Os cães são animais muito amorosos. Mas eles adoram morder e brincar de mordiscar. Principalmente quando são filhotes. Porém os tutores geralmente não gostam nada dessas brincadeiras.
Se você ainda não sabe o que fazer para o cão parar de morder, nada de pânico. É totalmente possível resolver o problema e fazer seu cãozinho parar de te machucar e brincar de forma mais agradável.
Nesse artigo você aprende sobre como evitar que seu cãozinho morda você nas brincadeiras. Assim você o educa e mantem uma relação muito mais saudável com ele. Pois ele aprende que nem tudo é aceitável.
Conteúdo
Motivo das mordidas
O principal motivo da mordida é que os cães não usam mãos como a gente. Eles pegam as coisas com a boca e por isso os cães se acostumam a brincar usando a boca. Desde filhotinhos eles brincam mordiscando os irmãozinhos.
Por isso não se desespere se o cãozinho morder exageradamente você quando filhote. Esse é o comportamento natural deles na ninhada. E significa que ele quer brincar com você. Mas é importante reverter esse comportamento o mais cedo possível.
Mudança de dentes
Os cães de médio a grande porte trocam os dentes por volta dos 6 a 7 meses de vida. Os cães menores, no entanto, podem começar a trocar os dentes mais cedo. Entre os 3 ou 4 meses de vida.
Assim como as crianças humanas quando nascem os dentes. Os cães sentem dores durante a troca de dentes e costumam morder para massagear. É preciso tomar muito cuidado nessa época.
Nada de puxar brinquedos ou outras coisas com força da boca do cão. Também não é indicado fazer brincadeiras como cabo de guerra ou puxar sua mão com força da boca do peludo. Isso pode machuca-lo.
Leia também o nosso artigo sobre por que escovar os dentes do seu cachorro
Ignore o cão
Quer castigo pior para os cães do quer ser ignorado? Bom, não tem castigo pior para os cães do que ignorá-los. Eles odeiam isso e por isso tendem a evitar comportamentos que os donos os ignorem.
Por isso muito melhor do que dar broncas, puxar as mãos ou objetos. É você simplesmente parar a brincadeira e começar a ignorar o cão. Não olhe, nem fale, nem toque nele. Depois de algumas repetições ele vai entender que o é o comportamento de morder que o está fazendo ignorá-lo.
Quando estão na ninhada os irmãos também tendem a ignorá-los quando não gostam da brincadeira. Por isso eles aprendem bem melhor qual a situação.
Dê um brinquedo
É importante não apenas “punir” o cão o ignorando. Mas também mostrar a ele o que ele pode morder. E onde ele pode descarregar essa energia. Por isso tenha brinquedos divertidos.
Ossos, bolinhas e outros brinquedos. Fique de olho no tamanho do cão para escolher um brinquedo que tenha bom tamanho para ele. Assim o cachorro não corre nenhum risco. Pois é importante ter o brinquedo do tamanho correto para o porte do peludo.
Não torne a coisa mais divertida
É muito comum que quando os filhotes começam a morder os donos achem aquilo fofo. Afinal, que bonitinho um cão pequenininho tentando morder você. Tente não deixar a coisa mais divertida para o cão.
Quando você fica puxando a mão, acenando, rindo, mexendo a mão na frente do focinho do cão. Tudo isso faz ele querer morder e brincar. E ele vai morder cada vez mais forte, pois vai estar crescendo e se empolgando com a brincadeira.
Por isso não faça isso. Se for impossível sair do recinto do cão. Então fique parado. Não fique se mexendo e deixando ele empolgado. Pare e deixe ele ficar fazendo o que quiser, pular e morder.
Com o tempo ele vai parar e começar a ficar mais parado. Quando o cãozinho começar a ficar mais tranquilo e calmo então dê atenção a ele. Faça mais carinho, mas sem agitação. Se ele voltar a se agitar então volte a fazer o que fez antes. Ignore.
Gaste a energia do peludo
Para fazer o cão parar de morder, algo que está muito ligado a energia deles e a vontade de brincar. Gaste a energia do seu cãozinho da melhor forma que você puder. Coloque o cãozinho para correr, faça passeios diários.
Tenha brinquedos e distrações em casa para ele se divertir e ficar mais calmo. Pois ele vai estar gastando diariamente a energia dele. É importante estar atento aos níveis de energia do cãozinho.
Existem cães que são mais calmos e cães que não aguentam tanta atividade. Enquanto outros possuem níveis de energia mais altos. Fique atento aos níveis de energia do seu cãozinho. Para gastar a energia dele da forma mais adequada.
Aproveite para ler sobre o pet-sitter e entenda essa profissão
Filhotes X Adultos
A maior discussão é sobre a dificuldade de educar cães adultos. Não se preocupe. Existe solução apara fazer o cão parar de morder quando ele já é crescido.
Porém é bom saber que o filhote é mais fácil de lidar e aprendem mais rápido. Por isso faça isso desde cedo. Mas se você já tem um cão adulto. Fique tranquilo. É totalmente possível. Porém vai ser preciso muito mais persistência e dedicação ao peludo.
As técnicas para educar o cão adulto ou filhote são as mesmas. Todas as dicas dadas nesse artigo servem para ensinar o cão a parar de morder da forma mais educativa. Isso vai ajudar ainda a melhorar o seu vínculo com o cãozinho e fazê-lo entender melhor o que agrada você.