Todo mundo já viu um cachorro ofegante. Geralmente é depois daquele passeio intenso ou muita brincadeira no parque que o peludinho se deita e coloca a língua pra fora. Então o corpo todo se mexe com a respiração acelerada.
Nesse artigo você vai entender mais sobre como agir com o cachorro ofegante. Entenda quais os problemas que podem estar sendo sinalizados pela respiração acelerada do cãozinho e o que você pode e deve fazer para ajudar o peludo.
Conteúdo
Após atividade física
É normal que a respiração dos cães fique mais acelerada após realizar atividades físicas. Inclusive dos cães maiores, afinal o coração tem um trabalho maior para bombear sangue para o corpo todo.
Assim como a nossa respiração e ritmo cardíaco aumenta com a atividade, o deles também. Porém é preciso estar atento sobre o tempo que o cãozinho leva para se recuperar. Se ele demora muito para voltar ao normal então pode estar com algum problema.
Leia também nosso artigo sobre cães idosos, sinais dessa fase e cuidados especiais
Calor
Quando você vê um cachorro ofegante, ele também pode estar fazendo a troca de calor dele. Isso por que os cães não suam como a gente. Por isso eles abrem a boca e colocam a língua para fora. Para expulsar o calor do corpo.
Se vocês estão no verão pode ser o calor da estação. Vale a pena ter um ar condicionado se o seu cãozinho tiver muito problema com o calor. Refrescá-lo com gelo e picolé para cães também é uma boa ideia.
Problemas cardíacos ou respiratórios
Cães que adoravam fazer atividades e começam a ficar com a respiração muito acelerada rapidamente. Demonstrando que não aguentam mais fazer os exercícios. Eles podem sim estar com problemas cardíacos.
Bronquite, pneumonia e asma também causam respiração acelerada. E são problemas respiratórios graves que devem receber toda a sua atenção. Outros sinais são febre, chiado ao respirar, falta de apetite, tosses e espirros.
Dor
Cachorro ofegante de repente sem nenhuma atividade pode estar sentindo dor. Se o cão não estava brincando nem se exercitando e começou a ficar com a respiração acelerada. Ele pode estar com dor e não tem outra coisa a fazer, a não ser consulta o médico veterinário urgentemente.
Só um profissional capacitado, avaliando o caso exclusivo do cãozinho vai poder dizer o que o está deixando assim. E se de fato o peludo está sentindo alguma dor e como tratar essa situação.
Problemas psicológicos
Respiração acelerada, tremores e latidos podem caracterizar medos ou ansiedade. Então o cão pode apresentar esse comportamento quando fica agitado demais ao perceber a presença de algo que ele tenha medo.
Os peludos podem desenvolver medo de diversas coisas, como máquina de lavar, carros e até secadores de cabelo. Por isso é muito importante apresenta-los ao máximo de coisas possível ainda quando filhotes.
Acostume o cão e dê um petisquinho sempre que a coisa que ele tiver medo estiver presente. Para poder deixar ele mais tranquilo e acabar com aquele medo. Também vale a pena sempre procurar o veterinário mesmo que você esteja desconfiando de medo ou ansiedade.
Leia também nosso artigo sobre cuidados com cães e gatos no verão
Cães braquicefálicos
Os cães braquicefálicos são aqueles que possuem o focinho bem achatado. Com o focinho bem mais curto, eles tem bem mais dificuldades respiratórias. Pois esses cães são mais frágeis a altas temperaturas, também a atividades físicas e tem mais propensão a desenvolver problemas de saúde.
Então se você tem um desse, o ideal é que more em uma região que não faça muito calor. Ou tenha ar condicionado em casa. Também é preciso evitar atividades muito intensas e ficar de olho se o cão está ofegante mesmo sem estar calor nem ter se exercitado. Nesse caso para qualquer tipo de cão, pode significar falta de oxigênio.
Deixe se acalmar
A melhor dica é não agitar o cão. Não importa que vocês ainda estejam no passeio, se o cachorro ofegante demonstrar cansaço excessivo, como deitando enquanto está com a respiração acelerada. Deixe-o se acalmar e descansar.
O ideal é procurar uma sombra, oferecer água e não agitar o cão. Apenas deixe ele respirar e ficar mais tranquilo. Quando a respiração acelerada passar, volte para casa. Se demorar demais você deve leva-lo ao veterinário.
Se o cãozinho já apresentou esse tipo de condição, ou se sempre demora para se recuperar. O ideal é reduzir as atividades físicas. Não importa se ele ainda é novo, se é saudável. É normal que eles fiquem ofegantes, mas não é normal demorar excessivamente para se recuperar.
Como agir
Não tente medicar seu cão por conta própria. Em nenhuma circunstância isso é indicado. Podendo levar o cão a um agravamento do quadro dele. Então jamais busque opiniões de amigos ou colegas, nem tente dar aquele remédio que você toma quando não está se sentindo bem.
Cães não devem tomar remédios para humanos. Sendo que dependendo do remédio e da dosagem, eles podem chegar ao falecimento.
Outra coisa importante é reduzir a intensidade dos passeios. Muitas vezes o problema é que a pessoa é muito ativa e o cão não tem níveis de energia tão altos. Se o seu cão é de raça, procure saber sobre os níveis de energia da raça dele.
Por isso reduza a intensidade dos passeios para mais moderada. E observe se o cachorro continua muito ofegante. Se ele apresentar melhora, provavelmente esse era o problema.
Procure o veterinário
O ideal é que todos os cães façam um check up anual quando jovens, e na fase idosa façam essa avaliação a cada seis meses. Se você tem um cachorro ofegante demais, mesmo sem passear muito, e mesmo quando não está calor, o ideal é antecipar o check up dele e procurar o veterinário.
Se o cãozinho demora demais para se recuperar de uma atividade, mesmo depois de ter reduzido a intensidade dos exercícios, também é indicado procurar o veterinário. Com exames de rotina e a avaliação do médico veterinário, será possível descobrir se ele está com alguma doença.
Então descobrindo qual o problema e seguindo a risca as recomendações do veterinário. Seu cãozinho voltará a ter uma vida tranquila e saudável.