Você sabe quais são as coisas que cães não gostam ou não entendem? Os humanos fazem muitas dessas coisas e é possível que você faça essas coisas com o seu cãozinho. Nada disso chega a ser cruel, mas será muito mais interessante conhecer o cão e agir de forma que ele entenda e se sinta confortável.
Nesse artigo você confere 9 coisas que os cães não gostam ou não entendem. E assim você aprende como ter uma convivência muito mais saudável e feliz com seu peludo.
Conteúdo
Broncas extensas
Sabe quando você chega em casa do trabalho e encontra aquele seu móvel roído? Ou um xixi no lugar errado? Às vezes algo quebrado. Aí você sabe que foi seu cão e sai atrás dele dando uma extensa bronca sobre como você pediu a ele por muito tempo que não fizesse aquilo.
O cãozinho não entende essa situação, ele não faz a mínima ideia do que você está dizendo. E também não sabe que você está chateado por ele ter feito aquilo, afinal faz muito tempo que ele destruiu aquilo. Os cães só associam broncas quando são dadas na hora ou por volta de 15 minutos depois do ato. Depois disso eles não conseguem mais associar.
Além de não entenderem eles percebem seu tom de raiva e ficam extremamente desconfortáveis. Desviando o olhar e abaixando o corpo e as orelhas em sinal de que não querem confronto com você.
Gritar quando ele late, chora ou uiva
Chorar, uivar, latir, rosnar, tudo isso são sinais vocais que os cães usam para se comunicar. Quando você impede seu peludo de usar esses meios ele fica muito desconfortável. Ao invés de gritar e mandar seu cão parar quando ele começar a fazer esses sons, tente entender o que ele quer dizer. Será muito mais aproveitável e saudável para os dois.
Deixar ele sem ter o que fazer
Os cães não gostam de tédio. E quem gosta? No geral os cães são animais ativos sim, além dos passeios diários eles precisam também de atividades em casa. Então deixar o cão sem ter o que fazer não é uma opção. Para eles essas situações são muito ruins.
Por isso sempre leve seu peludo para passear, e sempre faça o possível para ele ter com o que se ocupar na sua ausência. Se você está em casa e percebe o cão muito quieto, chame-o para brincar.
Muitas vezes eles dormem muito pelo tédio e podem entrar em depressão. Outras situações causadas pelo tédio é de o cão latir muito ou começar a destruir coisas na casa para se ocupar. Compre ou invente alguns brinquedos divertidos.
Reclamar quando ele pede atenção
Os cães não gostam de ficar sozinhos. São animais muito sociáveis e adoram estar perto do tutor e do resto da família. Brincando, se divertindo e recebendo carinho. É claro. Se você ou outros integrantes não estão dando atenção ao peludo então ele vai pedir essa atenção.
O cão que fica no quintal pode chorar muito e arranhar a porta. O cão dentro de casa pode tentar subir no sofá, no seu colo e também trazer algum brinquedo. Não ignore o cachorro, nem brigue com ele. Comece a desenvolver uma rotina em que o peludo nem precise pedir sua atenção e se sinta muito mais amado e tranquilo.
Colocar coisas desconfortáveis nele
Perfumes e óleos e produtos em excesso para o pelo são desconfortáveis. O olfato do cão é muito apurado, experimente um cheiro forte em você o tempo todo enquanto você consegue senti-lo ainda mais forte.
Outra coisa que os cães não gostam nesse quesito são as roupinhas desconfortáveis. Se o cão for acostumado e a roupinha não fizer calor ou apertar então sim, o cãozinho pode usar. Mas alguns tutores exageram, colocando muitos enfeites, roupinhas apertadas e até quando está calor.
Além de ser muito desconfortável e alguns cães odiarem, também pode ser prejudicial à saúde do peludo. Procure usar roupinhas apenas quando necessário, quando ele estiver de fato com frio.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre cachorro em apartamento e saiba se dá certo
Apertá-lo em abraços
No geral os cães não gostam de abraços. Na verdade alguns podem sim não se importar, principalmente quando já estão mais acostumados a isso desde novinhos e não são de fato tão apertados.
Mas no geral os cães não gostam que invadam o espaço dele, nem que os apertem. Na natureza isso seria interpretado como uma possível agressão. Para muitos deles é desconfortável, então a maioria prefere outros tipos de demonstração de afeto.
Usar guia curta
Os cães amam cheirar coisas no passeio. Eles querem explorar a rua, as coisas que eles veem e sentem. Claro que é necessário impedir uma possível briga com um cão desconhecido. Ou impedir que seu peludo coma algo da rua. Ou até mesmo em casos de cães muito grandes as pessoas podem ficar com medo.
Mas é importante que você permita que seu cão consiga explorar. Se for necessário usar guia curta por conta de leis da sua cidade, procure lugares menos movimentados para afrouxar um pouco e deixar seu peludo cheirar a rua e as coisas pelo caminho.
Apressar o passeio
Outra coisa que os cães detestam é quando o tutor quer apressar o passeio. Eles veem a guia antes de sair de casa e ficam muito empolgados. Quando chegam na rua querem parar para cheirar as coisas, fazer as necessidades, curtir a caminhada, dar uma corridinha de leve e voltar a sentir cheiros e ver lugares novos.
Mas aí o tutor impede que ele faça paradas, arrasta o cão rapidinho pelo caminho de sempre e depois o força a entrar em casa com 20 minutos de “passeio”. Isso é muito ruim para os cães, eles precisam que você tenha uma boa energia nesse momento, deixe-o se divertir e esteja tranquilo e se divertindo também.
Aproveite para ler nosso artigo sobre dormir com o cachorro na cama
Cães assim como pessoas podem não gostar de todo mundo, podem ser mais tímidos. E podem também se sentir mais desconfortáveis perto de quem eles não conhecem. Ou simplesmente não estar com vontade de interagir naquela hora ou naquele dia.
E quando o tutor força o cão a interagir com outras pessoas ou cães, seja em casa ou na rua, os cães não gostam nenhum pouco. Isso inclusive é perigoso, podendo deixar o cão bem estressado e pode vir a causar até mesmo uma mordida.
Afinal o peludo está se sentindo acuado e desconfortável. Por isso sempre peça para que as pessoas deem a mão para o cão cheirar e permita a interação com seu peludo apenas se ele quiser. Também impeça a aproximação de outros cães se ele não se sentir a vontade.
Link permanente
Ótimas dicas. Obrigado.
Link permanente
Bacana !
Todas as dicas vem a calhar !
Link permanente
Que bom!
Link permanente
Obrigada!