Muitos tutores reclamam e se preocupam com a queda de pelo em cachorro.
Alguns cães realmente perdem muito pelo e, apesar da troca de pelagem ser um processo natural, a perda excessiva pode ser sinal de que algo não vai bem na saúde do seu cão, ou até mesmo a manifestação de alguma doença.
Para entender melhor quando a perda de pelo é ou não normal e ainda aprender dicas para minimizar este problema, leia este post que preparamos para você. Confira!
A queda de pelo em cachorro é normal?
Sim. A perda de pelo é um processo natural na vida dos cães e está relacionada com a troca de pelagem.
Essas trocas sazonais ocorrem em dois períodos do ano, quando a queda de pelo é mais acentuada. Uma ocorre no outono, quando o pelo é substituído por fios mais grossos para enfrentar o frio do inverno; e a outra na primavera, quando os pelos grossos são substituídos por uma pelagem mais fina, para suportar melhor o calor do verão.
Mas se você sente que o seu cão perde pelo o ano inteiro, não se preocupe, isso tem uma explicação.
Isso acontece porque no Brasil as estações do ano não são bem definidas, o que faz com que os nossos cães percam pelo o ano todo, mas de forma mais intensa entre os meses de abril e maio, e depois, setembro e outubro.
No entanto, em alguns casos, a perda de pelo pode ser causada por doenças e alergias. Veja a seguir quando a queda de pelo em cachorro é considerada anormal e suas principais causas.
Quando a queda de pelo é anormal?
Quando a perda de pelo é por troca sazonal, ela ocorre de forma saudável, contínua e uniforme, com o pelo antigo caindo e o novo crescendo no lugar.
Já quando é causada por outros fatores, a queda costuma vir acompanhada por outros sinais, como:
- Falhas no pelo de forma localizada ou generalizada;
- Vermelhidão e inchaço;
- Coceira;
- Feridas e manchas;
- Pelo seco e quebradiço.
Além disso, diversos fatores podem contribuir para a perda anormal de pelos. Veja as principais causas:
- Presença de parasitas (como pulgas e carrapatos);
- Infecções fúngicas e bacterianas;
- Estresse;
- Dietas inadequadas;
- Alergias causadas por alimentação, medicamentos, produtos de higiene e banho e produtos de limpeza do ambiente;
- Sarna;
- Queimaduras de sol.
Uma das opções utilizadas para auxiliar a saúde da pelagem e pele é o shampoo Cloresten que controla infecções causadas por fungos e bactérias e é indicado para cães e gatos.
Algumas condições e doenças também causam a queda de pelo em cachorro, entre elas:
- Gravidez;
- Doenças hepáticas, renais e relacionadas à tireoide;
- Doenças imunológicas;
- Câncer.
Nestes casos é essencial levar o seu cão ao veterinário para o correto diagnóstico e tratamento.
Dicas para minimizar a queda de pelo em cães
É fato que a queda de pelo em cachorro pode ser um transtorno para tutores, em especial, de pets que ficam dentro de casa.
Entretanto, existem algumas dicas que ajudam a minimizar o problema. Veja a seguir:
- Alimente o seu cachorro com rações de boa qualidade, da linha Premium ou Super Premium. Caso opte pela alimentação natural, siga a orientação de um nutricionista veterinário;
- Escove o pelo do seu cachorro regularmente com uma escova apropriada. Assim você remove os pelos antes de eles caírem no chão e se espalharem para a casa;
- Faça o controle de parasitas com o uso de medicamentos, uma das melhores opções para combater pulgas e carrapatos é o Antipulgas e Carrapatos Bravecto
- Acerte na frequência do banho. Banhos demais podem deixar a pele do seu cão seca e piorar o problema. Já banho de menos não remove os pelos mortos. Sem contar que a sujeira favorece a coceira e o aparecimento de pulgas e outros parasitas.
- Use produtos específicos para a higiene de pets. Inclusive, existem shampoos e sabonetes próprios para reduzir a queda de pelos. Consulte o seu veterinário.
Por fim, uma dica final: brinque, passeie e dê atenção e carinho para o seu cão. Um dos principais fatores de queda excessiva de pelo é o estresse ocasionado pela ansiedade, tédio e sedentarismo, principalmente em cães que ficam muito tempo sozinhos.
E lembre-se: se a queda de pelo em cachorro vier acompanhada de qualquer anormalidade na sua pele, consulte imediatamente um veterinário.