Domesticação – Como o Gato Selvagem Virou Pet

A domesticação dos gatos ainda é um mistério para algumas pessoas. Os cães ganharam um pouco mais de popularidade sobre sua história, mas é possível saber sobre como os gatos selvagens viraram pet também.São animais lindos e maravilhosos que ganharam os corações de muitas pessoas. E se tornaram um dos animais que mais estão nas casas dos brasileiros e sendo um integrante da família de muitas pessoas.

Conteúdo

Felinos selvagens

Existe uma enormidade de felinos no mundo. Alguns extintos e muitos vivendo pelo mundo. Todo mundo sabe que leões e leopardos, por exemplo, são felinos. E os gatos? Como gatos são felinos pequenos com parentes tão grandes?

Os gatos como conhecemos descendem dos gatos selvagens. Espécies de felinos com tamanho reduzido, porém eram animais selvagens.

A domesticação dos gatos pode ser tratada, no entanto, como um certo mistério. Já que não se sabe exatamente o momento em que esses felinos se aproximaram dos humanos.

Domesticação dos gatos no Egito

Mesmo com todo esse mistério, acredita-se que a domesticação dos gatos ocorreu de fato no Egito e por volta de 4500 a.C.

Isso por que os registros de fósseis mais antigos são datados dessa época e local. Por isso a maioria dos estudiosos defende que foram sim os egípcios que domesticaram os gatos.

No Egito matar um gato era castigado com pena de morte. Afinal na época esses animais eram adorados como uma divindade.

Todo mundo sabe o quanto os egípcios amavam os gatos. Para eles cuidar bem dos gatos era como um privilégio. O que deveria ser para qualquer um que tem um peludinho.

Eliminando pragas

Domesticação dos gatos

Mas não só de sombra e água fresca foi feita a vida dos gatinhos durante a domesticação. Os gatos sempre foram bons de acabar com pragas. E por isso se tornaram um aliado dos humanos para a eliminação de pragas.

Quando o ser humano começou a desenvolver a agricultura, e estocar alimentos, os roedores também começaram a aparecer para atacar a comida guardada. E os felinos vieram atrás dos roedores os caçando e eliminando.

Os humanos perceberam que era interessante ter os felinos por perto para afastar os roedores. Humanos sempre interesseiros!!

Embora os egípcios tenham tentado impedir a exportação dos gatos, eles foram contrabandeados para eliminar pragas em navios e também ajudavam em colheitas.

Acredita-se que foi pelos barcos fenícios que os gatos chegaram a todos os lugares do mundo, se espalhando pela Rússia, Inglaterra, China, Japão e Índia.

Domesticação incompleta

Segundo pesquisadores o gato doméstico tem por volta de 9 mil anos. Mas acredita-se que a domesticação dos gatos tenha sido incompleta.

Já que são muito semelhantes biologicamente ao gato selvagem. Pesquisadores não conseguem diferenciar apenas pelos genes qual é doméstico e qual é selvagem.

Por isso acredita-se que o gato doméstico ainda não teve uma domesticação completa, graças a Deus! Se você tem um gatinho em casa com certeza já percebeu que ele adora brincar de caçar, o que aliás é ótimo para a saúde e bem-estar dele.

Vários estudiosos, e amantes de gatos como Jackson Galaxy, acreditam que os gatos devem ter seus instintos preservados. Para que não aconteça com eles o que aconteceu com os cães que não conseguem sobreviver sem a presença humana.

Gatos são animais amáveis e muito carinhosos. Precisam apenas ser conquistados. Quando percebem que podem confiar em alguém criam laços afetivos extremamente fortes.

Leia também nosso artigo sobre Gatolescência, o que é e como lidar com essa fase

Gatos e os muçulmanos

Quem visitou algum país de maioria muçulmana com certeza se surpreendeu com a relação que as pessoas tem com os gatos, que são bem recebidos em todos os estabelecimentos e mesquitas.

Em especial Istambul, na Turquia, que é considerada a capital mundial dos gatos rsrsrs.

Para muçulmanos,  gatos são seres puros, devido a sua constante limpeza e independência. E a pessoa que matar um gato deve construir uma mesquita para se redimir desse pecado.

“Os gatos tem consciência da existência de Deus, enquanto os cães acham que o ser humano é deus.”

E, segundo a tradição, o Profeta Mohammad amava gatos. Conta-se que um gato o salvou da picada de uma serpente.

Também há relatos de que certa vez, quando estava no horário da oração, seu gato favorito, Muezza, dormia em cima da manga da sua camisa, e para não acordar o gato, o Profeta cortou a manga da camisa e foi fazer a oração.

A relação dos turcos com os gatos virou o documentário “Gatos”

Gatos como divindades

Sabemos que no Egito a deusa Bastet tinha forma de gato e por isso eles eram venerados. Ela era deusa da fecundidade e acreditava-se que os gatos tinham poderes mágicos.

Mas em outros lugares eles também foram venerados ou acreditava-se que tinham poderes sobrenaturais.

Na dinastia Han na China os gatos eram animal de companhia de mulheres e se acreditava que eles afastavam demônios com o brilho dos olhos. Além de que a divindade campestre Li-Show tinha forma de gato.

No Japão as gatas escama de tartaruga eram símbolo de prosperidade e sorte. O gato apareceu no Japão no ano de 999 d.C. quando foi dado de presente no aniversário do imperador Ichjio. Ele adorou o presente, só para constar.

A deusa da fecundidade da índia também tinha forma de gata, seu nome era Sasti. Ou seja, várias culturas pelo mundo trataram os gatos com amor, respeito e chegaram até a venerar esses peludinhos.

Idade Média

Domesticação dos gatos

Infelizmente chegou a idade média e os gatos sofreram muito nessa época, foram associados a rituais pagãos e cultos satânicos e muitos foram mortos. Chegaram a ser queimados com seus donos em fogueiras de forma legalizada pelo papa da época, Inocêncio VII.

Muito associados a bruxaria, mulheres que tivessem gatos na Europa Medieval eram mal vistas e corriam o risco de serem acusadas de bruxaria e mortas com seus peludos. Uma monstruosidade.

Tempos atuais

Na atualidade os gatos são amados e muitas pessoas possuem um ou mais gatinhos em suas casas por todo o mundo. Sendo tratados como membro da família e com muito amor e carinho.

Porém sempre recomendamos que se tome muito cuidado com seu gato e não permita que ele vá à rua. Mantendo janelas teladas e cuidando bem do seu bichinho. Pois infelizmente ainda existem pessoas que fazem essas maldades.

No entanto, eles felizmente são muito bem tratados nas casas onde vivem e cresce cada vez mais o número de brasileiros dispostos a ter um gatinho e cuidar com muito amor, carinho e todos os cuidados que eles precisam.

Aproveite para ler nosso artigo sobre como cães e gatos podem viver juntos

Lei de proteção aos animais

Embora não sejam venerados atualmente, nem tão mau tratados como já foram antigamente, é preciso proteger os felinos domésticos.

Os gatos assim como os outros animais são protegidos pela lei contra maus tratos.

Se você souber de casos de gatos ou outros animais no Brasil sendo maltratados, ou de um animal que tenha sido morto, não hesite em denunciar na delegacia mais próxima.

Consta no Decreto de lei 24.645/1934 que praticar abuso, maus tratos ou ferir um animal, doméstico ou não, é crime. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Denuncie sempre, não nos grupos de WhatsApp, mas na polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *