Saiba o que faz o pet-sitter e entenda essa profissão

O mercado pet cresce cada vez mais no Brasil, e a profissão de pet-sitter já é uma das mais procuradas por quem ama animais. E para os tutores de cães e gatos, essa ajuda é muito bem-vinda.

Mas algumas pessoas ainda não entendem exatamente o que faz o pet-sitter. Como funciona essa profissão relativamente nova e se existem vantagens em contratar um. Mas também vem aquela dúvida para muitos. Posso ser pet-sitter? Nesse artigo falamos sobre a profissão e te ajudamos a entender tudo sobre esse tipo de trabalho.

pet-sitter

Conteúdo

O que faz o pet-sitter

Existem as babás para crianças e para os animais existem os pet-sitters. De uma forma bem resumida esse é o trabalho desse profissional, cuidar do seu animalzinho. E vale para qualquer bichinho, dependendo é claro do acordo feito com o profissional.

Mas o mais comum ainda é ter cães e gatos e no geral são os tutores desses animais que contratam pet-sitter. Esse profissional geralmente vai até a casa do tutor do animal. Mas ele também pode hospedar o bichinho na casa dele dependendo da situação.

A principal tarefa é cuidar e fazer companhia ao bichinho. Para os cães o pet-sitter pode também leva-lo para passear. Eles também brincam, cuidam da alimentação e levam para o veterinário se necessário.

O tutor pode fazer um acordo com o profissional sobre quais atividades devem ser realizadas durante sua ausência. No geral é ideal que o pet-sitter siga a rotina que o bichinho tem em casa. Mas é muito comum que os peludinhos se divirtam bem mais com o cuidador, que dispõe bastante tempo para os animais.

Benefícios para os animais

Aí você pode se questionar sobre qual seria o benefício de contratar um pet-sitter. Acontece que para o seu bichinho os benefícios são ótimos. Principalmente na questão da solidão.

Os gatos costumam sofrer menos que os cães ao ficarem sozinhos. Porém tanto gatos quanto cães são animais sociáveis que não ficam bem ao ficarem sozinhos por longos períodos de tempo.

Se você vai precisar deixar seu bichinho sozinho o pet-sitter pode assegurar que ele não sofra com o estresse da solidão. O que ajuda a combater e evitar doenças como dermatite por lambedura e depressão. Muito associadas ao estresse causado por tédio e solidão.

Outro benefício muito importante é que você fica mais tranquilo sabendo que seu pet está bem. Afinal o pet-sitter fica de olho para que não aconteça nenhum acidente e para que o bichinho se alimente bem e mantenha a sua rotina saudável.

Também é muito comum que esses profissionais mantenham o tutor do cão ou gato informado sobre seu bem-estar. Enviando fotos, vídeos e explicando como está sendo o dia a dia do animal. O que deixa os tutores muito mais tranquilos.

Leia nosso artigo sobre como se livrar de parasitas

Quando contratar

pet-sitter

A situação mais comum para contratação de um pet-sitter é quando o tutor precisa viajar. Se você vai viajar e não tem com quem deixar o bichinho, o pet-sitter pode ser a solução. Alguns vão todos os dias até a casa do tutor e passam um tempo lá cuidando do bichinho. Também levam os cães para seus passeios rotineiros e até limpam os locais de necessidades.

Porém outros pet-sitter hospedam o animalzinho em casa. Isso pode ser bem estressante para os gatos, que costumam ficar estressados com mudanças de espaço. Já os cães –dependendo de vários fatores – podem se divertir bastante com outros animais.

É importante conhecer seu bichinho e saber o que vai ser melhor para ele. Assim você escolhe o tipo de serviço que mais vai se adequar a ele. Além da viagem também dá para contratar o pet-sitter em outras situações, caso você precise se ausentar por um dia inteiro por algum problema.

Mas o ideal é que o pet-sitter não seja alguém que apareça todos os dias. É sempre bom ter o contato de um profissional para quando precisar. Mas você só deve ter um bichinho se tiver tempo para ele todos os dias.

Aproveite para ler nosso artigo sobre 7 coisas para não fazer com o gato

Como escolher um

Existem aplicativos para escolher pet-sitters e também existem empresas especializadas nisso. Você deve avaliar o que se adequa melhor ao seu bolso e de preferência que seja de recomendação de alguém de confiança.

É bom ver a avaliação do pet-sitter no site ou aplicativo. Também é indicado levar o seu animal na residência do cuidador antes de fechar acordo. Para ver se o local é adequado e para ver se o seu bichinho se dá bem com o profissional.

Vale muito a pena conversar com o cuidador e ver se as ideias dele batem com as suas. De preferência veja se ele tem afinidade com o seu bichinho.

Não recomendamos deixar seu pet ou dar a chave da sua residência a pessoas que não são registradas em nenhum lugar profissional e também não possuem nenhum registro, ou que não tenham sido recomendadas por pessoas de confiança.

Posso ser pet-sitter?

pet-sitter

Vai depender de alguns fatores. O principal requisito é amar muito os animais e se dar bem com os bichinhos. Quem quer esse trabalho para fazer uma renda extra, pode encontrar alguns sites onde pode se cadastrar e encontrar clientes.

Nesses casos é preciso preencher os requisitos do site para poder ser aceito. Também é importante que você tenha tempo, se você trabalha em casa é uma boa ideia. Mas se precisa passar o dia fora não é a pessoa mais qualificada para esse trabalho. Tenha bom senso.

Se você quer se profissionalizar não apenas pode como deve fazer cursos na área. Já existem cursos profissionalizantes, depois é possível abrir uma filial da empresa na sua cidade. Mas também é possível abrir seu próprio negócio e trabalhar no ramo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *