7 Coisas para não fazer com o gato

Existem algumas coisas para não fazer com os gatos que muitos donos fazem. Esses tutores muitas vezes não tem nenhuma má intenção. Mas acabam fazendo coisas que prejudicam seus bichinhos.

Por isso esse artigo serve para informar e esclarecer os tutores sobre coisas para não fazer com o gato. Desse jeito você consegue cuidar melhor do seu melhor amigo e ajuda-lo a ter uma vida muito mais feliz. Além de saudável e segura.

Conteúdo

Broncas e/ou bater

Os gatos respondem muito mal a broncas. Para começar agressão é um crime, independente do animal. É proibido bater em qualquer animal. Se você tem um gatinho e de vez em quando quer dar aquela “palmadinha educativa” saiba que além de não funcionar vai afastar o gato de você.

Os gatinhos não gostam de estar em locais onde não são tratados de uma forma agradável. A melhor forma de educar o seu gatinho é usando o reforço positivo. Recompensando ele quando ele acertar em algo.

Aproveite para ler também sobre por que gatos arranham móveis e como lidar com isso

Sininho na coleira

não fazer

Muita gente compra uma coleira para gato e não dá muita bola para o sininho que costuma vir junto. Aqueles chamados guizos, ou sininhos, não são legais. Imagine você andando com um sininho fazendo barulho no seu pescoço o tempo todo.

Muito pior para os gatos que possuem uma audição muito mais apurada que a nossa. Então aquilo deve incomodar bastante e deixa-los bem estressados. Além de que são animais caçadores que gostam de se espreitar e caçar, mesmo que brincando.

Portanto aquele barulho anunciando a chegada dele o tempo todo vai atrapalhar. E as caçadas dele, mesmo que de brincadeira, são muito importantes para que o gatinho possa desempenhar o comportamento natural deles.

Deixar o gato sair

Muita gente não se importa com isso, mas deixar seu gato livre, leve e solto é um perigo. Primeiro que as janelas devem ter proteção. Pois o gatinho pode se machucar caindo de lá. Em segundo é perigoso que o gatinho saia sozinho vagando por aí.

Além de poder ser atropelado, ou alguém fazer alguma maldade com ele. Ainda tem a possibilidade do gatinho se perder. Entre outras coisas, como adquirir alguma doença.  Por isso o ideal é não deixar seu gato ter acesso a rua. De preferência criando um ambiente próprio para felinos na sua casa.

Aproveite para ler sobre dicas de como adaptar a casa para o seu gato

Dar sustos no gato

não fazer

Uma brincadeira que ficou conhecida foi a de dar sustos com pepino nos gatos. A internet ficou cheia de vídeos de tutores assustando seus gatinhos com pepinos. Pode até ser engraçado eles saltando, mas isso é bem ruim para eles psicologicamente.

Os predadores naturais dos gatos na natureza seriam cobras, e eles possuem esse instinto de se defenderem de predadores. Pepinos parecem com cobras para eles, então os gatinhos normalmente vão se assustar.

Principalmente quando o tutor coloca o pepino em um momento que o gato está vulnerável. Qualquer outro tipo de objeto usado para assustá-los é ruim. Muitos gatinhos podem sempre ficar alerta depois do susto, pois não se sentem mais seguros no ambiente.

Por isso essa é uma das coisas para não fazer com o gato. Se você tem esse costume é melhor parar e usar outras brincadeiras mais saudáveis para se divertir com seu gatinho.

Forçar um carinho

Gatos são animais carinhosos sim, mas também bem independentes. Então às vezes eles não estão a fim de receber um carinho. Quando o tutor força um carinho, prende o bichinho no colo para fazer carinho ou outras coisas. O gato fica bem incomodado e daí é normal ele morder ou arranhar.

Os gatos muitas vezes também não gostam de carinhos na barriga. Embora seja bom e a maioria deles tenha cócegas, é um lugar vulnerável.  Se você quer conseguir fazer mais carinho no seu gato então deixe ele bem a vontade na casa, crie diversão e dê um petisquinho quando ele vier para perto de você espontaneamente. Assim ele virá mais vezes.

Cortar bigodes

não fazer

Assim como nos cães, os bigodes dos gatos são muito importantes. Eles tem um fator sensitivo para eles. Ajudando eles com equilíbrio e outras coisas como sentir o espaço ao seu redor. Quando alguém resolve aparar esses lindos bigodes deixa o gatinho perdido.

Então uma das coisas que os tutores de gatos sempre devem estar atentos para não fazer com o gato é cortar os bigodes. Para muitos apenas tocar de leve nos bigodes já é bem incomodo. Então deixe o seu gatinho confortável e não mexa nos bigodinhos dele.

Se você quer manter um cuidado especial com ele. Uma ótima ideia é escovar os pelos do seu gatinho, pelo menos umas 3 vezes na semana. Além de melhorar o laço de vocês, ainda vai ajudar a reduzir as bolas de pelo e também os pelos pela casa.

Viajar com o gato no colo

Gatos são animais que ficam muito estressados com coisas pequenas. Enquanto é mais fácil o cachorro curtir um passeio de carro, os gatos, no entanto, se assustam mais facilmente. E ficam muito estressados e nervosos ao sair do território deles. Que no caso é sua casa.

Então não é indicado levar gatos no colo ou em caixas normais de supermercado para outros locais. Como quando você precisar leva-lo ao veterinário.  Ou para algum outro local. Eles podem fugir facilmente, arranhar você e acabarem se perdendo por aí. Ou pior, se acidentarem e se machucar.

Por isso o mais indicado no caso de precisar transportar gatos é não fazer de um jeito improvisado. O indicado é comprar uma caixinha de transporte. Não são de um custo muito alto e você poderá usá-la por muito tempo, já que duram bastante quando bem cuidadas. Vale mais a pena tomar esse cuidado do que tentar improvisar e prejudicar seu melhor amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *