Se você tem um ou mais gatos com certeza já passou por isso. Tudo está calmo e tranquilo, então, do nada o gato sobe nos móveis e sai derrubando as coisas. E a gente fica com cara de bobo se perguntando por que os gatos gostam de jogar as coisas no chão?
Conteúdo
Tentando entender porque gatos derrubam as coisas
É difícil acreditar que gatos jogam as coisas no chão por acidente.
Gatos são muito elegantes, flexíveis, e as vezes parecem desafiar as leis da física. Então, com certeza eles não derrubam as coisas por serem desastrados, nem “sem jeito”.
A maioria dos tutores vai responder que os gatos jogam as coisas no chão porque querem. Afinal, gatos tem a fama de serem voluntariosos, sabem muito bem o que querem e só fazem o que querem!
Gatos são muito curiosos e quando se exercitam dando aquelas corridas pela casa acabam derrubando o que encontram pela frente. Mas o estranho é quando parece que eles simplesmente cismam com algum objeto que está em cima de um móvel e os jogam no chão.
Inscreva-se no nosso canal! A gente vai ficar muito feliz!
Felinos são caçadores
Uma das prováveis razões é que eles estão agindo como fazem com suas presas
Você já prestou atenção em como gatos agem quando pegam um pássaro, um inseto, ou um ratinho? Eles brincam, jogam pra lá e pra cá, chutam, jogam para o alto…
Gatinhos criados dentro de casa, sem acesso a caças podem sentir “saudade” desse comportamento.
Então o gato olha para o aparador e vê aqueles enfeites de porcelana que você herdou da sua avô, e não tem erro! Ele corre, sobe no móvel e se você não for mais rápido que ele… seu tesouro se quebra em mil pedaços.
Tédio dá vontade no gato de jogar as coisas no chão
Apesar de dormirem muito, gatos precisam de muita atividade física e mental. O corpo dos felinos foi adaptado para ter grandes explosões de energia. E quando não gastam essa enrgia significa problema!
Se não tiverem nada para fazer os felinos ficam entediados e começam a inventar brincadeiras. Nem sempre essas brincadeiras são agradáveis para os tutores.
Gatos jogam as coisas no chão quando não tem atividades físicas e mentais, quando não tem distrações e brincadeiras.
E aqueles enfeites de porcelana são tão interessantes!!
Jackson Galaxy (Meu Gato Endiabrado – Animal Planet) sempre chama a atenção da importância de “gatificar” a casa. É necessário fazer adaptações na casa para que ela se torne um ambiente amigável para gatos.
Arranhadores, escaladores, prateleiras onde os gatos possam subir, brinquedos que imitam caças, túneis, caixas de papelão…Tudo isso faz os gatos se ocuparem, gastarem energia e não terem tanto interesse pelas suas coisas.
Temos um artigo aqui no blog sobre como adaptar sua casa para gatos.
Não precisa gastar muito dinheiro, dá para improvisar brinquedinhos bem legais com coisas que você já tem em casa. Uma fita amarrada em um ventilador, é um bom exemplo de brinquedo improvisado.
Nosso artigo sobre enriquecimento ambiental pode ajudar você a entender a importância de “gatificar” a casa.
Vou acabar ficando nu pra chamar sua atenção…
A música é antiga (denunciei a idade rsrsrs) mas é assim que os gatinhos se sentem! Eles querem atenção também!
É verdade que gatos são muito independentes, porém seu gatinho ama muito você e gosta quando você conversa e brinca com ele.
Gatos são muito carinhosos e apegados, podem até morrer de tristeza pela saudade. Para entender melhor leia nosso artigo sobre ansiedade de separação em cães e gatos.
E como felinos são muito inteligentes, eles sabem muito bem o que fazer para chamar sua atenção!
Brinque com seu gatinho, faça carinho e converse com ele todos os dias. Isso vai fazer ele ficar mais calmo e confiante.
Procure entender a natureza do seu gato
Procure manter a calma. Gritar e brigar com o gato não vai resolver nada e pode até piorar a situação. O gato pode se sentir rejeitado e começar a desenvolver sintomas físicos de depressão.
Tente guardar enfeites que quebram. Libere espaço na casa! Isso vai ser bom para você também! Adote um estilo um pouco minimalista, é até mais fácil para limpar rsrsrs. E você vai proteger os objetos mais frágeis.
Coloque telas nas janelas e deixe que o seu gato observar o movimento da rua em segurança. Gatos adoram fazer fofoca rsrsrs. Você pode encontrar nos petshops redes para prender no vidro da janela, ou pode confeccionar uma você mesmo.
Assim o gato se distrai e não fica derrubando as suas coisas rsrsrs
Mas, jamais descuide da segurança, gatos ficam em casa sempre! Saídas só para ir ao veterinário!
Divirta-se com seu gatinho! Ele vai se sentir melhor e você também!
E seja feliz com seu peludo!