Como lidar com cães agressivos com o dono

Nunca esperamos que cães agressivos sejam os nossos cães. E Muito menos que eles se tornem agressivos com os próprios donos. O tutor de um cão sempre espera que ele seja carinhoso, brincalhão e que você possa confiar.

Mas a verdade é que existem motivos racionais para cães agressivos com os donos. Eles não são cães ruins, e sim, tem como reverter a situação. Nesse artigo vamos falar sobre como ajudar seu cão a melhorar e também como evitar o quadro de cães agressivos para torna-los sociáveis e tranquilos com o tutor, outras pessoas e também outros animais.

cães agressivos

Conteúdo

Motivos da agressividade

Cães agressivos precisam de cuidados especiais para se tornarem novamente sociáveis. Se o cão não tem apenas brincadeiras pesadas, mas está sendo agressivo, então o primeiro passo é entender os motivos dele.

  • Educação errada

A educação errada é o primeiro motivo dos cães agressivos com os donos. É quando o tutor acha que está educando o cão, mas na realidade está tendo atitudes erradas em relação a ele. E na realidade o cão está apenas se defendendo.

Sabe quando você educa seu cão dando várias broncas, brigando o tempo todo. Ou até mesmo quem chega a dar uma tapinha para educar. Essas pessoas estão agindo de forma muito errada.

Os cães tendem a se defender desses comportamentos e passam a rosnar ou latir para o tutor. Afinal na maioria das vezes o peludo nem entende o que você quer. Ele só entende a sua expressão de raiva e tenta se defender.

  • Defesa de recurso

Os cães também podem defender os seus recursos, mesmo do tutor. E principalmente quando o dono tem a mania de retirar recursos “para mostrar quem manda”. Quem costuma retirar comida ou brinquedos.

Também pode acontecer do cão simplesmente achar que o dono vai tirar algo dele. Se o cãozinho viu você passando perto quando ele estava comendo a ração e rosnou achando que você iria tirar. Então ele aprende que esse tipo de comportamento faz você não tirar as coisas dele.

O mesmo tipo de motivo vale para cães que estão defendendo seu ambiente. Pode ser aquele cão que adora o sofá e não gosta quando o tutor chega e o expulsa. Ou também pode ser quando o cão recebe carinho, atenção ou comida de apenas uma pessoa da casa. Então ele pode estar defendendo a fonte de recursos dele da aproximação de outras pessoas.

Como lidar com cães agressivos

Quando um cão se demonstra agressivo a primeira atitude é evitar que ele tenha contato com outras pessoas e animais. Péssima ideia. Vamos falar agora sobre como lidar com cães agressivos e ajuda-los a socializar novamente.

Agora que você sabe qual o motivo do cão ser agressivo o primeiro passo é parar de fazer o que você faz. Se era dar broncas ou punir, a atitude agora será dar reforço positivo para educar o cão.

Se você não fazia nada errado, mas o cão tinha medo que você tirasse a comida dele, por exemplo. A sua nova atitude será dar comida aos poucos. Coloque um pouquinho e deixe que ele coma, quando acabar dê mais um pouco, até que termine a quantidade da refeição.

Repetindo esse comportamento o cão vai aprendendo que você não retira a comida dele. Mas que você provê esse recurso para ele. Assim ele vai se sentir mais seguro em comer perto de você.

Cães agressivos para proteger uma pessoa da casa que dá comida ou outros recursos para ele, deverá passar a receber recursos de todos os outros que moram na casa. Comecem a revezar quem vai dar comida para ele, brincar, dar um brinquedo ou levar para passear. Aos poucos ele aprende que todos dão recursos para ele. Comece com a comida, pois é o mais fácil e que mais agrada aos cães.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cachorro em apartamento e saiba se dá certo

cães agressivos

Como evitar

Cães agressivos nem sempre foram assim. Os cães não possuem uma natureza agressiva, independente de raça ou porte. Pelo contrário. Os cães nascem e aprendem desde pequenos que os humanos são ótimos, lhe dão comida, carinho, conforto e todas as outras coisas que eles precisam.

Então é importante aprender a evitar todas as coisas que podem deixar cães agressivos. Seja com o próprio tutor ou com qualquer outro ser vivo. O primeiro passo é aprender sobre reforço positivo.

Use o reforço positivo na educação do seu cão a vida toda. Esse é o melhor método para educação e para adestramento. A ideia desse método é ensinar o cão que ele ganha algo sempre que tiver comportamentos legais e não ganha nada quando tem comportamentos que você não gosta.

Também é sempre que todos os integrantes da casa interajam com o cão de forma positiva. Dar um agrado é bom, mas também vale revezar quem vai dar a comida. Ou levar para passear e até mesmo brincar.

Filhotes X Adultos

cães agressivos

Os filhotes são mais fáceis de educar, sem dúvidas. Com eles é fácil se você tem conhecimento sobre como agir. Por isso se você tem um filhote em casa o ideal é evitar situações que tornam cães agressivos. Socialize, eduque e dê bastante amor.

Para quem tem um cão adulto que já apresenta comportamentos agressivos. É importante sim parar de agir da forma errada, se estiver agindo errado. E é muito importante incluir o método de reforço positivo no cuidado com o peludo. Mostrando a ele que não ganha nada quando ele tem comportamentos agressivos e dando recompensas quando ele tem atitudes carinhosas e pacíficas.

Aproveite para ler nosso artigo sobre dormir com o cachorro na cama

O que nunca fazer

Se o seu cão está demonstrando comportamentos agressivos, além de aprender sobre como agir. Você também precisa aprender sobre o que nunca fazer nessas situações.

  • Não acorrente o cão
  • Não bata
  • Não use enforcadores
  • Não use punições
  • Não aprisione o cão em casa

Todas as coisas citadas acima mostram o que você não deve fazer para cuidar melhor do seu peludo. Todas essas atitudes só reforçam comportamentos agressivos e são péssimas para os cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *