7 dicas de higiene canina simples

Você já sabe como lidar com a higiene canina em casa? Muita gente quer deixar o cão mais limpo possível. O importante é estar atento para que a higiene seja feita corretamente. Além disso a frequência exagerada pode ser prejudicial ao cão.

Por isso nesse artigo te damos 7 dicas simples de higiene canina. Para ter uma vida tranquila com seu peludo. Deixando ele sempre limpo, saudável e muito feliz. Além de você também ficar feliz com seu peludinho e com seu lar.

 

Conteúdo

Frequência dos banhos

A frequência dos banhos é uma das dicas de higiene canina mais importantes. Alguns tutores resolvem dar banhos semanais ou até com maior frequência.

Isso é bem prejudicial ao cão. Pois pode desencadear um problema de pele. Dermatites por banhos excessivos não são raras nos peludos.

higiene canina

Isso por que a pele deles é bem mais sensível que a nossa. E por isso eles não podem estar tomando banhos frequentes. Muita gente humaniza o cão e quer projetar nele os próprios comportamentos.

Pode ser ótimo para você tomar banho todo dia. Mas para o cão isso é extremamente prejudicial. Um banho a cada 15 dias, algumas vezes um por semana pode ser bom. No verão você pode dar um banho semanal.

Claro que vai depender de cada caso, alguns cães ficam no quintal e se sujam mais. Outros moram em apartamento e se sujam menos. Mesmo assim, é bom não exagerar.

Leia também o nosso artigo sobre comunicação canina e saiba como se comunicar com seu cão

Escolha dos produtos

Outro problema de tutores que costumam humanizar os cães é a escolha de produtos. Além de muitas vezes escolherem produtos desnecessários. Também acabam usando produtos para humanos.

Como já falamos, a pele dos cães é muito mais frágil que a dos humanos. Então se você está querendo usar o seu shampoo no cão, é bom parar com essa ideia. Isso pode desencadear uma dermatite séria no peludo.

Compre shampoos ou sabonetes específicos para uso canino. Cães mais peludos podem se dar melhor com shampoo mesmo. E existem alguns específicos para o tipo de pelo de cada cão.

Não precisa usar condicionadores, perfumes e outros produtos como se fossem os seus cabelos. Além de não precisar de nada disso, usar exageradamente tantos produtos pode causar também uma alergia ao peludo.

Aproveite para ler nosso artigo sobre pelagem dos cães, tipos e cuidados especiais

Escove os dentes

Os cães precisam escovar os dentes sim. Pode parecer frescura querer escovar os dentes do cão. Mas não é. A saúde bucal canina é muito importante.

Os cães desenvolvem doenças bucais tanto quanto a gente. O tártaro também é uma doença que é muito recorrente nos cães e é mais complicada de tratar.

Afinal fazer limpeza bucal em humanos já é difícil, os cães jamais ficariam paradinhos durante uma limpeza. Por isso precisam ser anestesiados quando é descoberto o tártaro. Isso por que se a situação avançar pode causar infecções sérias e até levar a perda de dentes.

Então se você quer seu peludinho saudável e feliz insira a escova de dentes no cotidiano dele. Pode ser uma vez por semana, pelo menos. Se ele ainda é filhote, fica ainda mais fácil introduzir esse novo cuidado.

Escovação dos pelos

higiene canina

Escovar os pelos do cão é algo indispensável para algumas raças. Mas para algumas outras fazer a escovação dos pelos pode parecer dispensável. Acontece que escovar os pelos do seu cão, mesmo que ele tenha pelo curto, pode ajudar a reduzir os pelos caídos pela casa.

Pois você já vai estar retirando ele na escovação. Além disso pode reduzir aquele odor forte característico nos cães. Determinadas raças precisam dessa escovação para não embaraçar os pelos.

Então independente do tipo de pelo do seu cãozinho. Não deixe de usar uma escovinha que seja característica para essa ocasião. Nada de usar a mesma que você usa.

Limpeza após passeio

Cachorro não usa sapato e geralmente as pessoas tiram os sapatos em casa e querem tudo limpinho. Acontece que o cachorro passeia e suja as patinhas. Às vezes ele deita pra descansar um pouquinho e suja a barriga.

Usar lencinhos umedecidos para limpar as patinhas e outra região que costuma ficar suja do cão, pode ser o melhor.  Nada de ficar dando banho depois de todos os passeios. Isso é ruim para a higiene canina.

Isso pode ser feito eventualmente quando você resolve dar um passeio no parque e deixa ele se sujar mais. Além disso, é bom programar esses passeios para quando já está na hora de dar banho, aí é só voltar pra casa e dar banho no peludo.

No cotidiano o ideal mesmo é só limpar as patinhas e outro local que suje muito como a cauda. Nada de exagerar. Só o lencinho umedecido é mais que suficiente.

Limpeza das orelhas

A limpeza das orelhas é uma das dicas de higiene canina mais simples e que muita gente esquece. Não vale só limpar as orelhas no banho. Muitas vezes suja bem mais durante a semana.

E aí vale dar uma olhadinha ocasionalmente e se estiver muito sujo fazer uma limpeza básica. Nada de enfiar o dedo no fundo do ouvido do cão. Isso pode causar um problema.

Passe o algodão ou gaze nas orelhas e limpando o ouvidinho com delicadeza. Não pressione nem aperte. Também é um ótimo momento para checar se está com algum parasita. Carrapatos adoram se alojar nos ouvidos, fique de olho.

Higiene da casa

Por fim a higiene canina também envolve a limpeza da casa. Muitas vezes aquele odor que você sente nem está no peludo, mas na casa. Se esse cheiro te incomoda é bom investir em uma boa limpeza do ambiente.

Dar aquela varrida no meio da semana vai reduzir os pelos. Também é legal investir em produtos de limpeza que sejam mais voltados para ambientes com cães. Eles ajudam bastante a reduzir o odor que incomoda alguns.

Existe uma opção de aromatizador caseiro que elimina os odores e é bem prático e barato:

200 ml de álcool 70º

200 ml de água

50 ml de amaciante

50 ml de vinagre de álcool (ou outro vinagre branco)

Coloque tudo dentro de um borrifador e use em toda casa. Pode ser usado em tapetes, cortinas, sofás, e até na cama do cachorro e nas suas roupas. Como aqui em casa é piso frio, depois da limpeza eu passo essa mistura no chão com um pano seco e fica show!

A limpeza além de melhorar sua qualidade de vida também melhora a do peludo. Afinal 95% dos parasitas na verdade se alojam no ambiente e não no cão. Por isso ter esse cuidado é mais do que um ato de amor ao seu peludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *