As vezes a gente vê coisas no dia a dia que nos impressionam e comovem. Passear com seu cão faz muito bem para ele e para você também. Mas tem que ser feito do jeito certo!! Coleira e guia para cachorro são importantes, e isso pode salvar a vida do seu cachorro.
Vou contar aqui os detalhes de algo que vi ontem e até me motivou a fazer um curtinha para o YouTube.
Conteúdo
O perigo mora ao lado
Eu malho perto de casa. Prefiro assim porque vou e volto andando e aproveito para bater um papo com os peludinhos que encontro no caminho.
Ontem estava voltando da academia e vi um cachorro de médio porte, preto, bem tratado, com peitoral, mas sem a guia (a parte que o tutor segura para conduzir o cão).
Esse cachorro estava saltitante bem no meio da rua! Feliz e dando cambalhotas! Bem no meio da rua!
Quando vi o caminhão já estava bem perto! Quase em cima dele! Só então, a tutora apareceu!
Ela estava na calçada e a filha atravessou a rua para ir ao mercadinho em frente, o cão seguiu a filha pensando que era uma brincadeira.
Por pouco o pior não aconteceu e o cãozinho não foi parar em baixo do caminhão!
É desse jeito que muitos cães, mesmo não vivendo na rua, acabam se acidentando. Ou se perdem, e aí sim se tornam “de rua”.
Quando chamei a atenção da tutora dizendo que é preciso usar a guia para conduzir um cachorro na rua, ela me disse que não precisava porque ele era obediente.
Só que, mesmo que o cão seja obediente, e até adestrado, existe um delay (uma demora) entre o momento que o tutor percebe o perigo e dá o comando, até o cão receber o comando e obedecer. E mesmo que sejam segundos de demora podem significar a vida do cachorro.
Não importa se é pequeno, manso, obediente, adestrado, tem que usar coleira e guia para cachorro sempre!
A coleira e a guia para cachorro são para proteção do animal também!
O cachorro está super feliz porque saiu de casa, está passeando com o tutor. Tem um monte de estímulos diferentes, cheiros, sons, pessoas… Ele fica super empolgado! Não consegue se conter com tanta alegria e curiosidade.
Daí pode sair correndo e atravessar uma rua movimentada. Se machucar ou se perder de você.
Ou pode se envolver em uma briga com outro cão e você não vai ter como apartar.
Escolha a coleira e a guia adequadas ao seu cachorro
Você já entendeu a importância da coleira e da guia para cachorro, mas e agora?
Como você faz para escolher a coleira e uma guia de cachorro correta? Observa o preço? A cor? Ou a estampa? Ou aceita a sugestão do vendedor?
Tudo isso é legal, mas existem outros aspectos que são ainda mais importantes.
Como qual o objetivo do modelo escolhido? É só para passear ou para treinamento?
Você precisa observar a qualidade e durabilidade do material, incluindo fechos e mosquetões.
E também precisa ter em mente o tamanho e o temperamento do cão para escolher a coleira e a guia corretas.
É importante lembrar também que aquelas coleiras bonitinhas com uma medalha onde se lê o nome do cachorro e o telefone do tutor são muito úteis, mas servem apenas para uso doméstico, é para ficar em casa! Servem como prevenção para o caso do cão conseguir fugir de casa e ser localizado com mais facilidade.
Você também vai gostar de ler Como fazer o cão parar de morder?
Aprenda a conduzir o seu cachorro
Existem técnicas que o tutor responsável deve conhecer para conduzir o cão adequadamente na rua ou em um parque.
Você pode ler livros sobre adestramento canino ou sobre técnicas de dogwalker, alguns são até profissionalizantes. Mas é muito importante aprender a maneira correta de conduzir um cão na rua ou em um parque.
Ou pelo menos assista videos sobre o assunto na internet.
Preste atenção não apenas na segurança das pessoas, mas também na do seu amiguinho. Não dê chance para o azar, sempre que for passear com seu cachorro coloque a coleira adequada nele e também a guia para cachorros.
Que você e seu peludo sejam sempre muito felizes!
Permalink
Super amei.
Estou a procura de um aviso a respeirto do uso da coleira, pois muitas vezes quando vou passear com minha cachorra em uma pracinha aqui perto de casa acabamos não podendo frequentar o local por causa das pessoas que estão com seus Pets (na maioria das vezes são dois ou mais) soltos.
Minha cachorra é super dócil com pessoas, mas com outros cachorros ela quer ir pra cima.
Ler este artigo me deu uma boa ideia do que escrever em uma plaquinha e colocar lá na pracinha para ver se as pessoas se concientizam do perigo que é passear sem a coleira.
Permalink
Que bom que foi útil! As pessoas não percebem o perigo que é passear com o cão sem guia. Obrigada!