O termo gatolescência vem ganhando muito mais espaço entre os gateiros. Isso por que em determinado momento da vida do gato ele vai ter mudanças que vão lembrar bastante a adolescência humana.
Por isso confira mais nesse artigo sobre a chamada gatolescência. Saiba o que é isso, como os gatos agem nesse período, quais as mudanças. E principalmente, entenda o que você pode fazer para lidar com essa situação.
Conteúdo
O que é Gatolescência?
O termo gatolescência, que vem ganhando fama entre os gateiros. É um termo para representar as mudanças que os gatos passam em determinado momento da vida. Assim como os humanos, os gatos tem um espaço entre filhotes e adultos. Nessa fase eles começam a mudar e apresentam comportamentos diferentes.
Mas os cães passam por isso também? Quem tem cão e gato sempre percebe maiores mudanças no gato. Cães e gatos são diferentes. Porém eles também passam por mudanças.
As fases da vida do gato
Os gatinhos que tanto amamos, apresentam quatro grandes etapas da vida. Embora tenham subetapas quando filhotes. No geral são quatro etapas ao logo da vida. Aqui você confere quais as fases da vida dos gatos para entender melhor a gatolescência.
- Filhote
A etapa da vida em que são mais fofinhos. São bem frágeis no início da vida deles. Também são muito carinhosos e brincalhões. Além de serem muito mais divertidos por serem um pouco desengonçados. Essa etapa dura mais ou menos até completar o primeiro ano de vida.
- Jovem
Entre 1 e 3 anos de vida o gatinho está em sua juventude. É nesse período que se aplica o termo gatolescência. Os gatos começam a aprender que conseguem subir em lugares mais altos. Também é quando as fêmeas entram no cio e os gatos no geral tendem a começar tentar sair de casa.
Por isso o ideal é castrar seu gato, seja macho ou fêmea, aos 6 meses de idade, antes do primeiro cio. O veterinário pode orientar você sobre os cuidados necessários.
Saiba mais nesse artigo sobre os Benefícios da Castração
Eles também podem ficar mais agitados e alguns desenvolvem agressividade se não receberem os cuidados adequados. Nessa fase os gatinhos estão recebendo uma injeção de hormônios assim como os humanos. E muitos notam que seus gatos realmente apresentam comportamentos diferentes.
- Adulto
O gatinho adulto é o que está com 3 anos ou mais, ele já tem uma personalidade formada. E no geral como ele vai agir em relação as pessoas e ao tutor vai depender das experiências dele nas duas fases anteriores.
- Idoso
Gatos com mais de 8 anos são considerados idosos. Nessa fase a saúde e bem-estar do gatinho vai depender muito dos cuidados que recebeu até esse momento na vida. Gatos no geral dormem bastante, mas quando idosos eles dormem ainda mais e ficam bem menos ativos.
Aproveite para ler também nosso artigo sobre cuidados com gatos idosos
Quais as mudanças
Como falamos, as mudanças que acontecem na juventude do gatinho, ou gatolescência, como tem ficado conhecido. São mudanças hormonais que levam os gatos a mudar de comportamento. É nessa fase que eles começam a aprender como subir em lugares mais saltos e dar maiores saltos.
Também ficam mais ousados e temperamentais. Podem sim não querer muito carinho, pois ficam mais agitados. Tentam sair mais de casa, independente de ser macho ou fêmea. Nessa fase começa o cio e podem acontecer as ninhadas indesejadas.
O que você deve fazer
Indica-se que por toda a vida do gatinho, isto é, se você está com ele desde filhote. Que sempre seja carinhoso e gentil com o peludo. Eles vão ficar mais próximos de quem se sentem bem. Por isso nada como uns carinhos que sejam tranquilos.
Também se indica que tenha brinquedos e local adequados para o gato. Ou seja, é ideal eu sua casa seja bem equipada com arranhadores, escaladores e muitos brinquedos. Para que o seu gato consiga gastar toda essa energia que vem com essa fase.
Provavelmente você não vai querer nada quebrado, então o melhor a fazer é evitar decorações e objetos de quebrar. Principalmente no alto. Os gatos tem mania de derrubar essas coisas, além de que nessa fase estão aprendendo a fazer todo aquele malabarismo.
Por isso é bom manter coisas quebráveis longe do acesso do gato, como em um cômodo que ele não tenha acesso. Pois vai garantir tanto a segurança do bichinho, como a das pessoas da casa e uma dor de cabeça a menos para você.
Um ótimo conselho é respeitar o espaço do felino. Seja carinhoso sim, mas nada de forçar um carinho ou coloca-lo no colo. Nessa fase eles podem começar a rejeitar um pouco essas atitudes. Se você o fizer sentir encurralado, ele só vai se afastar mais do seu convívio.
Quais os cuidados indicados
Além de ter todos os cuidados com a casa e a saúde do seu gatinho. Levando ele a visitas regulares no veterinário e dando muito amor ao seu peludo. Também indicamos a castração. Para evitar problemas como agressividade por conta dos hormônios, ou seja, relacionado ao territorialismo. Além de outras coisas, como tentar fugir para encontrar um par e também acabar arranjando brigas com outros gatos.
Indicamos o uso de telas protetoras nas janelas da casa. Com esses cuidados você evita que o seu gatinho possa fugir, passar por algum acidente, se perder ou até mesmo adquirir uma doença grave.
Aproveite para ler também nosso artigo sobre cuidados no verão com cães e gatos
Dica
Nossa dica mais valiosa é que você deve conhecer e respeitar seu gato. Muitos animais, inclusive gatos, possuem uma personalidade forte, mas ainda assim são carinhosos e amam seus donos a maneira deles.
Então conheça seu felino. Saiba o que ele gosta ou não, e aprenda a respeitar o espaço dele. Para eu ele se sinta sempre confortável. Assim vocês vão conseguir passar por esse período da gatolescência de forma muito mais tranquila.
Chegou a hora de aceitar que seu gatinho está crescendo, ele já é mais independente agora. E não vai mais precisar de tantos cuidados constantes como quando era filhote. É melhor aceitar e aproveitar cada fase da melhor maneira possível.