação de comer uma besteirinha para aliviar a ansiedade, os gatinhos também gostam de mastigar para “desestressar”.

O gato não está com fome e nem sentindo nenhum mal-estar digestivo, ele só quer mastigar uma bobagem.

Aliás, eu adoraria conseguir desestressar mastigando alface ao invés de cair “matando” uma barra de chocolate rsrsrsrs.

Porém, se além de comer muita grama o gatinho também vocaliza muito, evita as pessoas, está agressivo, ou outra conduta diferente do seu comportamento habitual, é melhor você procurar o veterinário.

No nosso artigo os sinais de dores em gatos você vai aprender a reconhecer mudanças no comportamento do seu gato.

Segurança e Cuidados

Verifique se você não tem plantas tóxicas para gatos em casa ou no seu jardim.

Várias plantas são extremamente venenosas para felinos, como a Comigo Ninguém Pode, Lírio, Narciso, Tulipa, Jasmim Amarelo, são muito tóxicas para gatos.

Se o seu gato ingerir alguma planta tóxica, não perca tempo! Leve imediatamente ao veterinário, porque algumas são mortais!

Conheça também os 11 alimentos proibidos para gatos

Uma horta para o gato

Mesmo se você não tem um jardim ou mora em um apartamento pequeno, é possível fazer uma pequena horta para seu bichinho.

Use vasos, ou canteirinhos de plástico. Não requer experiência, nem tão pouco habilidade.

Mas tenha cuidado para não usar vasos muito pequenos. Os gatos gostam de se apoiar no vaso, e puxar a graminha, isso pode fazer o vaso tombar e estragar todo seu trabalho.

E também se você tem mais de um gato em casa, é bom evitar brigas. Tenha vários vasos com graminha ou use um canteiro maior. Preserve a paz do seu lar! Rsrsrsrs

Ah, lembre também de proteger os vasos dos ataques dos gatos enquanto a graminha cresce.

Cubra o vaso com um saco plástico transparente, com um espaço para que tenha ar. Vai funcionar como uma estufa e vai proteger as sementes dos ataques dos gatinhos.

Um vaso com terra sem proteção, pode virar playground, eles podem brincar de cavar a terra e jogar as sementes fora. Ou podem pensar que é uma caixa de areia diferente!!

Os gatos preferem as graminhas novinhas com até 15 centímetros de altura, que são mais tenras. Quando estão mais crescidas eles costumam rejeitá-las, então você pode arrancar e plantar outras sementes.

Então, é bom ter sempre grama nova crescendo. Aqui em casa, uso um canteiro médio e a cada semana faço um plantio em um lado, enquanto o outro lado está crescendo.

Você pode também ter dois canteiros, quando o primeiro estiver brotando você planta no segundo.

O que plantar

As graminhas mais fáceis e de crescimento rápido são o milho de pipoca, aquele de supermercado, o mais baratinho é o melhor, e o alpiste, você também vai encontrar em grandes supermercados e casas de produtos para animais.

Basta colocar terra adubada no canteiro colocar as sementes cobrir com uma camada de uns 5 centímetros de terra, e molhar bem.

Em uma semana começa a brotar. Pode colocar bastante sementes, assim o canteiro fica bem cheio de grama, e fica bonito também!

Você também pode plantar camomila, valeriana, essas duas tem conseguem acalmar animais mais agitados. Aveia, trigo, manjerona, hortelã, também agradam os gatinhos.

Todas essas plantas também são boas para cães.

E a famosa erva de gato (catnip) que dá uma certa euforia inicial e depois deixa os gatos relaxados e calmos.

É possível encontrar sementes de erva de gato em grandes casas de produtos para animais.

Em algumas casas de produtos agropecuários e petshops você pode encontrar essas sementes em pacotinhos. Existe até uma caixinha que já vem pronta é só molhar e esperar brotar, mas creio que não seja tão barata.

O importante é que você faça uma “hortinha” para seu gato, isso vai facilitar bastante a digestão e a eliminação das bolas de pelo, e prevenindo alguns problemas de saúde.

Seja muito feliz com seu peludo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *