Escovar os dentes dos cães é mais importante do que muitas pessoas imaginam. “tive cães a vida toda, nunca escovaram os dentes e viveram bem”, pois é, mas poderiam ter vivido mais e até melhor.
Muita gente atualmente enxerga cuidados com os pets como frescura. Porém, é bom saber que a medicina veterinária evoluiu e que os nossos cuidados com os cães também devem evoluir. Para proporcionar a eles uma vida mais saudável e feliz, escovar os dentes é um dos cuidados mais importantes.
Conteúdo
Importância de escovar os dentes
Os cães também desenvolvem problemas bucais assim como os humanos. 70% dos peludos desenvolvem esses problemas, quando não existe a higiene correta. Na maioria dos casos é preciso realizar um procedimento no veterinário, com sedação do bichinho.
Se a sua preocupação é que escovar os dentes do cachorro seria um gasto a mais. Saiba que escovar os dentes dele e evitar o tártaro, por exemplo, vai sair bem mais barato do que precisar fazer uma limpeza com a ajuda do veterinário.
O tártaro que é o principal problema são aquelas placas que se acumulam nos dentes. Nos humanos é mais fácil de tratar, afinal mesmo sendo desconfortável você vai conseguir se controlar e deixar o médico fazer seu trabalho. Os cães podem parar de comer por causa das dores do tártaro e vir a falecer.
Outra doença bem ruim é a periodontal também causada pela placa bacteriana. Ela aumenta e progride se não tratada. Causa inflamação nas gengivas, perda de dentes e nos casos mais graves causa dor. A melhor prevenção é a escovação. O tratamento é feito por um veterinário com anestesia geral por meio de cirurgia.
Acostumando a escovação
Os cães não costumam gostar de escovar os dentes. Isso é natural, afinal não é muito confortável alguém enfiar uma escova na sua boca. Mas é necessário. Então é preciso acostumar o seu peludo com a escovação.
Para acostumar é bom sempre dar uma recompensa. Um petisquinho de preferência no início, pois vai agradar bastante eles. Você pode no começo apenas fazer uma massagem no focinho em movimentos circulares.
Depois comece passando os dedos dentro da boca. Com os mesmos movimentos circulares. Passando pelas gengivas e dentes. Quem tem unhas grandes, muito cuidado para não machucar o cãozinho.
Filhotes X Adultos
Naturalmente é mais fácil ensinar o filhote a se adaptar a algo que não o agrade muito. Porém também é possível acostumar os cães adultos ao manuseio e ao processo da escovação de dentes.
Se você tem um filhote é bom usar gaze, pois outros produtos podem ser muito grandes para a boca dele. Se você tem um peludo adulto é importante ter paciência. A maioria deles destrói várias escovas antes de aceitar a escovação.
Eles também podem ver como uma brincadeira. Não se irrite com isso. É importante ter muita paciência, pois os cães adultos podem sim demorar mais para permitir que a escovação seja feita.
Produtos utilizados
Os produtos utilizados devem ser específicos para cães. Você pode usar gazes para fazer a limpeza, principalmente no início. É bom lembrar que os produtos de humanos não podem ser usados para cães.
Existem pastas específicas para cães. Essas os cães podem engolir sem problema nenhum. Existem algumas com gostinho de carne, que agrada mais e podem facilitar o processo para quem tem cães mais difíceis.
Existem também escovas e escovas de dedo específicas para cães. Você pode escolher o utensílio que achar mais prático no seu caso. Mas sempre opte por uma pasta de dente própria para cães.
Aproveite para ler sobre como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo
Como escovar
Depois que você tem os produtos certos e já acostumou o peludo ao manuseio da escovação. Então pegue a pasta de dente, coloque um pouquinho no dedo e apresente ao cão. Deixe ele lamber e conhecer a pasta.
Se você escolheu usar a gaze enrole-a no dedo. Passe a pasta no utensílio de escovação que escolheu e comece a fazer os movimentos circulares nos dentes e gengivas do seu cão.
Um ponto importante é conversar e fazer carinho no peludo durante todo o processo. Não brigue, não aperte, não seja grosseiro com o cão. Esse momento deve ser um momento feliz entre você e o seu peludo.
Recompensa
Dar recompensa é legal. Isso vai fazer o cão associar cada vez mais a escovação a algo bom. No início pode ser um petisco, mas com o tempo deixa de fazer sentido dar petisco depois de escovar os dentes do cão.
Por isso você pode dar um brinquedo que o cão goste muito após escovar os dentes dele. Brincar com o cão e deixa-lo mais cansado antes da escovação pode ajudar. Mas também é importante recompensa-lo após a escovação.
Aproveite para ler também sobre cachorro em apartamento e saiba se dá certo
Dica
Tente não estressar o cachorro. Se a escovação começar a estressar o cão, então é bom fazer intervalos. Pare e deixe o cãozinho descansar. Tente voltar a escovar os dentes dele horas depois ou no dia seguinte.
O mais importante é ter paciência e muita persistência. Os cães só aprendem depois de muita repetição. Por isso se mantenha firme e tente refazer o processo todos os dias até o cãozinho aprender. Assim você vai conseguir manter a escovação como rotina.