Se você tem gato já teve ter se perguntado sobre sinais de dores em gato. Afinal esses animais são extremamente sutis e reservados, principalmente quando o assunto é dor. Eles não costumam dar sinais claros logo de cara. Ou às vezes, você só não entende o sinal.
É por isso que nesse artigo vamos esclarecer sobre sinais de dores em gatos. Assim você consegue distinguir se o seu peludo está com algum problema. Descobrir uma dor cedo pode ser a peça chave para uma boa recuperação se o seu peludo estiver doente.
Conteúdo
Fazer as necessidades fora da caixa
Muitos tutores associam essa atitude ao fato do gato tentar punir o dono. Achando que o felino está castigando o tutor por algum motivo. Mas na verdade pode ser um sinal de dor. Se o bichano estiver com dores no corpo ele pode não conseguir ir até a caixinha de areia, preferindo fazer fora para preservar seu corpo.
É bom dar uma olhada no seu gatinho antes de sair julgando e até brigar com ele. Tente tocar no gatinho, ele provavelmente vai manifestar dor se esse for o problema. Toque com cuidado estômago, patas e dorso.
Caso ele dê sinais de dor, se contorcendo, fugindo do toque ou até vocalizando. É bom procurar o veterinário. Com os exames adequados será possível diagnosticar a origem da dor.
Observe também se o gato está fazendo as necessidades, as vezes as bolas de pelo podem causar prisão de ventre, isso causa dor, incomodo e pode até levar a morte se não for tratada com rapidez.
Brincar ou escalar menos
Entre os sinais de dores em gatos também está o de se movimentar menos. Acontece que os gatos dormem sim por muito tempo. Mas quando acordados eles gostam bastante de brincar, pular, escalar e arranhar.
Se o seu gatinho está reduzindo excessivamente seus momentos de atividade, é bom ficar atento. Veja se ele está dormindo mais e até se escondendo. Esse pode ser um sinal de que algo está errado com ele. E ele pode estar precisando da sua ajuda.
Leia também o nosso artigo sobre cuidados especiais e mudanças quando os gatos ficam idosos
Reduzir a higienização
A higienização dos felinos requer aquela flexibilidade que a gente tanto inveja deles. Mas os gatinhos costumam se higienizar menos na fase idosa justamente por conta das dores. Se o seu pet é adulto ou jovem e você notou que ele está se higienizando menos isso pode ser um dos sinais de dores em gatos.
É bom estar atento também aos outros sinais da lista. Geralmente os sinais vem sim acompanhados. Então se ele está com alguma dor provavelmente também vai brincar menos. Fique de olho e tente estar atento a mudanças.
Posições que diminuem a dor
Existem algumas posições que diminuem a dor. E isso pode acontecer com qualquer espécie. Nós normalmente tendemos a deitar encolhidos quando sentimos dores no estômago. O mesmo pode acontecer com os gatos.
Eles também podem deitar esticando as patinhas para amenizar alguma dor. Então se o seu gato passa muito tempo na mesma posição, é bom dar uma averiguada se ele não está dando outros sinais de dores. O que possa indicar que de fato algo está errado com ele. Assim você poderá ajudar o peludo o quanto antes.
Salivação
Os gatos podem ter algum problema de digestão, e a salivação excessiva pode ser um indicativo disso. Se o gatinho estiver salivando em excesso e você notar que ele também não está se alimentando muito bem. Isso pode ser um sinal claro de dor.
O gatinho pode também se mostrar incomodado e caminhando demais. Tentar comer e não conseguir enquanto saliva significa que é hora de leva-lo urgentemente ao veterinário e verificar a situação.
Muitos miados
Um gato que está miando demais pode estar com dois problemas. Uma dor emocional ou uma dor física. Se o gatinho perdeu alguém recentemente, como um outro pet da família ou uma pessoa da família ou o tutor, esse pode ser um sinal de dor emocional e pode significar a entrada do felino em um processo depressivo.
Não é frescura, e como buscamos o bem-estar dos nossos animais, se preocupar com seu bem-estar emocional é fundamental. Se ele estiver com esse problema dê um tempo ao felino, mas também busque estabelecer uma ligação afetiva com o peludo para que ele venha a se sentir melhor.
Se não há indícios de uma dor emocional, então pode sim ser físico. E o gatinho está vocalizando por se sentir incomodado. Nesse caso é uma boa ideia procurar o veterinário o mais rápido possível. Os miados podem parecer normais, mas também podem ser mais agudos.
Leia também nosso artigo sobre Gatolescência, saiba o que é e como lidar com isso
Agressividade
A agressividade ao se sentir mal e com dor não é novidade no mundo animal. Muitos podem tentar se defender, já que instintivamente estar vulnerável significa ser presa fácil. Os gatinhos são muito ligados a seus instintos e podem apresentar agressividade para se defender.
Se isso está acontecendo é bom leva-lo até o veterinário com urgência. Use luvas grossas se achar necessário e uma caixa de transporte adequada. O veterinário vai sedar o seu peludo se necessário para averiguar o que está errado com ele.
Conheça seu gato
Sempre falamos aqui sobre conhecer o seu animal de estimação. Os gatos são animais maravilhosos e merecem a melhor qualidade de vida que o seu tutor puder oferecer.
Os gatos quando conquistados podem criar ligações afetivas muito fortes de carinho e amor com seu humano. Então é importante que você conheça seu gato. Assim será muito mais fácil e eficaz reconhecer sinais de dores no gatinho.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 dicas para fazer seu gato amar você
É bom lembrar que tanto a dor física quanto a emocional são extremamente importantes. Não deixe de proporcionar a melhor vida para o seu felino. Com tranquilidade, saúde e diversão.
Link permanente
Tenho 10 gatas castrada amo sou apaixonada faço que for preciso por elas.Tenho medo de doença mas entrego mas mãos e Deus.dizem que sou louca.que não tenho juízo.na prefiro conviver com eles.mesmo com tantas convesas vossas.percebi tudo nelas
.se estão triste queta de mais. Observo sim cada detalhe bj
Link permanente
Que legal! Parabéns pela dedicação! Seja muito feliz!