Entenda os cães que latem muito e saiba como lidar

Cães que latem muito não entendem que estão incomodando. Eles apenas estão querendo se expressar. Assim como nós falamos, às vezes até gritamos e temos nossas formas de nos expressar. Para os cães latir, rosnar, uivar, até seus movimentos, tudo isso são formas de comunicação.

Mas obviamente latir muito pode incomodar, inclusive pode incomodar a vizinhança. Então nesse artigo você aprende sobre como lidar com essa situação. Assim pode ajudar cães que latem muito a ficar mais calmos e equilibrados.

cães que latem

Conteúdo

Cães latem para chamar atenção

Essa é a principal causa do latido. O cachorro que passa muito tempo sozinho enquanto o tutor trabalha. Ou aquele cãozinho que fica preso em uma área da casa ou até no quintal, sem acesso ao local onde a família está.

Cães são animais extremamente sociáveis, eles gostam de estar com a família. Alguns são até mais carentes e gostam ainda mais desse contato. Então esse latido normalmente vem acompanhado de choro. E pode até ter arranhões na porta, se tiver uma.

Cães latem por tédio

Cachorro que não quer comer

Outra causa comum é o latido por tédio. Cães que latem em excesso geralmente não estão se exercitando bem. Eles estão desocupados, com muita energia acumulada. E aí podem gastar essa energia latindo.

O latido em excesso nesses cães pode ser desencadeado por coisas pequenas. Mas cães que são muito medrosos, no entanto, também podem latir em excesso. Avalie a rotina do seu peludo e veja se a energia dele está sendo gasta corretamente.

Grandes períodos de ócio também não são recomendados. Se o cachorro passeia uma vez no dia, mas não tem nenhuma outra ocupação, isso pode ser o problema. Afinal, quando adulto o cachorro ainda tem energia para gastar.

Cães latem protegendo a casa

E os cães que ficam em quintais e com vista para rua geralmente latem em excesso para proteger a casa. Eles podem latir também pode não gostar do barulho de um carro, por exemplo.

Tentar proteger a casa de “possíveis invasores” é o mais comum. É aquele cachorro que passou na rua. Uma pessoa que ele não gostou. Alguém que tentou mexer com ele, batendo em um portão, ou que de alguma forma o incomodou.

Todas as coisas citadas como exemplos são estímulos externos. No caso o problema não está no cão, mas no ambiente e nos estímulos aos quais ele está exposto.

Muita paciência

cães que latem

É preciso muita paciência para cuidar de cães. Eles são animais extremamente amorosos, mas não vão aprender da noite para o dia como fazer algo que você quer. Então sim, vai demorar um tempo até que eles se acostumem a nova forma de agir e que entendam o que você quer.

Por isso fique tranquilo e siga as nossas dicas sobre como lidar com cães que latem muito. E tenha muita paciência ao aplicar essas técnicas. Pois com certeza não vai ser tão rápido quanto você gostaria.

Gasto de energia

Como foi falado, um dos principais motivos para os cães latirem demais é a energia acumulada. Por isso crie uma rotina para o seu peludo. Primeiro identifique o nível de energia dele, varia em relação à raça.

Depois entenda o seu cão, como é a personalidade dele e como será a melhor rotina para o cãozinho. Daí comece a organizar como será a rotina diária do cão, com passeios diários adequados para o nível de energia dele. Brincadeiras, distrações e horários para alimentação também são muito importantes.

Brinquedos e ocupação

O problema do tédio costuma estar intimamente ligado ao gasto de energia incorreto. É preciso estar atento a isso. Muitas vezes o cão passeia corretamente para o nível de energia dele. E até gasta bastante energia e se diverte em, por exemplo, uma hora de passeio diário.

Mas o cãozinho passa o resto do dia sozinho em casa, fazendo nada, sem ninguém para brincar e nenhuma ocupação. Então ele pode passar o dia na janela latindo para quem passa. E daí incomoda a vizinhança.

Então tenha brinquedos inteligentes, deixe petiscos escondidos pela casa, uma tv ligada. Coisas com as quais ele possa se ocupar e gastar o tempo dele se divertindo e não ficando entediado.

Bolas, brinquedos resistentes, aqueles onde se coloca petiscos dentro, são ótimos. No caso de estímulos externos considere mudar o cão de lugar e bloquear a vista dele ao que o incomoda.

Aproveite para ler também sobre por que o cachorro lambe pessoas

Recompense o bom comportamento

cães que latem

Quando seu cachorro late em excesso para chamar sua atenção e você vai até lá e faz um carinho nele para ele se acalmar, você está errando feio. Dessa forma você está recompensando o comportamento que você quer que acabe.

Então o ideal é recompensar apenas os bons comportamentos. Ou seja, dar carinho, atenção e principalmente, comida, apenas quando ele está calmo. Assim você faz seu cão aprender aos poucos e com dedicação o que você quer.

O cãozinho passa a entender assim que ele vai ganhar as coisas que gosta quando ele estiver tranquilo e não estiver latindo como louco. Mas é importante aceitar que cães latem, e que você vai precisar relaxar com o fato de que às vezes ele vai latir, o objetivo aqui é reduzir o excesso.

O que nunca fazer

Brigar com o cão nunca é uma boa ideia. Fazer escândalo só vai deixa-lo mais agitado e dar longas broncas vai deixar o peludo confuso. Outra péssima ideia é usar coleiras de som ou choque, você não quer torturar o seu cão, esse tipo de coisa não é benéfico.

Uma técnica que se mostra ineficaz é fazer barulhos ou jogar água quando ele late. Você quer que o cão fique calmo e equilibrado, como ele vai aprender a parar de fazer barulho se você o repreende com barulho?

Como lidar com os humanos

O principal problema com cães que latem muito podem ser os vizinhos incomodados. Tente conversar com eles e explicar como está lidando com o problema, ensinando seu cão e que vai levar um tempinho. De repente conhecer o peludo pode fazê-los reconsiderar a ideia a respeito do cão e até ajuda-lo a ficar mais calmo sendo mais socializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *