9 Coisas Sobre Gatos Que Você Precisa Saber

As curiosidades sobre os gatos são das mais diversas. Esses felinos que temos em casa e tanto amamos são lindos, divertidos e podem nos deixar bem curiosos sobre diversas coisas. É por isso que nesse artigo trazemos 9 curiosidades sobre gatos que podem te ajudar a entender melhor seu peludo.

Você confere também algumas dicas sobre as situações descritas a baixo. Tudo com o intuito de ajudar você a proporcionar melhor qualidade de vida ao seu bichinho. Confira então essas 9 coisas sobre gatos que talvez você não saiba, mas precisa saber.

 

Conteúdo

Cio Sazonal

Muita gente não entende o cio das gatas, o cio delas é sazonal e embora possam reproduzir em outras épocas. O pico do cio acontece nas estações mais quentes. O verão e a primavera. Algumas regiões do país são sempre quentes e pode acontecer das gatas reproduzirem o ano todo.

Uma gata pode ter até quatro ninhadas por ano, o que é muito prejudicial para sua saúde.

As ninhadas costumam ser de 9 filhotinhos e isso pode fugir do controle. Já que em sete anos um casal de gatos pode ter mais de 400 filhotes.

Então para reduzir a população de animais abandonados recomendamos que você castre seu felino, de preferência antes do primeiro cio. Isso vai evitar filhotinhos e também proporcionar melhor qualidade de vida ao gato ou gata.

Quantidade de ossos

Os gatos possuem 11,6% a mais de ossos que as pessoas. Por isso são animais tão flexíveis. Isso e por que seus ossos são de fato mais flexíveis que os nossos.

10% desses ossos estão na cauda dos gatos. Ela é de fato bem expressiva, se você já notou, eles fazem diversos movimentos com a cauda. Também vale ressaltar que ela é importante para o equilíbrio do bichinho.

Reprodução violenta?

Os gatos são conhecidos por se reproduzirem com facilidade e também pelos sons bem altos durante o ato. A reprodução dos gatos é bem reconhecida como violenta e muita gente não entende bem essa situação. Por isso é uma das curiosidades sobre gatos que mais desperta interesse.

Acontece que embora as gatinhas queiram bastante copular, o pênis dos machos é cheio de espinhos. Sim, isso machuca bastante as fêmeas e é por isso que elas miam bem alto e se contorcem e por isso o macho segura a gatinha pela nuca, para conseguir realizar todo o ato.

Aí você se perguntaria “Por que esses espinhos? Podia não ter isso?”. Acontece que a ovulação das gatas não é espontânea e sim estimulada. E o que estimula a liberação do óvulo são justamente esses espinhos. Bom, a natureza sabe o que faz.

Dorminhocos

gatos gostam de dormir

Quem tem gato sabe que eles dormem bastante. Se ter um gatinho é novidade para você e anda estranhando esse comportamento de dormir muito. Pode ficar tranquilo. Os gatos dormem bastante, pois seus instintos recomendam que eles poupem energia.

Os gatos dormem em média 2/3 do dia. Então é bom saber mais ou menos qual o período que o seu gato passa dormindo, para entender caso ele dê algum sinal de algo não estar bem.

Os gatinhos também são bons em controlar os hábitos de sono deles. Então se você passa o dia no trabalho e chega em casa a noite. O peludo provavelmente vai organizar seus horários para dormir de dia e estar acordado quando você estiver em casa.

Confira também nosso artigo sobre gatolescência, o que é e como lidar com isso 

FIV e FELV

Transpiração

Uma das curiosidades sobre os gatos é que eles não possuem glândulas sudoríparas. Ou seja, não suam como os humanos. Você não vai sentir suor num gatinho e também não vai vê-lo de boca aberta como os cães.

Então por onde os gatos suam? Pela patinhas. Se você tem gato já deve ter visto ele de patinhas para cima em dias de calor. Acontece que eles suam por elas.

Se está calor a esse ponto por aí, é bom refrescar o ambiente e oferecer água para o bichano. Um gelinho e até sorvete –próprio para gatos- também pode ajudar a refrescar o seu gatinho.

Porque amam caixas?

Você compra aquele brinquedo incrível pro seu gatinho. Gasta uma fortuna em um escalador ou arranhador sensacional. E o bichinho nem quer saber do presente, apenas da caixa onde ele veio.

Muitos tutores de gatos já passaram por isso. Não é uma novidade que gatos amam caixas. Mas muitos ainda tem curiosidade sobre esse fascínio dos gatinhos.

Acontece que se esconder nas caixas acende os instintos de caça do gato. Sim, lembra como quando seus ancestrais se escondiam para observar suas presas.

A gente recomenda fortemente que você incentive seu gatinho a brincar dessa forma. Isso deixa o bichinho mais feliz, equilibrado e saudável. Pode levar caixas pra casa só pro peludinho brincar.

Miados para humanos

Você sabia que gatos adultos não costumam miar? É verdade, os gatinhos adultos preferem se comunicar com outros gatos chiando ou ronronando. Para os humanos especialmente, eles usam os miados.

Se o seu gatinho está vocalizando pela casa ele está querendo te dizer algo. Pode ser dor, fome, algum incomodo ou para chamar atenção. Conheça seu peludinho.

Visão invejável

Embora os gatinhos não enxerguem todas as cores, sendo que o verde é visto como cinza. Foi constatado por um estudo que a visão noturna deles é 300 vezes superior a nossa. Eles enxergam luz ultravioleta.

E embora tenham problemas para enxergar coisas a 20 centímetros de distância. Eles conseguem ver pequenos objetos a grandes distâncias. Como se tivessem uma lente fotográfica dando zoom.

Essa curiosidade sobre os gatos é bem simples de entender. Afinal são naturalmente caçadores. Eles ainda possuem bons recursos para a vida selvagem.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre domesticação dos gatos e como o gato selvagem virou pet

Carinho?

Sabe quando o seu gato se esfrega em você? Acredita-se que na verdade ele está marcando território. É isso mesmo, os gatos são animais muito territorialistas. Ele está “tomando posse” de você!

Bom… mas a gente só “toma posse” daquilo que gosta!! Então se o seu gato está marcando você é sinal de amor!

4 Comentários


  1. Gostei muito do artigo. Tenho gatos e os conheço bem, mas conhecimento sobre eles é maravilhoso.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *